Museus, centros culturais, estádios e até edifícios religiosos. Em 2026, há muita arquitetura nova para apreciar. Na seleção abaixo, reunimos construções em desenvolvimento ao redor do mundo — do Brasil à Europa, passando pela África e pela China. Assinadas por arquitetos e escritórios de diferentes gerações, origens e linguagens estéticas, muitas dessas obras são históricas (como a Sagrada Família, em Barcelona, que finalmente deve ser concluída); outras são completamente novas, mas carregam o potencial de transformar o espaço urbano onde estão inseridas.
Cais das Artes, Paulo Mendes da Rocha + Metro Arquitetos, Vitória, Brasil
Cais das Artes
Divulgação/Metro Arquitetos
Em Vitória (ES), o Cais das Artes é o último projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928–2021), que nasceu e passou a sua infância na cidade. Ele começou a trabalhar neste complexo cultural em 2007 e contou com a colaboração dos arquitetos Gustavo Cedroni e Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetos, e de Anna Ferrari. À beira-mar, na enseada do Suá, o Cais das Artes abriga teatro, museu e praça. A arquitetura do conjunto — marcada pelo concreto aparente e pela estrutura metálica — ganhou grandes vãos livres que garantem vista para o mar e valorizam a conexão com a paisagem urbana e a área do porto.
Sagrada Família, Antoni Gaudí, Barcelona, Espanha
Sagrada Família, em Barcelona
Getty Images
A Sagrada Família é a obra mais emblemática e celebrada de Antoni Gaudí. Conhecida por estar em construção desde 1882, ela se destaca pelas torres altíssimas, pelas fachadas simbólicas e por soluções estruturais inovadoras, pensadas exclusivamente para o projeto pelo arquiteto catalão. Em 2026, a Basílica, que já é um dos grandes pontos turísticos de Barcelona, deve finalmente ser entregue pronta ao público.
Museu do Grande Canal, Herzog & de Meuron, Hangzhou, China
Museu do Grande Canal
Divulgação/Herzog & de Meuron
Localizado em Hangzhou, na China, este complexo museológico celebra a história e a importância do grande canal Jing–Han, considerado o rio artificial mais antigo da mundo. Assinado pelo celebrado escritório Herzog & de Meuron, o projeto compreende diferentes edifícios e combina linguagem contemporânea, referências históricas e a integração entre o tecido urbano e a água.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Shanghai Grand Opera House, Snøhetta, Xangai, China
Ópera de Xangai
Divulgação/Snøhetta
Na China, a nova Ópera de Xangai, projetada pelo escritório norueguês Snøhetta, promete se tornar um novo marco arquitetônico na cidade. Além de abrigar salas de espetáculo e uma praça, o projeto ganhou uma impressionante escada em espiral ao ar livre que conecta as áreas públicas ao telhado da instituição, proporcionando vista panorâmica para o rio Huangpu.
LACMA, Peter Zumthor, Los Angeles, Estados Unidos
Los Angeles County Museum of Art
Divulgação/Los Angeles County Museum of Art
Reformado pelo arquiteto suíço Peter Zumthor, com a colaboração do escritório de arquitetura SOM, o Los Angeles County Museum of Art reabre em 2026 com áreas ampliadas. De concreto e vidro, a construção se estende em uma longa forma sinuosa, apoiada sobre sete pavilhões estruturais distribuídos de maneira irregular ao longo de sua base. Um dos destaques do projeto é o jogo de luz e sombra proposto pelo arquiteto.
Museu da Imagem e do Som (MIS), Diller Scofidio + Renfro, Rio de Janeiro, Brasil
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
Divulgação/Diller Scofidio + Renfro
Com previsão de inauguração em 2026, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro deixa o bairro da Lapa e passa a ocupar este edifício em Copacabana. A nova sede, em obras desde 2010, é um projeto do escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro. A construção se destaca na orla da praia por conta dos volumes empilhados, que representam as áreas expositivas da instituição dedicadas ao universo do audiovisual.
Sesc Parque Dom Pedro II, Una Arquitetos, São Paulo, Brasil
Sesc Parque Dom Pedro II
Divulgação/Una Arquitetos
Instalado no centro de São Paulo, o Sesc Parque Dom Pedro II deve dar vida nova à área histórica da cidade, em frente ao Mercado Municipal e entre as avenidas do Estado e Mercúrio e com a Praça São Vito. Com 30 mil m² e um edifício de oito andares, o projeto do Una Arquitetos reúne piscinas, ginásio, biblioteca, restaurante, salas de ginástica, espaço cênico e áreas verdes. A arquitetura do edifício se destaca principalmente pelas amplas aberturas, pelos terraços cobertos e pelos volumes empilhados. Prevista para 2026, esta unidade do Sesc vai oferecer atividades de cultura, esporte, lazer e bem-estar para o público.
Lucas Museum, MAD Architects, Los Angeles, Estados Unidos
Lucas Museum
Divulgação/Lucas Museum
Em Los Angeles, o Lucas Museum é uma instituição dedicada à arte da narrativa e fundada pelo cineasta e criador da saga Guerras nas Estrelas, George Lucas, e sua mulher Mellody Hobson. Projetado pelo escritório MAD, de Pequim, o edifício ganhou ares futuristas com uma fachada marcante pelas curvas e seu formato orgânico, justamente para exaltar a força da temática do museu e a coleção de arte do casal.
Casa Wabi Mushroom Pavilion, OMA, Oaxaca, México
Mushroom Pavilion
Divulgação/OMA
No México, o Mushroom Pavilion integra o campus cultural da Casa Wabi, iniciativa de Bosco Sodi em Puerto Escondido, Oaxaca. Desenvolvido pelo OMA, o pavilhão experimental parece reproduzir o formato de um ovo. Este “elipsoide autossustentável”, nas palavras dos arquitetos, deriva da proposta de cultivar fungos e promover a troca de alimentos com as comunidades locais. Segundo os arquitetos, a ideia é que a construção seja integrada à cozinha da fundação e do Hotel Escondido, parte da Casa Wabi.
Yidan Center, Zaha Hadid Architects, Shenzhen, China
Yidan Center
Divulgação/Zaha Hadid Architects
Projetado pelo Zaha Hadid Architects, o Yidan Center é um complexo cultural e educacional em Shenzhen, na China. Com fachada escultural marcada por curvas, o edifício tem mais de 165 mil m² e conta com terraços com vista para uma espécie de “cânion” central ao ar livre. Segundo o escritório, o formato foi inspirado pela paisagem montanhosa da região.
V&A East Museum, O’Donnell + Tuomey, Londres, Reino Unido
V&A East Museum
Divulgação/O’Donnell + Tuomey
Em Londres, o Victoria and Albert Museum aporta na zona leste da cidade, no Queen Elizabeth Olympic Park. O projeto do escritório O’Donnell + Tuomey terá cinco andares e chama a atenção pela forma angular e multifacetada da fachada. Este é o segundo espaço vinculado ao Victoria and Albert Museum (V&A) na região — o primeiro foi o V&A East Storehouse, inaugurado em 2025.
Museu de Arte Contemporânea de Suzhou, BIG, Suzhou, China
Museu de Arte Contemporânea de Suzhou
Divulgação/BIG
Na cidade de Suzhou, na China, o museu de arte contemporânea projetado pelo escritório dinamarquês BIG combina sua linguagem arrojada com referências diretas à arquitetura tradicional chinesa. O edifício, que deve se tornar um marco arquitetônico na cidade, abriga galerias, áreas públicas e espaços abertos, criando uma experiência fluida entre interior e exterior, arte e cidade.
Centro de Cultural e Espiritualidade Ewés, Kéré Architecture, Notsè, Togo
Centro de Cultura e de Espiritualidade Ewés
Divulgação/Kéré Architecture
Em Notsè, no Togo, este centro cultural e espiritual de 7 mil m² projetado por Kéré Architecture procura exaltar os saberes locais e as técnicas construtivas tradicionais. Combinando materiais regionais e um desenho que privilegia a ventilação natural, Keré desenvolveu uma proposta que exalta o clima, a cultura e o uso comunitário do espaço.
Milano Santa Giulia Arena de Hóquei, David Chipperfield Architects, Milão, Itália
Arena de Hóquei de Milão Santa Giulia
Divulgação/David Chipperfield Architects
Projetada pelo escritório David Chipperfield Architects para Milão, a arena de hóquei no gelo integra o plano de regeneração urbana de Santa Giulia e será inaugurada para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem na cidade e em Cortina d’Ampezzo. Com capacidade para 14 mil pessoas, o edifício possui forma elíptica inspirada no arquétipo do anfiteatro, reinterpretado com tectônica e materiais contemporâneos, segundo os arquitetos.
Estádio Inter Miami Freedom Park, Manica Architecture, Miami, Estados Unidos
Miami Freedom Park
Divulgação/Manica Architecture
Nos Estados Unidos, o estádio do Inter Miami, que tem David Beckham como um dos sócios, faz parte de um grande complexo esportivo. Assinado pela Manica Architecture, o estádio, com capacidade para 25 mil pessoas, ficará inserido em uma área verde de 23 hectares, com um complexo de lazer — hotéis, restaurantes e quadras — projetado pelo escritório Arquitectonica.
Lawson Centro de Sustentabilidade, MECANOO, Toronto, Canadá
Lawson Centre for Sustainability
Divulgação/MECANOO
O Lawson Centre for Sustainability é uma instituição dedicada à pesquisa e à educação ambiental dentro do Trinity College, na Universidade de Toronto. Projetado pelo escritório holandês MECANOO, o edifício prioriza soluções sustentáveis, uso eficiente de energia e espaços colaborativos, refletindo princípios de inovação e responsabilidade ambiental.
Revistas Newsletter
Cais das Artes, Paulo Mendes da Rocha + Metro Arquitetos, Vitória, Brasil
Cais das Artes
Divulgação/Metro Arquitetos
Em Vitória (ES), o Cais das Artes é o último projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928–2021), que nasceu e passou a sua infância na cidade. Ele começou a trabalhar neste complexo cultural em 2007 e contou com a colaboração dos arquitetos Gustavo Cedroni e Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetos, e de Anna Ferrari. À beira-mar, na enseada do Suá, o Cais das Artes abriga teatro, museu e praça. A arquitetura do conjunto — marcada pelo concreto aparente e pela estrutura metálica — ganhou grandes vãos livres que garantem vista para o mar e valorizam a conexão com a paisagem urbana e a área do porto.
Sagrada Família, Antoni Gaudí, Barcelona, Espanha
Sagrada Família, em Barcelona
Getty Images
A Sagrada Família é a obra mais emblemática e celebrada de Antoni Gaudí. Conhecida por estar em construção desde 1882, ela se destaca pelas torres altíssimas, pelas fachadas simbólicas e por soluções estruturais inovadoras, pensadas exclusivamente para o projeto pelo arquiteto catalão. Em 2026, a Basílica, que já é um dos grandes pontos turísticos de Barcelona, deve finalmente ser entregue pronta ao público.
Museu do Grande Canal, Herzog & de Meuron, Hangzhou, China
Museu do Grande Canal
Divulgação/Herzog & de Meuron
Localizado em Hangzhou, na China, este complexo museológico celebra a história e a importância do grande canal Jing–Han, considerado o rio artificial mais antigo da mundo. Assinado pelo celebrado escritório Herzog & de Meuron, o projeto compreende diferentes edifícios e combina linguagem contemporânea, referências históricas e a integração entre o tecido urbano e a água.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Shanghai Grand Opera House, Snøhetta, Xangai, China
Ópera de Xangai
Divulgação/Snøhetta
Na China, a nova Ópera de Xangai, projetada pelo escritório norueguês Snøhetta, promete se tornar um novo marco arquitetônico na cidade. Além de abrigar salas de espetáculo e uma praça, o projeto ganhou uma impressionante escada em espiral ao ar livre que conecta as áreas públicas ao telhado da instituição, proporcionando vista panorâmica para o rio Huangpu.
LACMA, Peter Zumthor, Los Angeles, Estados Unidos
Los Angeles County Museum of Art
Divulgação/Los Angeles County Museum of Art
Reformado pelo arquiteto suíço Peter Zumthor, com a colaboração do escritório de arquitetura SOM, o Los Angeles County Museum of Art reabre em 2026 com áreas ampliadas. De concreto e vidro, a construção se estende em uma longa forma sinuosa, apoiada sobre sete pavilhões estruturais distribuídos de maneira irregular ao longo de sua base. Um dos destaques do projeto é o jogo de luz e sombra proposto pelo arquiteto.
Museu da Imagem e do Som (MIS), Diller Scofidio + Renfro, Rio de Janeiro, Brasil
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
Divulgação/Diller Scofidio + Renfro
Com previsão de inauguração em 2026, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro deixa o bairro da Lapa e passa a ocupar este edifício em Copacabana. A nova sede, em obras desde 2010, é um projeto do escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro. A construção se destaca na orla da praia por conta dos volumes empilhados, que representam as áreas expositivas da instituição dedicadas ao universo do audiovisual.
Sesc Parque Dom Pedro II, Una Arquitetos, São Paulo, Brasil
Sesc Parque Dom Pedro II
Divulgação/Una Arquitetos
Instalado no centro de São Paulo, o Sesc Parque Dom Pedro II deve dar vida nova à área histórica da cidade, em frente ao Mercado Municipal e entre as avenidas do Estado e Mercúrio e com a Praça São Vito. Com 30 mil m² e um edifício de oito andares, o projeto do Una Arquitetos reúne piscinas, ginásio, biblioteca, restaurante, salas de ginástica, espaço cênico e áreas verdes. A arquitetura do edifício se destaca principalmente pelas amplas aberturas, pelos terraços cobertos e pelos volumes empilhados. Prevista para 2026, esta unidade do Sesc vai oferecer atividades de cultura, esporte, lazer e bem-estar para o público.
Lucas Museum, MAD Architects, Los Angeles, Estados Unidos
Lucas Museum
Divulgação/Lucas Museum
Em Los Angeles, o Lucas Museum é uma instituição dedicada à arte da narrativa e fundada pelo cineasta e criador da saga Guerras nas Estrelas, George Lucas, e sua mulher Mellody Hobson. Projetado pelo escritório MAD, de Pequim, o edifício ganhou ares futuristas com uma fachada marcante pelas curvas e seu formato orgânico, justamente para exaltar a força da temática do museu e a coleção de arte do casal.
Casa Wabi Mushroom Pavilion, OMA, Oaxaca, México
Mushroom Pavilion
Divulgação/OMA
No México, o Mushroom Pavilion integra o campus cultural da Casa Wabi, iniciativa de Bosco Sodi em Puerto Escondido, Oaxaca. Desenvolvido pelo OMA, o pavilhão experimental parece reproduzir o formato de um ovo. Este “elipsoide autossustentável”, nas palavras dos arquitetos, deriva da proposta de cultivar fungos e promover a troca de alimentos com as comunidades locais. Segundo os arquitetos, a ideia é que a construção seja integrada à cozinha da fundação e do Hotel Escondido, parte da Casa Wabi.
Yidan Center, Zaha Hadid Architects, Shenzhen, China
Yidan Center
Divulgação/Zaha Hadid Architects
Projetado pelo Zaha Hadid Architects, o Yidan Center é um complexo cultural e educacional em Shenzhen, na China. Com fachada escultural marcada por curvas, o edifício tem mais de 165 mil m² e conta com terraços com vista para uma espécie de “cânion” central ao ar livre. Segundo o escritório, o formato foi inspirado pela paisagem montanhosa da região.
V&A East Museum, O’Donnell + Tuomey, Londres, Reino Unido
V&A East Museum
Divulgação/O’Donnell + Tuomey
Em Londres, o Victoria and Albert Museum aporta na zona leste da cidade, no Queen Elizabeth Olympic Park. O projeto do escritório O’Donnell + Tuomey terá cinco andares e chama a atenção pela forma angular e multifacetada da fachada. Este é o segundo espaço vinculado ao Victoria and Albert Museum (V&A) na região — o primeiro foi o V&A East Storehouse, inaugurado em 2025.
Museu de Arte Contemporânea de Suzhou, BIG, Suzhou, China
Museu de Arte Contemporânea de Suzhou
Divulgação/BIG
Na cidade de Suzhou, na China, o museu de arte contemporânea projetado pelo escritório dinamarquês BIG combina sua linguagem arrojada com referências diretas à arquitetura tradicional chinesa. O edifício, que deve se tornar um marco arquitetônico na cidade, abriga galerias, áreas públicas e espaços abertos, criando uma experiência fluida entre interior e exterior, arte e cidade.
Centro de Cultural e Espiritualidade Ewés, Kéré Architecture, Notsè, Togo
Centro de Cultura e de Espiritualidade Ewés
Divulgação/Kéré Architecture
Em Notsè, no Togo, este centro cultural e espiritual de 7 mil m² projetado por Kéré Architecture procura exaltar os saberes locais e as técnicas construtivas tradicionais. Combinando materiais regionais e um desenho que privilegia a ventilação natural, Keré desenvolveu uma proposta que exalta o clima, a cultura e o uso comunitário do espaço.
Milano Santa Giulia Arena de Hóquei, David Chipperfield Architects, Milão, Itália
Arena de Hóquei de Milão Santa Giulia
Divulgação/David Chipperfield Architects
Projetada pelo escritório David Chipperfield Architects para Milão, a arena de hóquei no gelo integra o plano de regeneração urbana de Santa Giulia e será inaugurada para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem na cidade e em Cortina d’Ampezzo. Com capacidade para 14 mil pessoas, o edifício possui forma elíptica inspirada no arquétipo do anfiteatro, reinterpretado com tectônica e materiais contemporâneos, segundo os arquitetos.
Estádio Inter Miami Freedom Park, Manica Architecture, Miami, Estados Unidos
Miami Freedom Park
Divulgação/Manica Architecture
Nos Estados Unidos, o estádio do Inter Miami, que tem David Beckham como um dos sócios, faz parte de um grande complexo esportivo. Assinado pela Manica Architecture, o estádio, com capacidade para 25 mil pessoas, ficará inserido em uma área verde de 23 hectares, com um complexo de lazer — hotéis, restaurantes e quadras — projetado pelo escritório Arquitectonica.
Lawson Centro de Sustentabilidade, MECANOO, Toronto, Canadá
Lawson Centre for Sustainability
Divulgação/MECANOO
O Lawson Centre for Sustainability é uma instituição dedicada à pesquisa e à educação ambiental dentro do Trinity College, na Universidade de Toronto. Projetado pelo escritório holandês MECANOO, o edifício prioriza soluções sustentáveis, uso eficiente de energia e espaços colaborativos, refletindo princípios de inovação e responsabilidade ambiental.
Revistas Newsletter



