O azulejo é um dos revestimentos mais usados no banheiro, tanto no piso quanto nas paredes. Além da resistência à umidade, ele oferece uma infinidade de possibilidades estéticas. Feitos principalmente de materiais como porcelanato e cerâmica, podem ser utilizados para garantir praticidade e dar um ar vintage no banheiro.
Leia mais
Como escolher o azulejo do banheiro
Na hora de escolher o azulejo, considere o estilo da decoração, o tamanho do ambiente, o orçamento disponível e o nível de manutenção desejado.
Há uma diversidade de materiais que compõem os azulejos disponíveis no mercado. Aqueles feitos de cerâmica oferecem o melhor custo-benefício; os hidráulicos são mais indicados para a criação de pontos de destaque.
O produto também pode ser feito de pedras naturais. “Essa opção requer mais atenção na limpeza. O estilo é mais natural e rústico”, indica a arquiteta Daiane Antinolfi.
Azulejos de porcelanato são opções versáteis. Revestimento azul Barlavento, da Portobello, no projeto do arquiteto Natan Hostins
Fabio Jr Severo/Divulgação
O porcelanato, por sua vez, é um dos mais recomendados para quem busca praticidade e versatilidade. Ele pode ser usado em áreas molhadas sem preocupações e é resistente a manchas.
Modelos lisos e claros ampliam visualmente recintos pequenos. “Peças maiores, que utilizam menos preenchimento, se posicionadas na diagonal, podem criar a sensação de espaço maior”, fala o arquiteto Marcos Serrano Miralles, do escritório homônimo.
Outro aspecto importante é o acabamento: acetinado, com brilho, ou fosco, ideal para quem busca elegância com menos reflexo.
Para iluminar melhor o ambiente, o arquiteto Marcelo Moura projetou uma claraboia e usou azulejos claros
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Qual é o preço de azulejos para o banheiro?
O preço pode variar de R$ 30 a 150, por metro quadrado. As características específicas do produto e o fornecedor podem gerar variações no custo. “Vale pensar em uma margem de segurança de 10% do valor, para compensar perdas e cortes do material”, ressalta Daiane.
Onde usar os azulejos no banheiro
Os azulejos podem ser usados nas áreas secas e molhadas. O mais comum é na parede, mas também funciona no piso, na bancada e no boxe. “O ideal é que toda área molhada esteja protegida por um revestimento que possa aguentar a umidade e evitar o bolor”, afirma a arquiteta Luciana Moreno.
É possível usar os azulejos também na bancada do banheiro. Projeto do escritório Roby Studio de Arquitetura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
É fundamental considerar, ainda, a planta do imóvel. “Em lugares nos quais a manutenção da tubulação é frequente, por exemplo, não recomendo o uso desse material”, comenta Luciana.
Banheiro com piso de azulejo demanda cuidados!
O piso de azulejo para banheiro deve priorizar a segurança. Modelos com acabamento antiderrapante são ideais para evitar escorregões.
Projeto da designer de interiores Cacau Ribeiro tem piso no padrão xadrez intercalando pastilhas cerâmicas 20 x 20, da Atlas, nas cores Malva e Cosmos
Keniche Santos/Divulgação
Boxe de banheiro com azulejos facilita o cotidiano
O revestimento de azulejos no boxe é mais do que indicado. Sobretudo os feitos de materiais resistentes a umidade, como cerâmica e porcelanato, que facilitam a limpeza e evitam problemas de infiltração. “Desde que tenham um bom rejunte na instalação, os azulejos podem durar muitos anos”, ressalta Marcos.
O azulejo da Mica trouxe um ponto focal para o ambiente. Projeto do Estúdio Villa
Sambacine/Divulgação
Como instalar azulejos no banheiro
A primeira etapa é a preparação da superfície, que deve estar limpa e uniforme. Em seguida, é feita a aplicação da argamassa sobre a qual os azulejos serão assentados. É fundamental garantir o alinhamento desejado e a distância mínima entre as peças indicadas pelos fornecedores.
Após a secagem, é feita a aplicação do rejunte, que deve ser adequado às condições de temperatura e umidade do ambiente. O ideal é que a instalação seja feita por profissionais especializados.
Como colocar espelhos na parede de azulejos do banheiro
Para instalar espelho sobre o azulejo existem dois caminhos: fitas adesivas de alta resistência ou buchas e parafusos com brocas próprias para cerâmica. Em ambas, o cuidado na fixação garante segurança e estética.
Para dar personalidade ao pequeno espaço, a arquiteta Ana Toscano usou azulejos geométricos, da Mica Azulejos, na cuba e nas paredes
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato/Divulgação
As fitas são mais práticas, enquanto a realização dos furos garante maior durabilidade, mas pode demandar mão de obra especializada. Além disso, é preciso tomar cuidado com a medição para garantir alinhamento do acessório.
A seguir, confira mais deias de banheiros decorados com azulejos com diferentes aplicações, cores e acabamentos.
Banheiro com azulejo branco
O banheiro com azulejo branco é atemporal, funcional e elegante. O branco amplia visualmente o espaço e oferece uma base neutra para quem deseja caprichar nos acessórios e metais.
É possível contrastar os azulejos brancos com cores vibrantes, como no projeto do Estúdio Hugo Rapizo Arquitetura
Paula Chaffin/Divulgação
No projeto do arquiteto Marcelo Moura, a mesma parede recebeu tinta e azulejos brancos para equilibrar o visual
Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação
A madeira traz um toque acolhedor ao espaço minimalista revestido com azulejos brancos. Projeto do Estúdio Maré
Gisele Rampazzo/Divulgação
Projeto da arquiteta Marcia Müller usa os azulejos do tipo metro white, atemporais e vintages
André Nazareth/Editora Globo
O branco pode ser constante em todo o ambiente, inclusive nos azulejos. Projeto da arquiteta Daniela Zavagli
Miti Sameshima/Divulgação
O azulejo pode ter uma textura frisada no banheiro. Projeto do arquiteto Lucas Fernandes
Carolina Mossin/Divulgação
Com itens de madeira, o banheiro de azulejos brancos tem um visual clean. Projeto do escritório COTA760
Cris Farhat/Divulgação
Banheiro com azulejo off-white e bege
O azulejo bege ou variações, como off-white, aliam estilo clássico e versatilidade. Essa alternativa traz sensação de aconchego e combina bem com móveis de madeira, metais dourados ou pretos, e plantas. É indicado para quem quer um cômodo neutro, porém com mais calor do que o branco tradicional.
Os tons claros podem ser equilibrados com toques vibrantes na decoração. Projeto do arquiteto David Silva, do Studio Pipa Arquitetura
Luiza Schreier/Divulgação
O tom areia é uma alternativa neutra além do branco. Projeto do arquiteto Fabiano Ravaglia, do FPR Studio
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
O rejunte branco pode ser um detalhe decorativo dos azulejos beges. Projeto do escritório Metrópole Arquitetura e do arquiteto Vitor Penha
Rafael D’Andrea/Divulgação
Banheiro com azulejo colorido
Para quem quer ousar, o azulejo colorido é uma forma criativa de expressar estilo. Pode ser usado em faixas decorativas, em toda uma parede ou em formatos inusitados, como hexágonos ou zigue-zague.
O rosa é um diferencial no banheiro mais neutro. Projeto do escritório ZALC Arquitetura
Nathalie Artaxo/Divulgação
Os azulejos podem fazer uma composição de diferentes tons na parede. Projeto da arquiteta Kika Tiengo
Casa e Jardim/Divulgação
É possível ousar na combinação entre os azulejos e demais itens do banheiro. Projeto do escritório ARQVentura
Gisele Rampazzo/Divulgação
Projeto do escritório Volar Interiores usa tons fortes e terrosos inclusive nos azulejos
Favaro Jr /Divulgação
Projeto do escritório Mentô Arquitetura investe na tendência de rosa pastel para os azulejos do banheiro
Pedro Magalhães/Divulgação
Banheiro com azulejo verde
O azulejo verde tem se destacado como tendência e oferece elegância de forma natural. Tons como verde-esmeralda, oliva e menta são ótimos para composições sofisticadas, especialmente quando combinados com metais dourados ou detalhes em madeira. É uma escolha que remete à natureza e traz frescor.
As paredes podem ser revestidas por azulejos coloridos. Projeto de Coletivo de Arquitetos + Estudio Romanelli
Alicia Garcia/Divulgação
O azulejo verde foi importante para criar a atmosfera imersiva e destaca o piso claro. Projeto do escritório Balaio Arquitetura
Manuel Sá/Divulgação
Banheiro com azulejo estampado
O azulejo com estampas traz um visual diferenciado para o banheiro. É uma alternativa para trazer identidade de forma mais exclusiva.
O revestimento estampado nas paredes ganhou toques de acobreados nos detalhes. Projeto da arquiteta Manoela Fleck
Raiana Medina/Divulgação
Projeto assinado pelo escritório Casa Terra usa revestimento geométrico na parede, da Vianarte, para trazer toque vintage
Leila Viegas/Divulgação
A limpeza e a manutenção são essenciais nos banheiros com azulejos
Uma das principais formas de prolongar a vida útil dos azulejos é a prevenção, com limpezas e manutenção adequadas e periódicas. “É essencial manter as peças e o rejunte em boas condições para proteger contra infiltração e outros danos devido à umidade”, reforça Daiane.
Leia mais
No geral, a limpeza deve ser feita com produtos pouco abrasivos. “Quando o azulejo é liso, por exemplo, é possível usar água e sabão neutro. Quando os rejuntes são mais próximos, o aconselhado é usar uma escovinha para ajudar na retirada dos resíduos acumulados”, aconselha Luciana.
Leia mais
Como escolher o azulejo do banheiro
Na hora de escolher o azulejo, considere o estilo da decoração, o tamanho do ambiente, o orçamento disponível e o nível de manutenção desejado.
Há uma diversidade de materiais que compõem os azulejos disponíveis no mercado. Aqueles feitos de cerâmica oferecem o melhor custo-benefício; os hidráulicos são mais indicados para a criação de pontos de destaque.
O produto também pode ser feito de pedras naturais. “Essa opção requer mais atenção na limpeza. O estilo é mais natural e rústico”, indica a arquiteta Daiane Antinolfi.
Azulejos de porcelanato são opções versáteis. Revestimento azul Barlavento, da Portobello, no projeto do arquiteto Natan Hostins
Fabio Jr Severo/Divulgação
O porcelanato, por sua vez, é um dos mais recomendados para quem busca praticidade e versatilidade. Ele pode ser usado em áreas molhadas sem preocupações e é resistente a manchas.
Modelos lisos e claros ampliam visualmente recintos pequenos. “Peças maiores, que utilizam menos preenchimento, se posicionadas na diagonal, podem criar a sensação de espaço maior”, fala o arquiteto Marcos Serrano Miralles, do escritório homônimo.
Outro aspecto importante é o acabamento: acetinado, com brilho, ou fosco, ideal para quem busca elegância com menos reflexo.
Para iluminar melhor o ambiente, o arquiteto Marcelo Moura projetou uma claraboia e usou azulejos claros
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Qual é o preço de azulejos para o banheiro?
O preço pode variar de R$ 30 a 150, por metro quadrado. As características específicas do produto e o fornecedor podem gerar variações no custo. “Vale pensar em uma margem de segurança de 10% do valor, para compensar perdas e cortes do material”, ressalta Daiane.
Onde usar os azulejos no banheiro
Os azulejos podem ser usados nas áreas secas e molhadas. O mais comum é na parede, mas também funciona no piso, na bancada e no boxe. “O ideal é que toda área molhada esteja protegida por um revestimento que possa aguentar a umidade e evitar o bolor”, afirma a arquiteta Luciana Moreno.
É possível usar os azulejos também na bancada do banheiro. Projeto do escritório Roby Studio de Arquitetura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
É fundamental considerar, ainda, a planta do imóvel. “Em lugares nos quais a manutenção da tubulação é frequente, por exemplo, não recomendo o uso desse material”, comenta Luciana.
Banheiro com piso de azulejo demanda cuidados!
O piso de azulejo para banheiro deve priorizar a segurança. Modelos com acabamento antiderrapante são ideais para evitar escorregões.
Projeto da designer de interiores Cacau Ribeiro tem piso no padrão xadrez intercalando pastilhas cerâmicas 20 x 20, da Atlas, nas cores Malva e Cosmos
Keniche Santos/Divulgação
Boxe de banheiro com azulejos facilita o cotidiano
O revestimento de azulejos no boxe é mais do que indicado. Sobretudo os feitos de materiais resistentes a umidade, como cerâmica e porcelanato, que facilitam a limpeza e evitam problemas de infiltração. “Desde que tenham um bom rejunte na instalação, os azulejos podem durar muitos anos”, ressalta Marcos.
O azulejo da Mica trouxe um ponto focal para o ambiente. Projeto do Estúdio Villa
Sambacine/Divulgação
Como instalar azulejos no banheiro
A primeira etapa é a preparação da superfície, que deve estar limpa e uniforme. Em seguida, é feita a aplicação da argamassa sobre a qual os azulejos serão assentados. É fundamental garantir o alinhamento desejado e a distância mínima entre as peças indicadas pelos fornecedores.
Após a secagem, é feita a aplicação do rejunte, que deve ser adequado às condições de temperatura e umidade do ambiente. O ideal é que a instalação seja feita por profissionais especializados.
Como colocar espelhos na parede de azulejos do banheiro
Para instalar espelho sobre o azulejo existem dois caminhos: fitas adesivas de alta resistência ou buchas e parafusos com brocas próprias para cerâmica. Em ambas, o cuidado na fixação garante segurança e estética.
Para dar personalidade ao pequeno espaço, a arquiteta Ana Toscano usou azulejos geométricos, da Mica Azulejos, na cuba e nas paredes
Renato Navarro/Divulgação | Produção: Olivia Canato/Divulgação
As fitas são mais práticas, enquanto a realização dos furos garante maior durabilidade, mas pode demandar mão de obra especializada. Além disso, é preciso tomar cuidado com a medição para garantir alinhamento do acessório.
A seguir, confira mais deias de banheiros decorados com azulejos com diferentes aplicações, cores e acabamentos.
Banheiro com azulejo branco
O banheiro com azulejo branco é atemporal, funcional e elegante. O branco amplia visualmente o espaço e oferece uma base neutra para quem deseja caprichar nos acessórios e metais.
É possível contrastar os azulejos brancos com cores vibrantes, como no projeto do Estúdio Hugo Rapizo Arquitetura
Paula Chaffin/Divulgação
No projeto do arquiteto Marcelo Moura, a mesma parede recebeu tinta e azulejos brancos para equilibrar o visual
Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação
A madeira traz um toque acolhedor ao espaço minimalista revestido com azulejos brancos. Projeto do Estúdio Maré
Gisele Rampazzo/Divulgação
Projeto da arquiteta Marcia Müller usa os azulejos do tipo metro white, atemporais e vintages
André Nazareth/Editora Globo
O branco pode ser constante em todo o ambiente, inclusive nos azulejos. Projeto da arquiteta Daniela Zavagli
Miti Sameshima/Divulgação
O azulejo pode ter uma textura frisada no banheiro. Projeto do arquiteto Lucas Fernandes
Carolina Mossin/Divulgação
Com itens de madeira, o banheiro de azulejos brancos tem um visual clean. Projeto do escritório COTA760
Cris Farhat/Divulgação
Banheiro com azulejo off-white e bege
O azulejo bege ou variações, como off-white, aliam estilo clássico e versatilidade. Essa alternativa traz sensação de aconchego e combina bem com móveis de madeira, metais dourados ou pretos, e plantas. É indicado para quem quer um cômodo neutro, porém com mais calor do que o branco tradicional.
Os tons claros podem ser equilibrados com toques vibrantes na decoração. Projeto do arquiteto David Silva, do Studio Pipa Arquitetura
Luiza Schreier/Divulgação
O tom areia é uma alternativa neutra além do branco. Projeto do arquiteto Fabiano Ravaglia, do FPR Studio
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
O rejunte branco pode ser um detalhe decorativo dos azulejos beges. Projeto do escritório Metrópole Arquitetura e do arquiteto Vitor Penha
Rafael D’Andrea/Divulgação
Banheiro com azulejo colorido
Para quem quer ousar, o azulejo colorido é uma forma criativa de expressar estilo. Pode ser usado em faixas decorativas, em toda uma parede ou em formatos inusitados, como hexágonos ou zigue-zague.
O rosa é um diferencial no banheiro mais neutro. Projeto do escritório ZALC Arquitetura
Nathalie Artaxo/Divulgação
Os azulejos podem fazer uma composição de diferentes tons na parede. Projeto da arquiteta Kika Tiengo
Casa e Jardim/Divulgação
É possível ousar na combinação entre os azulejos e demais itens do banheiro. Projeto do escritório ARQVentura
Gisele Rampazzo/Divulgação
Projeto do escritório Volar Interiores usa tons fortes e terrosos inclusive nos azulejos
Favaro Jr /Divulgação
Projeto do escritório Mentô Arquitetura investe na tendência de rosa pastel para os azulejos do banheiro
Pedro Magalhães/Divulgação
Banheiro com azulejo verde
O azulejo verde tem se destacado como tendência e oferece elegância de forma natural. Tons como verde-esmeralda, oliva e menta são ótimos para composições sofisticadas, especialmente quando combinados com metais dourados ou detalhes em madeira. É uma escolha que remete à natureza e traz frescor.
As paredes podem ser revestidas por azulejos coloridos. Projeto de Coletivo de Arquitetos + Estudio Romanelli
Alicia Garcia/Divulgação
O azulejo verde foi importante para criar a atmosfera imersiva e destaca o piso claro. Projeto do escritório Balaio Arquitetura
Manuel Sá/Divulgação
Banheiro com azulejo estampado
O azulejo com estampas traz um visual diferenciado para o banheiro. É uma alternativa para trazer identidade de forma mais exclusiva.
O revestimento estampado nas paredes ganhou toques de acobreados nos detalhes. Projeto da arquiteta Manoela Fleck
Raiana Medina/Divulgação
Projeto assinado pelo escritório Casa Terra usa revestimento geométrico na parede, da Vianarte, para trazer toque vintage
Leila Viegas/Divulgação
A limpeza e a manutenção são essenciais nos banheiros com azulejos
Uma das principais formas de prolongar a vida útil dos azulejos é a prevenção, com limpezas e manutenção adequadas e periódicas. “É essencial manter as peças e o rejunte em boas condições para proteger contra infiltração e outros danos devido à umidade”, reforça Daiane.
Leia mais
No geral, a limpeza deve ser feita com produtos pouco abrasivos. “Quando o azulejo é liso, por exemplo, é possível usar água e sabão neutro. Quando os rejuntes são mais próximos, o aconselhado é usar uma escovinha para ajudar na retirada dos resíduos acumulados”, aconselha Luciana.