Arandelas redondas: 13 inspirações que deixam qualquer ambiente mais sofisticado

A arandela é um tipo de luminária versátil, capaz de oferecer luz de apoio, difusa ou direcionada. Por ser fixada na parede, é ideal para ambientes pequenos, visto que não compromete o espaço de circulação nem ocupa superfícies como mesas. Além disso, é uma excelente escolha para criar a atmosfera acolhedora em cômodos maiores.
Sobre a cama, arandela redonda da Força Carioca. Objetos decorativos da Casa Ocre
Lília Mendel/Divulgação | Projeto do escritório Cité Arquitetura
Os modelos redondos oferecem dose extra de conforto graças a seu formato esférico, que confere luz difusa, ou seja, uma iluminação suave e uniforme, sem sombras. Ainda, o formato orgânico remete à natureza e combina com diversos estilos de decoração.
“Enxergo o uso de arandelas além da funcionalidade. Quando bem usadas, são um recurso de composição super interessante. As redondas são uma ótima solução para trazer iluminação com sutileza, tirando o aspecto rígido de arandelas tradicionais”, afirma a arquiteta Thaís Monfré, do escritório Studio Monfré Arquitetura.
Neste dormitório, a arandela da Interpam oferece luz difusa nos momentos de descanso
Paola y Renato/Divulgação | Projeto da arquiteta Gabriella Machado
Por ser fixada na parede, a arandela pode ser utilizada em ambientes internos — quartos, cozinhas, salas, banheiros e corredores — ou externos, como fachadas, varandas e jardins.
Leia mais
“Para escolher o melhor modelo, é preciso entender a intenção dessa luz. E pensando na composição do seu espaço, ela precisa ter proporção adequada e que se encaixe com os demais elementos. Pode ser discreta, mas também pode ganhar destaque de forma isolada na parede”, fala a arquiteta.
No painel desta varanda, arandela da Dimlux e quadro da Urban Arts. A pequena luminária redonda é ideal para criar cenas aconchegantes
Luiza Schreier/Divulgação | Projeto do arquiteto Leandro Neves
Ainda segundo Thaís, as arandelas com iluminação indireta, do tipo eclipse, são um bom recurso para um efeito mais decorativo e destaque de texturas. “Podem ser aplicadas em halls de entrada e corredores, destacando percursos e acessos, além de funcionarem como iluminação suave na sala ou indireta ao lado da cama”, ela diz.
A arquiteta Gabriela Dal Secco, do escritório Piúna Arquitetura, também recomenda o uso dos modelos redondos. “É uma ótima opção para banheiros, pois emite luz difusa, bem no sentido do usuário da pia. Não ofusca a visão e proporciona boa incidência para quem se olha no espelho”, ela coloca.
Nesta área social, a arandela redonda da Reka adiciona um ponto de cor sobre o painel branco
Maura Mello/Divulgação | Projeto do escritório Estúdio Minke
Mais ideias para usar arandelas redondas em projetos de decoração de interiores
Com ar vintage, o banheiro recebeu arandela redonda para incrementar o toque de suavidade
Monica Assan/Divulgação
A arandela redonda é uma solução prática para banheiros pequenos, complementando a iluminação central. Com seu ponto de luz indireta, cria uma atmosfera mais acolhedora e agradável no ambiente. Projeto do Studio Monfré.
Uma boa ideia é colocar a arandela sobre a mesa de cabeceira. Nesta foto, arandela modelo Sole Esfera, da Metaldomado, na Inspire Home
Ana Medina/Divulgação | Produção: José Leonardo Afonso/Divulgação
O abajur costuma ocupar grande parte da mesa de cabeceira. Em dormitórios compactos, uma alternativa prática é substituí-lo por uma arandela, como neste quarto projetado pelo Studio Due.
Na parede do corredor, a arandela da Reka garante aconchego e praticidade
Leila Viegas/Divulgação
Neste corredor, projetado pelo escritório Casa Terra, a arandela redonda proporciona iluminação indireta. Ao ser acesa, sua luz se direciona para a parede, refletindo-se e espalhando-se suavemente pela área de passagem.
A madeira cumaru natural marca o hall de entrada com lâminas nas paredes, no teto e no piso em taco palito. Sobre o aparador desenhado pelo escritório, arandela da Reka
Julia Novoa/Divulgação | Projeto do escritório Entre Studio Arquitetura
Neste hall de entrada, revestido com lâminas de madeira, a arandela redonda preta se destaca e harmoniza com o estilo da decoração. Além de compor o ambiente, oferece um ponto de luz indireta sobre a parede e o aparador. Projeto assinado pelo escritório Entre Studio Arquitetura.
Neste banheiro, a arandela Samba, da Bella Iluminação, otimiza momentos de maquiagem e cuidados com a pele
Ver.so Duo/Divulgação | Projeto do escritório Blasco Arquitetura
Com corpo em formato de esfera, este modelo de arandela proporciona uma luz difusa que evita sombras, ideal para momentos de maquiagem ou cuidados com a pele. Projeto assinado pelo escritório Blasco Arquitetura.
O arranjo com flores secas dá um toque rústico ao ambiente. A pequena arandela, adquirida na Shopee, foi instalada diretamente no painel de MDF. Roupa de cama da Karsten
Rafael Ribeiro/Divulgação | Projeto: Studio di Giácomo
Instalada diretamente na cabeceira, a arandela redonda deixa a mesa lateral livre e oferece uma luz difusa que é ótima para leitura, sem ofuscar ou criar sombras. Projeto do Studio di Giácomo.
Leia mais
“As arandelas com iluminação difusa, normalmente acompanhadas de um globo de vidro leitoso, podem ser opções para ambientes onde precisamos executar tarefas. Duas arandelas em cada lado de um espelho, por exemplo, proporcionam uma luz ótima para o rosto. Também pode ser instalada em lavabos ou acima de bancadas de trabalho, ou estudo, como iluminação complementar e mais próxima da superfície”, sugere a arquiteta Thaís.
A pequena arandela redonda fornecida pela All Lux preserva o estilo minimalista do ambiente
Manuel Sá/Divulgação | Projeto do escritório Piúna Arquitetura, da arquiteta Gabriela Dal Secco
Além de iluminar o lavabo de forma indireta, o modelo de arandela escolhido adiciona um toque sóbrio e elegante. Projeto do escritório Piúna Arquitetura, da arquiteta Gabriela Dal Secco.
O cantinho recebeu arandela Corda, de Wentz Design, para otimizar momentos de leitura ou descanso
Fran Parente/Divulgação | Projeto do escritório Interni Arquitetura
A arandela Corda, assinada pelo designer Guilherme Wentz, passa a sensação de leveza que combina com o restante da decoração deste quarto, com projeto do escritório Interni Arquitetura.
A arandela redonda da Boomban dá o toque final de charme ao lavabo
Gisele Rampazzo/Divulgação | Projeto das arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna
Neste lavabo, a arandela redonda dialoga com a moldura do espelho tanto no formato quanto na cor, criando a sensação de uniformidade visual no ambiente. Projeto assinado pelas arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima