Aprenda a limpar calha com dicas práticas e eficientes para evitar entupimentos

A calha é um tipo de encanamento que fica alocada no telhado e tem como principal finalidade escoar a água das chuvas, conduzindo-a para tubos de queda, descarga ou reservatórios de aproveitamento. Isso ajuda na conservação da pintura da casa e evita vazamentos, infiltrações, mofos, rachaduras, goteiras, mau cheiro e outros fatores. É por isso que fazer a limpeza regular da calha é fundamental!
Devido à exposição na área externa do imóvel, é comum que, ao longo do ano, as calhas se encham de folhas, plantas, galhos, insetos, poeira e outros resíduos urbanos, que podem resultar em acúmulos sob o telhado, bloqueando a passagem da água e prejudicando o funcionamento adequado do cano.
Leia mais
Por ser uma região de difícil alcance, a limpeza das calhas acaba sendo negligenciada nas tarefas domésticas — mas isso não deve ser uma desculpa.
Em primeiro lugar, é importante garantir a segurança. Evite realizar a tarefa em dias de chuva ou em condições de tempo úmido, pois a água pode tornar a superfície escorregadia, aumentando o risco de quedas e acidentes. Além disso, a chuva pode dificultar a visibilidade e reduzir a eficácia da higienização.
Uma calha higienizada recolhe da maneira correta a água da chuva que escorre sobre o telhado e evita problemas de umidade excessiva
Freepik/lifeforstock/Creative Commons
A frequência ideal depende do clima e da região. No entanto, é válido realizar a inspeção após grandes chuvas ou tempestades, mesmo que esteja fora do cronograma.
“O ideal é limpar pelo menos duas vezes por ano. Uma no outono, depois da queda de folhas, e outra no fim do verão, antes do período de chuvas intensas. Em casas com muitas árvores por perto, a frequência deve ser maior, até a cada três meses”, diz a engenheira Flávia Ferrari.
Ter a calha de casa entupida pode causar danos ao telhado, incluindo vazamentos e infiltrações
Pexels/Adrien Olichon/Creative Commons
Antes de começar, espalhe uma lona embaixo da área para proteger o gramado e paisagismo. Outros materiais necessários são:
Escada estável: deve ter altura suficiente para alcançar o telhado.
Luvas: protegem contra sujeira, objetos cortantes e animais.
Óculos de proteção: evita que os detritos caiam nos olhos.
Balde ou saco de lixo: para coletar folhas e galhos.
Pá de mão ou espátula: para retirar resíduos sem danificar a calha.
Mangueira com jato forte: para enxaguar e verificar se há obstruções nos dutos.
Em seguida, posicione a escada perto do telhado, mas não a apoie na calha, pois pode causar danos à estrutura. A recomendação é ter outra pessoa por perto para segurar a escada enquanto a outra faz a limpeza.
Após acessar o telhado, remova galhos, folhas e outras sujeiras, depositando-as em um saco de lixo ou balde.
Por fim, enxágue a calha com uma mangueira para desobstruir qualquer indício de entupimento.
O acúmulo de sujeiras pode resultar em problemas estruturais e permanentes na residência
Freepik/wirestock/Creative Commons
⁠Como lidar com calhas muito danificadas?
O primeiro ponto é avaliar o tipo de dano. “A ferrugem superficial apresenta manchas pequenas que ainda não perfuraram o metal. Ferrugem profunda ou furos comprometem a estrutura e exigem reparo ou substituição. Deformações ou rachaduras podem causar vazamentos, ou desvio do fluxo da água”, diz Francielen Choenstat, especialista em limpeza.
Para ferrugem leve, a recomendação é lixar a área afetada com lixa metálica ou escova de aço. Depois, limpe com pano úmido e deixe secar bem. Para finalizar, aplique primer anticorrosivo e uma tinta esmalte para metais, cuja finalidade é proteger e prolongar a vida útil do item.
Ao manter as calhas limpas, o lar permanece seguro e livre de danos
Pexels/Erik Karits/Creative Commons
Sobre a presença de ferrugem profunda ou furos, Franciele pontua: “Use massa selante para calhas para vedar pequenos buracos. Substitua trechos comprometidos se o dano for extenso. Não vale a pena remendar calhas muito corroídas”. No último caso, a peça deve ser trocada ou reforçada com suportes metálicos.
“Instale telas protetoras que barram folhas e galhos. Faça a poda regular das árvores próximas ao telhado e inclua a calha no cronograma de manutenção da casa”, ela completa.
Quais produtos de limpeza ou soluções caseiras podem ser aplicados?
Use desengraxantes biodegradáveis para remover sujeira pesada, lama ou gordura acumulada. Alguns limpa-telhas multiúso também funcionam, especialmente os que combatem fungos e mofo. Por fim, aplique selantes e anticorrosivos após a limpeza, para proteger contra ferrugem e infiltrações.
A condição climática influencia no resultado da higienização da calha
Freepik/schantalao/Creative Commons
Já nos itens caseiros, o sabão neutro serve como ajudante para uma higienização inicial. Uma mistura de vinagre branco com água, na proporção 1:1, ajuda a prevenir mofo e sujeiras leves.
No caso de manchas escuras e lodo, polvilhe bicarbonato de sódio na região da calha. É importante evitar itens abrasivos ou ácidos, pois eles aceleram a corrosão.
Em que momento é válido considerar o serviço profissional?
Imóveis com dois ou mais andares exigem equipamentos específicos para a limpeza. Além disso, os riscos de acidentes aumentam se a pessoa não tem os equipamentos adequados ou não se sente preparado para o procedimento.
Leia mais
O diagnóstico técnico também pode ser necessário caso a calha apresente ferrugem profunda, rachaduras ou infiltrações, bem como a presença de ninhos de animais, como pássaros, pombos, insetos e ratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima