Artesãos alemães fazem coração enxaimel de 350 quilos para cidade catarinense

Obra foi instalada na Vila Germânica de parque temático de Pomerode (SC) Artesãos alemães fazem coração enxaimel de 350 quilos para cidade catarinense
Digulgação/Alles Park
Uma peça de coração enxaimel, símbolo da cidade catarinense de Pomerode, feita por artesãos alemães foi instalado na Vila Germânica do Alles Park, o parque temático de Pomerode (SC). A obra, com 350 quilos, representa a arquitetura típica da cidade e aprofunda a conexão entre a comunidade e suas raízes.
Produzido com madeiras nobres como canela, itaúba e cedro, sua construção seguiu a tradicional técnica enxaimel — estrutura em que as peças de madeira são encaixadas entre si, sem a necessidade de pregos ou parafusos metálicos. Em seu lugar, são utilizados pregos de madeira, preservando a tradição artesanal que é patrimônio histórico em Pomerode.
O projeto envolveu um grupo de Wandergesellen, jovens artesãos da Alemanha que estavam em estágio na Heimat Arquitetura. Eles escolheram a região pela grande concentração de casas construídas em estilo enxaimel.
Artesãos alemães fazem coração enxaimel de 350 quilos para cidade catarinense
Divulgação/Alles Park
O mestre carpinteiro, Anderson Töwe, proprietário da Heimat Arquitetura, com sede em Jaraguá do Sul, e a arquiteta Eliane Scheidt Töwe acompanharam de perto os dez dias de trabalho — desde a escolha e corte das madeiras até o encaixe das peças curvas, considerado o maior desafio técnico.
Ele explica que os Wandergesellen seguem uma tradição muito antiga na Alemanha, com regras e ritos bem específicos. Entre elas estão o uso da roupa tradicional, a forma artesanal de trabalho e o afastamento de pelo menos 50 km de suas casas durante todo o período de jornada, que dura no mínimo três anos e um dia.
“O coração enxaimel é mais que uma obra de arte ou uma decoração no parque; é um símbolo de amizade e carinho pela cidade de Pomerode”, destaca Fernanda Brandes de Athayde, coordenadora de decoração e eventos do Alles Park.
Artesãos alemães fazem coração enxaimel de 350 quilos para cidade catarinense
Divulgação/Alles Park

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima