Atollo: a luminária futurista dos anos 1970 que virou ícone eterno

Considerada clássica no design moderno, a luminária de mesa Atollo foi projetada pelo renomado designer italiano Vico Magistretti, em 1977, para a marca Oluce. A peça recebeu o prêmio Compasso d’Oro em 1979 por conciliar simplicidade e sofisticação, revolucionando o conceito de iluminação e evidenciando a genialidade do criador.
Leia mais
O sucesso da Atollo é resultado da junção de três formas geométricas: um cilindro que serve como base; uma meia esfera que atua como difusor; e um cone que faz a conexão entre os dois. Trata-se de uma composição de volumes, criando uma silhueta icônica por meio de um jogo de equilíbrio.
A luminária Atollo se destaca por sua silhueta elegante, formada pela justaposição de um cilindro, um cone e uma semi-esfera, que a tornam reconhecível e admirada em todo o mundo
Youtube/Oluce/Reprodução
“Ela surge em contraponto ao movimento pós-moderno na busca de uma linguagem minimalista, mais pura e utilizando-se da materialidade como fomento da criação. O designer italiano estava prospectando diversas materialidades e tecnologias que agregassem estética e funcionalidade”, explica Glaucus Cianciardi, professor e especialista em Design de Objetos do Centro Universitário Belas Artes.
O designer e sua trajetória
Vico Magistretti, arquiteto nascido em Milão, na Itália, começou sua trajetória no design de móveis no final dos anos 1960. Nesse período, colaborou com diversos fabricantes, entre eles a Oluce, tradicional empresa italiana de iluminação, onde exerceu a função de diretor de arte por vários anos. Lá, ele desenhou várias peças icônicas, como a Atollo.
Vico Magistretti foi um expoente inovador de sua geração, cujas criações transcenderam o tempo e deixaram um legado de peças consideradas clássicas
Fundação Vico Magistretti/Wikimedia Commons
“Nossa colaboração com Vico Magistretti foi mais do que mero relacionamento profissional. Quando ele ingressou na empresa, trouxe consigo uma visão clara, rigorosa e poética que ajudou a moldar a identidade da marca. Com Vico, o trabalho não se resumia apenas a produtos individuais, mas a uma ideia ampla de vida e iluminação”, conta Antonio Verderi, CEO e presidente da Oluce, em entrevista à Casa e Jardim.
O que faz a Atollo ser ícone do design?
Leia mais
A Atollo quebra o padrão convencional das luminárias de mesa. “Não possui cúpula, não no sentido usual, e não tenta ocultar a fonte de luz com elementos decorativos. É escultura antes de ser um objeto funcional. Embora seja uma luminária de mesa, possui identidade incrivelmente forte, reconhecível pela sua silhueta. É uma arquitetura de luz, mais do que um simples elemento de decoração”, reflete Antonio.
Ela também incorpora valores do design italiano: equilíbrio, elegância, rigor e inovação. “Foi premiada justamente por revolucionar a própria ideia da luminária de mesa, propondo uma nova visão. É um objeto atemporal”, ele complementa.
A paleta neutra de cores da luminária Atollo permite que a peça se adapte a diversos ambientes e estilos de decoração
Youtube/Oluce/Reprodução
Segundo Glaucus, a peça dialoga com a tradição arquitetônica de criar estruturas simples a partir de formas geométricas, gerando uma escultura que ilumina os espaços físicos e as emoções de forma metafórica.
Leia mais
“A Atollo é antagônica a corrente estilística das luminárias da década de 1970, onde o estilo Pop suscitava cores vibrantes, enquanto ela possui uma cartela de cores cromáticas frias e metálicas, arriscando-se unicamente em uma versão dourada”, ele aponta.
Beleza e funcionalidade da Atollo
Para o professor, a luminária é um manifesto. “Um design clean, que transcende tendências, tornando-se vintage. Ao observá-la, podemos refletir sobre a estética da simplicidade, da beleza da forma e da omissão, do que não se faz necessário na vida: ‘menos é mais’”, analisa Glaucus.
O sofá de couro inglês ladeia a luminária Atollo, de Vico Magistretti, no apartamento do decorador e artista plástico espanhol Pedro Muñoz
Gui Morelli/Editora Globo
A funcionalidade se integra à estética e à tecnologia. “A luz emitida é suave, aconchegante, intimista, característica do Quiet Luxury design. Ela nos leva a uma experiência lumínica, alinhada ao conceito da iluminação integrativa que norteia a contemporaneidade. Vai muito além do simples iluminar, ela nos propicia bem-estar físico e mental”, continua o especialista.
A Atollo ainda é fabricada?
Sim. A luminária Atollo continua na coleção da Oluce. “Ela nunca deixou de ser admirada, tanto pelo público quanto por profissionais da área. Sua força reside justamente na capacidade de transcender o tempo”, relata Antonio.
Clássica da marca Oluce, a luminária Atollo, continua em produção, mantendo-se relevante no mercado de design
Youtube/Oluce/Reprodução
Ela é confeccionada em diversos acabamentos. “Há versões em metal na cor branco, preto, bronze acetinado, dourado acetinado e vidro. Os materiais possibilitam a obtenção de superfícies sofisticadas e duráveis, mantendo a pureza da forma e a qualidade da luz ao longo do tempo. Cada detalhe é finalizado com cuidado artesanal”, ele afirma. Em 2023, a Oluce lançou uma nova opção: níquel preto acetinado.
O objeto está disponível em três tamanhos: a versão menor, chamada 233; a 238, mediana; e a 239, a maior. Cada uma pode incluir um interruptor básico liga/desliga ou um dimmer, permitindo fácil ajuste da intensidade da luz.
A luminária Atollo pode ser encontrada em três tamanhos distintos, comumente classificados como pequeno, médio e grande
Davide244/Wikimedia Commons
Segundo Antonio, a Atollo foi projetada exclusivamente para cômodos internos. “É uma luminária decorativa criada para realçar espaços residenciais, escritórios, estúdios e hotéis. Sua luz quente e controlada ajuda a criar ambientes íntimos e acolhedores, perfeitos para design de interiores”, ressalta.
Como certificar de que a Atollo é original?
Para garantir que está adquirindo um modelo original, é importante atentar para alguns cuidados. “Primeiramente, o preço já é um indicador da procedência, pois é uma luminária icônica, de coleção. Se o preço for muito abaixo do mercado, desconfie. Normalmente, a peça original tem um selo gravado na base da Oluce”, avisa Glaucus.
A luminária Atollo é uma peça emblemática que oferece uma iluminação prática, tornando-a popular e um marco no design contemporâneo
Youtube/Oluce/Reprodução
“Em algumas edições, é possível encontrar a assinatura gravada de Vico Magistretti. A peça é pesada e o acabamento é impecável em todos os mínimos detalhes, com uma pintura laqueada, sem se perceberem emendas de produção”, ele detalha.
O professor aconselha também buscar um representante autorizado, que fornecerá um certificado de autenticidade no momento da compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima