Árvores que explodem com o frio são um risco real nos Estados Unidos?

Uma tempestade de inverno vem atingindo os Estados Unidos desde a última semana, derrubando as temperaturas em diversas regiões do país. Enquanto a paisagem fica branca e os voos são cancelados, um fenômeno curioso chama a atenção nas redes sociais: as árvores que explodem de frio.
Alguns vídeos que circulam online retratam explosões exageradas – em alguns casos, geradas por inteligência artificial ou fora de contexto. Diante da repercussão, o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota chegou a se pronunciar no Facebook para desmentir o risco exagerado relatado por internautas.
Quando a rachadura acontece, é possível escutar um barulho semelhante a uma explosão
PxHere/Creative Commons
“Você pode ter visto um post circulando sobre a possibilidade de árvores no Minnesota explodirem devido à queda das temperaturas. Felizmente, não há necessidade de ficar fora da floresta para evitar este risco”, escreveu.
Segundo o Departamento, especialistas em saúde florestal explicam que as árvores nativas estão adaptadas às baixas temperaturas. “O que você pode ouvir é o estrondo ou o estouro de ‘fissuras de geada’, que são fissuras verticais na madeira”, adicionam.
Em Michigan, onde a sensação térmica chegou a –20 °C, as “explosões” também chamaram a atenção dos moradores. Ao CBS News, Bert Cregg, da Universidade Estadual de Michigan, conta que o barulho ocorre devido à rapidez com que a rachadura ocorre. “Parece um tiro de arma de fogo e, se as pessoas estão na mata e acabam ouvindo isso, ou mesmo no quintal de casa, dá vontade de se abaixar para se proteger. Mas não é uma explosão”, diz.
Rachadura pode causar queda de pequenos pedaços dos troncos nas proximidades
PxHere/Creative Commons
Os barulhos são conhecidos pelos cientistas como rachaduras por congelamento (frost cracks). O fenômeno acontece quando as temperaturas caem de maneira drástica, sem tempo para as árvores se adaptarem ao frio.
Leia também
Na prática, a seiva e a água no interior das árvores se expandem com o congelamento – assim como uma garrafa de água no congelador. A expansão exerce uma pressão no tronco, que pode rachar ou se partir, produzindo estrondos que lembram uma explosão.
“Vai ser barulhento, mas não é perigoso. A madeira não sai voando pela área”, explica John Seiler, professor e especialista em fisiologia de árvores, à CNN Internacional. O docente viu rachaduras causadas pelo frio no Campus da Virginia Tech, no Estado da Virgínia.
Initial plugin text
“E, para a árvore, essa abertura não vai matá-la. Mas, como a casca se rompeu, ela pode acabar morrendo pela entrada de insetos ou por infecções de fungos ou bactérias”, ele acrescenta.
No entanto, quando o clima esquenta, a madeira se expande e a rachadura muitas vezes se fecha. “Não é incomum entrar na floresta e ver árvores com rachaduras por congelamento que já cicatrizaram”, diz Bert.
Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima