Ateliê atua na restauração e conservação do patrimônio brasileiro em casa modernista de Rodrigo Lefèvre

Com serviços diversos, que utilizam tecnologia de ponta, o Ateliê Stephan Schafer é referência nacional em preservação de obras de arte e acervos históricos Em uma rua arborizada em Alto de Pinheiros, mais especificamente na Rua Dr. Theóphilo R. de Andrade, uma casa chama a atenção. Com suas características abóbodas que criam uma fachada ondulada, o projeto é assinado pelo arquiteto Rodrigo Lefèvre, um dos nomes emblemáticos da arquitetura modernista brasileira. Porém, não é apenas seu exterior que se destaca: em seu interior, funciona o chamado Ateliê Stephan Schäfer, referência nacional em preservação de obras de arte e acervos históricos – tanto antigos e clássicos quanto modernos e contemporâneos. Quem comanda o projeto é o restaurador alemão Stephan Schäfer, profissional com mais de 35 anos de carreira radicado no Brasil há 29 anos.
A casa de Rodrigo Lefèvre atua como uma fonte de inspiração para o trabalho desenvolvido no ateliê
Ruy Teixeira
Com quase três décadas de atuação, o ateliê já atendeu importantes instituições, como o IPHAN, o Palácio Itamaraty, o Museu Bispo do Rosário e o Museu do Santuário de Aparecida, além de intervir em obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Tomás Saraceno, entre outros. Ainda, o ateliê está trabalhando atualmente no resgate de diversos acervos que ficaram submersos após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024.
“A nossa sede antiga ficou pequena. Então, saí buscando no mercado imobiliário um lugar que atendesse a demanda. Quando eu vi essa casa, pensei: ‘É isso’. É um espaço muito bonito de trabalhar e tranquilo”, conta Stephan Schäfer sobre seu encontro com a residência de Lefèvre há sete anos. “A arquitetura, com as abóbadas, foi o que mais me chamou a atenção. E trabalhar dentro dela é um privilégio. Ela é espaçosa e acolhedora, capaz de criar um clima agradável que reflete no nosso trabalho”, completa.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Apesar de intervir em obras antigas e clássicas, o foco do Ateliê Stephan Schäfer são obras modernas e contemporâneas
Ruy Teixeira
Com excelência técnica, rigor científico e soluções inovadoras, o Ateliê Stephan Schäfer atua na preservação do patrimônio brasileiro em diferentes frentes, que vão desde o restauro físico ao planejamento museológico. Algumas de suas atuações envolvem conservação preventiva, perícias técnicas, análise estratigráfica, digitalização de obras, desinfestação atóxica, avaliação de riscos e montagem de exposições.
Com tecnologia de ponta, o ateliê também atua na conservação de obras e acervos
Ruy Teixeira
Stephan Schäfer trabalhando no ateliê
Ruy Teixeira
O foco do ateliê, porém, é na restauração e conservação da arte contemporânea e moderna. “Elas impõem desafios muito maiores do que a arte clássica e antiga, que a gente entende muito melhor hoje em dia. Isso porque os artistas contemporâneos utilizam técnicas diversas – e até então desconhecidas”, explica. Com uma equipe especializada, o ateliê intervém em diferentes materiais: na madeira e concreto, passando por metais e pedras, e em diversos tipos de polímeros e plásticos.
Para fins de conservação, a iniciativa desenvolveu a tecnologia ArtCapsule®, um sistema exclusivo de proteção hermética
Ruy Teixeira
Outra questão destacada por Schäfer é a importância do trabalho de conservação preventivo: “Conseguimos evitar perdas grandes. É muito raro alguém olhar e realmente defender a conservação, mas a melhor coisa é prevenir – como no caso da saúde. Prefiro conservar do que restaurar”. Nesse sentido, o ateliê desenvolveu a tecnologia ArtCapsule®, um sistema exclusivo de proteção hermética, que isola obras de agentes de degradação, como umidade, oxigênio, poluentes, insetos e microrganismos – uma verdadeira “cápsula do tempo”.
LEIA MAIS
Outro projeto criado por Stephan Schäfer é o Fine Art Factory (FAF), que oferece impressões de alta qualidade
Ruy Teixeira
Para completar, a residência do arquiteto Rodrigo Lefèvre também abriga outra iniciativa criada por Stephan Shäfer: a Fine Art Factory (FAF), que nasceu para atender à crescente demanda de produção fine art. Além de oferecer impressões de alta qualidade, metacrilatos, caixas de acrílico, backlights e digitalização de negativos, cromos e diapositivos, o destaque do projeto é a produção de uma molduraria própria.
Porém, o destaque do FAF se concentra na produção de molduras próprias, que aliam design e conservação
Ruy Teixeira
Oferecendo conservação aliada a soluções contemporâneas de design, as molduras apresentam passe-partout acid-free, montagens com a tecnologia ArtCapsule® e vidro museológico ArtShield®. Este último, com efeito anti-reflexo e proteção contra os raios UV, era praticamente desconhecido e pouco utilizado no Brasil. “A gente realmente oferece um serviço 360º, com transporte, montagem, instalação, restauração e conservação de obras de arte e outros acervos”, diz Stephan Schäfer.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima