Aquecedor elétrico: os principais tipos e cuidados no uso

Nem sempre os cobertores são suficientes para amenizar as temperaturas nos dias mais frios e, assim, muitas pessoas procuram por aquecedores elétricos para deixar a casa mais quente e aconchegante. Só para ter ideia, no primeiro semestre de 2025, o produto foi alvo de 630 mil pesquisas no Google, um aumento de 645% em comparação com o período do ano anterior, segundo um levantamento da Bulbe Energia.
Leia mais
Se você adquiriu um aquecedor, é importante saber como usá-lo da melhor forma para garantir a segurança doméstica, bem como a vida útil do produto. Ou então, se está pensando em comprar um, é preciso conhecer os principais modelos. A seguir, confira dicas!
Tipos de aquecedores elétricos
Aquecedor a óleo: esquenta o ambiente gradualmente e é silencioso, ideal para sala e quartos. Costuma ter preço elevado e mobilidade limitada devido ao peso.
Aquecedor cerâmico: libera o calor aos poucos e é recomendado para quem tem crianças ou pets, por ser uma alternativa com ótimo custo-benefício e focada em segurança.
Halógeno: concentra o calor em pessoas e objetos à sua frente, aquecendo por irradiação direta, sendo uma solução para uso individual e localizado.
Termoventilador: opção geralmente mais leve e barata, ideal para quem deseja aquecimento rápido. A contrapartida é que gera mais ruídos.
Medidas de segurança com aquecedores elétricos dentro de casa
O uso inadequado do aparelho pode resultar em acidentes e sobrecarga na rede elétrica. Portanto, antes de comprá-lo, certifique-se de que a voltagem e a potência sejam compatíveis com a sua casa e verifique se há a necessidade de manutenção na fiação e instalação de tomadas ou disjuntores.
Opte por equipamentos certificados e siga sempre as orientações do fabricante. Além disso, realize inspeções periódicas para garantir o bom funcionamento e a qualidade do item, que deve ser mantido longe de cortinas, cobertores e outros objetos inflamáveis.
Consulte um profissional qualificado para garantir a segurança da sua instalação elétrica antes de comprar um aquecedor
Freepik/Creative Commons
“Veja se a potência do equipamento não é maior do que a capacidade da instalação elétrica, para que ele não sobrecarregue e possa, inclusive, gerar um princípio de incêndio”, afirma Edson Martinho, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, fundador e atual diretor-executivo da Abracopel e presidente da Associação Brasileira de Profissionais Eletricistas e Eletrônicos (Abrapeel).
Devido à alta potência do aparelho, não é indicado ligá-lo em extensões ou na mesma tomada onde há outros produtos conectados, a fim de evitar a sobrecarga na fiação elétrica.
Para obter o conforto térmico de forma segura com o aquecedor, verifique a capacidade do disjuntor e a qualidade da fiação elétrica
Freepik/Creative Commons
O aquecedor pode permanecer ligado durante a noite, contanto que sejam respeitados os cuidados adequados na instalação elétrica. Em casos de manutenção, a recomendação é que seja feita por um profissional habilitado.
Leia mais
Jamais bloqueie as entradas ou saídas de ar do equipamento e realize uma limpeza regular para eliminar a poeira e demais detritos que obstruem o fluxo de ar. Por fim, evite o uso por tempo prolongado e desligue-o ao sair do ambiente, priorizando a função do timer.
O uso inadequado do aquecedor e a falta de inspeção podem causar sobrecarga na instalação elétrica e, posteriormente, o princípio de incêndio e o aquecimento do sistema
Freepik/Creative Commons
“Não é adequado fazer a instalação de aquecedores em locais úmidos. Apesar das pessoas usarem muito no banheiro por conta da temperatura, lembre-se que eletricidade e água não combinam. E quando está muito quente, quando você sair para um lugar mais frio, há o choque térmico”, aponta Edson.
Os principais sinais para a substituição do aparelho são: super aquecimento, fios com a tomada quebrada e com indícios de derretimento, partes danificadas e peças quebradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima