Atriz, arquiteta e chef: Bruna Spínola decora apartamento no RJ e fala da sua carreira ‘tripla’

Aos 38 anos, Bruna Spínola acumula diversas profissões e facetas: atriz, cozinheira, apresentadora, esposa e mãe de duas crianças: Malu, 4, e Júlia, 9 meses, frutos do relacionamento com o empresário e cineasta René Sampaio. Há, ainda, a carreira de arquiteta, na qual está à frente do escritório Vesari Arquitetura e Interiores (@vesari.arq), ao lado da sócia Brenda Barradas.
“Sempre tive fascínio por casas, espaços bem resolvidos e ambientes que acolhem. Quando comecei a projetar a minha primeira casa, em 2010, percebi o quanto isso me movia. A arquitetura me permite cuidar das pessoas de forma concreta, criando lugares que acolhem, inspiram e refletem quem elas são”, conta Bruna com exclusividade à Casa e Jardim.
Leia mais
A primeira atividade que “entrou” em sua vida foi o teatro, ainda na infância. Anos mais tarde, atuando na televisão, ficou conhecida por novelas da Globo como “Morde e Assopra”, “Pega Pega”, “Orgulho e Paixão” e “Cara e Coragem”. A arquitetura veio depois.
“Na minha vida, tudo se conecta, parte da arte, do criar, do olhar para o outro com cuidado. Em todos os campos em que atuo, meu desejo é provocar emoção. Me sinto muito grata cada vez que consigo me conectar com o público como atriz ou encantar um cliente como arquiteta”, ela diz.
RETRATO | As arquitetas Bruna e Brenda na cozinha do apartamento de 110 m² na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Armários da Freijó e Mdf Beige. Puxadores automáticos da Linea Cor Alumínio Fosco. Pedra da bancada ultracompacto Dekton, da marmoraria MGR. Marcenaria da LZ sob medida. Banquetas Bertoia, da Arquivo Contemporâneo
Nádia Bach/Divulgação
Bruna ainda é uma cozinheira de mão cheia, formada pela Le Cordon Bleu, e publica diversos vídeos de receitas nas redes sociais. “E também estou desenvolvendo um longa autoral, um drama existencial com toques poéticos, que dialoga com meu trabalho como arquiteta e diretora de arte. Tudo que faço gira em torno de três coisas que me movem: afeto, memória e beleza funcional”, afirma.
Leia mais
Esses três conceitos, inclusive, guiaram a reforma de uma cobertura de 110 m² na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, idealizada por ela e a sócia, Brenda.
RETRATO | Bruna Spínola e Brenda Barradas sentadas na poltrona Diz, de Sergio Rodrigues. Mesa de centro da Arquivo Contemporâneo
Nádia Bach/Divulgação
Com vista para o mar, o imóvel é de uma cliente que mora fora do estado fluminense e buscava um lar na Cidade Maravilhosa para curtir as férias, mas também com um olhar de investimento: nos períodos em que estiver fora, ela pretende disponibilizar o apartamento para aluguel por temporada.
COZINHA E SALA | O sofá claro da Finish e a entrada generosa de luz natural ajudam a compor um ambiente arejado e tranquilo. Poltrona Diz, de Sergio Rodrigues. Mesa de centro da Arquivo Contemporâneo. Tapete e cortinas da Kayros Decorações
Nádia Bach/Divulgação
As arquitetas ajudaram na escolha da cobertura e desenvolveram um projeto com foco na integração dos cômodos e valorização do living. No primeiro pavimento ficam a sala, a cozinha, o lavabo e a área de serviço. No andar superior estão duas suítes e uma varanda.
“A cozinha ocupava apenas um terço do tamanho atual e era isolada por paredes. Demolimos alvenaria, trocamos os acabamentos e remanejamos os pontos de elétrica e hidráulica. O novo layout integrou os ambientes de forma fluida e funcional, favorecendo a convivência e a circulação”, explica Bruna.
COZINHA | O novo layout integrou os ambientes de forma fluida e funcional, favorecendo a convivência e a circulação. Armários da Freijó e Mdf Beige. Puxadores automáticos da Linea Cor Alumínio Fosco. Pedra da bancada ultracompacto Dekton, da marmoraria MGR. Marcenaria da LZ sob medida
Nádia Bach/Divulgação
“A marcenaria sob medida, com armários inferiores mais estreitos e profundidades variadas, trouxe leveza e funcionalidade. Também atendemos ao desejo da cliente de posicionar o fogão próximo à janela, para que ela pudesse cozinhar olhando o mar”, acrescenta a profissional.
Leia mais
Ainda na cozinha, os metais em inox foram escolhidos para resistir à maresia e a bancada clara foi pensada para garantir durabilidade e estética limpa.
QUARTO | As suítes mantêm a linguagem suave e clean, pensadas para oferecer conforto e bem-estar. Roupa de cama, almofadas, manta e sofá da Camicado
Nádia Bach/Divulgação
A cobertura ganhou estilo contemporâneo e leve, e a paleta de cores é clara e neutra, com tons off-white, areia e madeira. “Como contraponto, criamos uma parede em um bege mais escuro, trazendo aconchego sem escurecer o ambiente. Essa base versátil amplia visualmente o espaço e permite que a decoração seja renovada com facilidade, por meio de objetos como almofadas, quadros e adornos”, fala Bruna.
BANHEIRO | O banheiro manteve a estética clean e os revestimentos originais foram mantidos, com algumas atualizações pontuais
Nádia Bach/Divulgação
No mobiliário, destaque para a poltrona Diz, do renomado designer Sergio Rodrigues, a qual já fazia parte do acervo da cliente e foi incorporada ao living.
“Penso nos ambientes como cenas que se revelam aos poucos, com ritmo, pausas e descobertas. É como um roteiro visual. Só depois vem a parte técnica, onde entramos com um olhar mais analítico e preciso”, comenta a profissional “tríplice”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima