Árvore de Natal: esta é a verdadeira história e origem do ícone de dezembro

A árvore de Natal é um elemento mágico e indispensável na decoração natalina. No entanto, embora seja essencial em todos os lares, poucas pessoas sabem sua verdadeira origem e qual é o significado por trás dessa tradição mundial. As latitudes e a época de sua história surpreenderão a todos, mas é ainda mais fascinante entender como passou de uma prática pagã a se converteu em um símbolo de regozijo e felicidade em todos os cantos do planeta.
Tão importante quanto conhecer a história da árvore de Natal é estar informado sobre detalhes mais práticos, como as decorações mais buscadas para 2025, o melhor local para posicioná-la, ou até a data perfeita para colocá-la em sua casa. Deixe-se contagiar pela alegria dessa celebração tão esperada e aprenda todos os detalhes essenciais que você precisa saber. Vamos começar esta jornada natalina?
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
História e origem da árvore de Natal
Embora hoje seja encontrada em lares de todo o mundo, a árvore de Natal teve origem nas colinas da Escandinávia
Getty Images
Na primeira parada desta viagem natalina através do tempo, veremos a história. É possível rastrear a origem da árvore de Natal até as antigas civilizações escandinavas, que no solstício de inverno veneravam e decoravam as árvores perenes pelo que representavam em sua cultura: o triunfo da vida sobre a morte. Com o passar dos anos, a tradição se enraizou, sobretudo nas regiões que hoje conhecemos como Alemanha e, ao mesmo tempo, sua veneração se tornou mais profunda, chegando inclusive a realizar sacrifícios de animais ao pé do Yggdrasil, nome que davam ao carvalho.
Mas a história não termina aí. Mantenha na memória o pinheiro e a Alemanha, pois ambos desempenham um papel fundamental na evolução da típica árvore de Natal. Diz-se que, por volta do século VIII, o missionário São Bonifácio chegou a essas latitudes invernais e descobriu seus habitantes realizando devoções pagãs ao Yggdrasil. Com a intenção de evangelizar, Bonifácio decidiu derrubar o carvalho dedicado ao deus Thor e proclamou o pinheiro como a árvore sagrada que representava a vida eterna. Vários séculos depois, o próprio Martinho Lutero acrescentou velas penduradas que, mais adiante, se converteram em luzes. Assim, a origem da árvore de Natal se transformou e passou de uma tradição pagã a uma que andou de mãos dadas com a religião cristã.
Qual é o verdadeiro significado da árvore de Natal?
O significado da árvore de Natal tem uma origem religiosa
Getty Images
Já revisamos a origem, então agora é momento de avançar e parar na segunda estação da viagem: o significado da árvore de Natal. Poucos registros restam sobre as antigas tradições escandinavas, mas sabe-se que celebravam a vida no solstício de inverno. Atualmente, devido à apropriação feita pela religião cristã, seu significado se transformou.
A própria tradição cristã estabeleceu que o Paraíso — aquele que remonta à morada de Adão e Eva, assim como aos frutos que comeram — estaria representado na árvore de Natal por sua imagem sagrada. Além disso, foi dado outro significado: o de recordar que Jesus veio à terra com a missão de conseguir a reconciliação. Um terceiro significado da árvore de Natal, diz respeito ao seu formato, que simboliza a Santíssima Trindade, ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Você já se perguntou o que representam as luzes e a estrela colocadas na árvore? Pois bem, as primeiras são a luz de Cristo sobre os fiéis e a segunda é a fé que guia a vida cristã.
Como a tradição da árvore de Natal chegou às Américas?
A tradição da árvore de Natal, após sua transformação, chegou às Américas com o tempo
Getty Images
Para continuar nosso percurso histórico e geográfico, é momento de viajar da Alemanha até a Inglaterra. Nesse país, a árvore de Natal ganhou muita força entre os cristãos e, devido às incursões dos ingleses ao redor do mundo, logo a tradição chegou à América, principalmente às colônias que hoje são os Estados Unidos.
Árvore de Natal na atualidade
Da tradição pagã à maior celebração do mundo, assim é o Natal hoje
Getty Images
Continuamos a história da árvore de Natal no último trecho de nossa viagem: a atualidade. Hoje, a árvore de Natal também está associada ao mítico Papai Noel, mas como e quando essa mudança ocorreu? Se seguimos o caminho através do tempo, podemos localizar essa união entre os séculos XIX e XX, especificamente nos Estados Unidos.
Em primeiro lugar, a imigração de holandeses e alemães para os Estados Unidos trouxe consigo o mito de São Nicolau, um bispo que se dedicou a ajudar crianças e pobres no século IV. Ao mesmo tempo, as ilustrações mentais deixadas por obras literárias — de artistas como Washington Irving ou Clement Clarke — contribuíram para relacionar o Natal com o Papai Noel. Em segundo lugar, após a Guerra Fria, os norte-americanos reformularam o sentido de lar e se apegaram a essa ideia, de modo que o Natal se tornou o primeiro feriado oficial do país. E assim nasceu a árvore de Natal contemporânea, com a tradição dos presentes que Papai Noel deixa debaixo do pinheiro, bem como as festas em família.
Quando se monta a árvore de Natal?
Embora não haja uma data específica, existem alguns dias ideais para montar a árvore de Natal
Getty Images
Embora seja verdade que não há uma data exata que dite quando se deve montar a árvore de Natal, felizmente temos alguns guias que você pode usar. Como já vimos na história da árvore de Natal, sua tradição mudou com o passar do tempo e se transformou em uma celebração religiosa; por esse motivo, há duas datas que servem como parâmetro para o momento correto de montar o ícone de dezembro. A primeira delas corresponde ao início do Advento, que varia ano a ano, e a segunda ao Dia da Imaculada Conceição, ou seja, 8 de dezembro.
Fora do cânone religioso, há quem sugira que a árvore seja montada em 1º de dezembro apenas porque é o começo do mês que celebra o Natal. Se você é uma pessoa que aprecia a ajuda energética, então gostará de saber que pode montar sua árvore de Natal na lua cheia do mês de dezembro. Com essas orientações, não temos dúvidas de que você escolherá sabiamente de acordo com suas crenças e preferências.
Qual é o melhor lugar para montar a árvore de Natal?
O tamanho, a cor das decorações e a disposição dos móveis são muito importantes na hora de decidir onde colocar a árvore de Natal em casa
Getty Images
Embora dentro do significado da árvore de Natal não haja sugestões sobre a correta localização do pinheiro, o Feng Shui sugere algumas áreas favoráveis. Como se sabe, essa filosofia valoriza o equilíbrio energético dos espaços, então um símbolo tão importante precisa de um espaço digno e apropriado.
Em linhas gerais, o Feng Shui recomenda montar a árvore de Natal em locais que estejam alinhados com as energias previstas para o ano que se inicia. Se você quer combater problemas de saúde, o lado leste é ideal, mas a prosperidade econômica virá se você optar pelo lado sudeste. Em contrapartida, é preciso atenção com duas localidades: no quarto e nos corredores. Ambos os locais são considerados desfavoráveis, uma vez que interferem no sono e no fluxo energético, respectivamente. Com qual orientação você fica?
É melhor ter uma árvore natural ou artificial no Natal?
No Natal, a escolha entre uma árvore natural ou artificial pode ser confusa, mas cada uma tem suas qualidades
Getty Images
Os pinheiros naturais ou artificiais são tão diferentes entre si quanto são amplas as vantagens que cada um oferece a seus donos, embora também haja uma ou outra desvantagem. Na realidade, a conveniência de um ou de outro depende das características que você procura. Por exemplo, uma árvore de Natal natural perfumará sua casa com um aroma fresco e te levará para a tranquilidade de uma floresta verdejante. Mas isso não é tudo, pois também são uma excelente opção para purificar o ar e te conectar com a natureza. No entanto, é necessário ter cuidado especial com o lugar onde você compra uma, pois nem todos os centros de venda seguem regras sustentáveis para os pinheiros.
Do lado oposto, estão as árvores artificiais. Feitas de materiais não sustentáveis, é verdade que esses pinheiros te oferecem um catálogo impressionante de opções, pois podem ser encontrados em branco, verde, vermelho, metalizados, com glitter ou com cores e combinações tão alegres quanto o próprio Natal. Outra vantagem que encoraja muitos a comprar uma árvore de Natal artificial é sua reutilização, já que uma mesma peça pode ser usada por anos e anos, variando apenas o tipo de decoração conforme as tendências. A longo prazo, é inegável o benefício econômico. Infelizmente, o ponto negativo é a falta de naturalidade, seja dos aromas encantadores ou do ritual de regar o pinheirinho noite após noite. Como você pode ver, as opções de pinheiros de Natal se ajustam a cada bolso e gosto.
Qual é o significado dos enfeites de Natal?
Assim como a árvore de Natal tem um significado, cada detalhe nela colocado possui um simbolismo especial
Getty Images
A árvore por si só é incrível e simbólica, mas os enfeites natalinos são como a cereja do bolo. Aqui teremos que retornar à história da árvore de Natal mais uma vez, quando seu significado se tornou religioso e representou o Paraíso; naquela época, maçãs também eram penduradas nas árvores, simbolizando as tentações. Mas isso não é tudo, pois após anos de tradição, as maçãs se transformaram em enfeites de Natal e, por sua vez, nos dons que Deus havia dado a seus fiéis, como sabedoria ou piedade.
Acredita-se que a evolução da maçã para o enfeite tradicional que conhecemos hoje ocorreu em um período de escassez da fruta vermelha, de modo que era inconcebível considerá-la para pendurar na árvore. Por isso, em Goetzenbruck, França, elas foram substituídas por vidro soprado em forma circular, a coisa mais próxima de maçãs que se podia obter. Por fim, na década de 1960, o vidro deixou de ser utilizado e o material evoluiu para os típicos enfeites natalinos contemporâneos, devido à fabricação em massa, que não era possível com o vidro. O significado dos enfeites de Natal nos encanta porque mostra a evolução simbólica da cultura popular.
Como decorar a árvore de Natal para atrair abundância?
A forma como você decora sua árvore de Natal pode abrir portas para a prosperidade
Getty Images
Se você está se perguntando sobre a possibilidade de atrair abundância com a decoração natalina, nos alegra dizer que é possível e que sabemos como fazer isso. Tudo graças aos amuletos para a árvore de Natal. O primeiro deles se obtém com moedas chinesas, pois o Feng Shui as considera chaves para abrir a porta da abundância e da prosperidade; você pode pendurá-las na árvore com fitas vermelhas para que fiquem bem bonitas. O segundo dos amuletos para a árvore de Natal está nas figuras de anjos, já que representam proteção e boa sorte; os anjos podem ser colocados tanto nos galhos quanto na ponta do pinheiro.
Outros amuletos para a árvore de Natal bastante comuns são os sinos e ornamentos. Os sinos, por exemplo, são um símbolo sempre presente nas celebrações mais alegres, por isso não podem faltar como decoração natalina, sobretudo se você vive as festas de dezembro com amor e felicidade. Para finalizar, a cor dos enfeites natalinos pode ajudar a atrair prosperidade, saúde ou boa sorte: você pode pendurar tons como dourado, vermelho ou roxo.
Ideias para decorar a árvore de Natal em 2025
Para 2025, existem três diretrizes para te ajudar: cores, tamanho e tema
Getty Images
Sabemos que as tendências são nossas melhores aliadas ao decorar a árvore de Natal, por isso devemos estar sempre informados sobre o assunto. Para 2025, há três diretrizes que podem te ajudar: as cores, o tamanho ou o tema. Embora haja um mundo de cores, as que mais serão vistas nos pinheiros este ano serão os vermelhos, prateados e os tons de bosque (verdes, canelas e caramelos), então você pode escolher enfeites, laços, fitas e decorações nessas cores para criar um estilo elegante.
A partir daqui, as tendências se tornam mais elaboradas, já que o tamanho se torna o mais importante graças ao maximalismo. Sim, para 2025, o melhor será decorar com peças grandes, majestosas, assim como texturas brilhantes e metálicas. Como última tendência, temos a árvore temática, que não significa outra coisa senão árvores cheias de adornos mágicos e de fantasia. Aqui se busca criar uma narrativa visual, com figuras, cartazes e até árvores feitas por você e sua família!
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima