Em vez de demolir, o profissional abraçou o passado industrial da estrutura. Ele manteve os silos gigantes, os canos expostos e o concreto aparente — mas os cobriu com plantas, vidros e outros elementos mais modernos.
O trabalho de remodelação da “La Fabrica” durou dois anos
Flickr/Forgemind ArchiMedia/Creative Commons
No interior, a fábrica agora inclui bibliotecas, lounges e cômodos de trabalho que combinam natureza e arquitetura em espaços integrados.
Mais de 30 silos, galerias subterrâneas e salas de máquinas enormes da antiga fábrica de cimento foram transformados em cômodos residenciais
Flickr/Forgemind ArchiMedia/Creative Commons
Cada ambiente tem sua própria identidade. Há um escritório branco e austero, inundado de luz, e até um salão vermelho com cortinas de veludo e móveis de mármore.
A reforma completa da “La Fabrica” demorou dois anos para ser concluída. Na foto, um dos ambientes de trabalho do imóvel
Flickr/Forgemind ArchiMedia/Creative Commons
Do lado de fora, jardins e terraços crescem ao redor dos volumes de concreto, suavizando o brutalismo cinza com trepadeiras e palmeiras.
Hoje, a “La Fabrica” abriga a sede do estúdio RBTA, escritório fundado pelo arquiteto espanhol Ricardo Bofill
Flickr/Forgemind ArchiMedia/Creative Commons
Leia mais
Após o falecimento de Ricardo Bofill em 2022, o local foi convertido na sede do estúdio RBTA, escritório fundado pelo próprio arquiteto.
Oito silos foram mantidos, os quais se tornaram escritórios, um laboratório de maquetes, arquivos, uma biblioteca, uma sala de projeções e um espaço gigantesco conhecido como “A Catedral”, utilizado para exposições
Flickr/Forgemind ArchiMedia/Creative Commons
Arquiteto transformou antiga fábrica de cimento em Barcelona em mansão exuberante

O espanhol Ricardo Bofill reformou o complexo brutalista e criou uma das residências mais famosas da cidade e da Espanha Em 1973, o arquiteto espanhol Ricardo Bofill descobriu uma fábrica de cimento abandonada nos arredores de Barcelona, na Espanha, e passou décadas transformando-a em sua casa e estúdio pessoal. O imóvel, então, ficou conhecido como “La Fabrica”.