Armadilha de cerveja realmente funciona contra lesmas e caracóis no jardim? Saiba mais

Prática, barata e funcional, a “ferramenta” caseira auxilia no controle desses bichos nas plantas No jardim, é comum encontrar lesmas e caracóis rastejando pela terra. Apesar de pequenos, esses animais são, muitas vezes, prejudiciais para as plantas, pois são considerados “herbívoros vorazes” e se alimentam das partes mais ternas da vegetação, afetando o seu desenvolvimento. Uma solução caseira é a armadilha de cerveja, que atrai os moluscos para a bebida e os afasta. Mas será que realmente funciona?
Leia mais
Efeitos das lesmas e dos caracóis no jardim
As lesmas e os caracóis são moluscos gastrópodes e se alimentam de plantas, prejudicando as espécies vegetais fisicamente. Eles raspam e consomem as plantas, gerando perfurações e rasgos em folhas, brotos e flores, gerando o desfolhamento de mudas jovens e até ataques às raízes expostas e frutos em desenvolvimento.
Lesmas e caracóis são animais herbívoros e consomem as plantas do jardim
Freepik/Creative Commons
“Também geram redução do vigor e da produtividade. Plantas atacadas frequentemente têm seu metabolismo prejudicado, com menor capacidade de fotossíntese, o que compromete o seu crescimento e a floração”, explica Jhonatan Gonçalves, engenheiro-agrônomo e produtor de conteúdo. Isso é negativo, especialmente, em hortas.
Ainda, estes animais deixam um rasto de muco que pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias patogênicas. Em ambientes urbanos, alguns desses bichos podem atuar como hospedeiros de parasitos perigosos, comprometendo a segurança e sanidade da vegetação e dos seres humanos.
O rasto de muco deixado por lesmas e caracóis facilita o desenvolvimento de fungos nas folhas de plantas
Freepik/jcomp/Creative Commons
Porém, vale lembrar que tudo se trata do equilíbrio, pois estes seres vivos também realizam importantes soluções ecológicas.
“Desempenham funções vitais no ecossistema, ajudando na decomposição de matéria orgânica, contribuindo para o ciclo dos nutrientes no solo e são alimento para diversos predadores, como aves, mamíferos e anfíbios”, coloca Francisco Jose Zorzenon, biólogo, pesquisador científico e Diretor técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico.
Quais são os ambientes propícios para as lesmas e os caracóis?
Os bichinhos se desenvolvem melhor em espaços com umidade constante no solo, o que garante hidratação do seus corpos para se locomover e respirar. O solo geralmente tem boa retenção de água e pouca exposição ao sol e ao vento.
“Estes também buscam bastante matéria orgânica, como folhas em decomposição, restos de frutas e brotos. Locais sombreados e com cobertura vegetal oferecem abrigo e alimento”, aponta Alexandre Gibau de Lima, biólogo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Lesmas e caracóis procuram ambientes úmidos e com sombra para se desenvolver
Pexels/AS Photography/Creative Commons
Estes também buscam espaços com temperaturas amenas, com clima entre 15 °C e 25 °C, com poucas variações ao longo do dia, e ausente de predadores, como pássaros, sapos e roedores.
“Por serem animais sensíveis, normalmente saem à noite ou após as chuvas, ou regas, quando as plantas e o solo estão molhados e a umidade do ar está mais alta”, diz Francisco.
A armadilha de cerveja realmente funciona contra lesmas e caracóis?
Uma sugestão caseira costuma ser a armadilha de cerveja, que afeta o olfato sensível dos moluscos. Os especialistas consultados para esta matéria consideram a técnica eficaz.
“É simples. O cheiro da fermentação da cerveja lembra alimentos em decomposição, o que atrai lesmas e caracóis. Quando eles se aproximam da isca e entram no recipiente, acabam caindo e se afogando”, fala Anderson.
A armadilha de cerveja é eficaz e simples para se livrar dos caracóis e lesmas no jardim
Pexels/Alex P/Creative Commons
O método, ainda, é uma boa aposta por agir de forma seletiva: não afeta as plantações e não utiliza produtos tóxicos. “Isso torna o método ideal para hortas, jardins residenciais e áreas com presença de pets ou crianças”, complementa Jhonatan.
Como fazer a armadilha de cerveja para lesmas e caracóis?
Use potes rasos, como o fundo de uma garrafa PET, tampas de margarina, potes de iogurte ou recipientes plásticos baixos. O ideal é que tenham, no máximo, 4 a 6 centímetros de altura.
Depois, enterre o pote até borda, deixando-a rente ao chão para facilitar o acesso dos moluscos.
Despeje cerveja comum no recipiente, colocando cerca de ⅔ da capacidade e incorpore uma colher (sopa) de sal. Misture bem.
Posicione a armadilha próxima às áreas mais atacadas, áreas sombreadas e úmidas – propícias para estes gastrópodes.
Depois, verifique a armadilha diariamente e remova os animais mortos. Ainda, é importante substituir a cerveja sempre que perder o aroma.
“O ideal é posicionar no fim da tarde ou início da noite, quando esses animais estão mais ativos”, afirma Anderson. Portanto, opte pelo horário das 17h até 19h, devido aos hábitos noturnos destes bichos.
Dica extra para a armadilha de cerveja
Caso haja previsão de chuva, o engenheiro-agrônomo indica proteger as armadilhas com um pequeno telhado improvisado, como uma tábua suspensa ou prato de plástico, garantindo que não haja diluição da cerveja. A bebida alcoólica também pode ser substituída por leite azedo.
Outras armadilhas para lesmas e caracóis
Para além da cerveja, existem armadilhas caseiras simples que podem ajudar na remoção de lesmas e caracóis, como frutas fermentadas, farelos de trigo e refúgios artificiais. A seguir, confira duas sugestões:
1. Armadilha com frutas em decomposição
Use mamão, banana, melão, manga ou batata crua para atrair os moluscos com o aroma de fermentação.
Coloque os pedaços de fruta sobre o solo, em áreas sombreadas e úmidas, sempre à tarde.
No dia seguinte, durante a manhã, remova os pedaços com os moluscos aderidos e descarte-os.
Intensifique a atratividade: cubra as frutas com uma tábua ou tijolo, criando uma sombra.
Leia mais
2. Armadilha com farelo de trigo ou milho umedecido
Umedeça o farelo com um pouco de água ou até cerveja para potencializar o efeito.
Coloque pequenas porções em cima de pedaços de papelão ou pratos rasos à noite.
Pela manhã, descarte o farelo com os animais capturados.
“Os farelos têm alto poder atrativo. Quando umedecidos, exalam um cheiro que atrai lesmas e caracóis”, coloca Jhonatan. “Existem iscas tóxicas a base de metaldeído e fosfato férrico de uso profissional. São atrativas e altamente eficientes”, finaliza Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima