Banheiro com parede de vidro para o quarto: as vantagens + 10 inspirações

O banheiro aberto para o quarto é uma tendência em projetos que prezam pela integração total dos cômodos. Ao eliminar as divisórias, os dois espaços se tornam visualmente mais amplos, transmitindo leveza e luminosidade. A seguir, confira dicas para seguir esse conceito e projetos para se inspirar!
Leia mais
Muito comum em suítes, a proposta de banheiro aberto busca criar continuidade visual e atmosfera contemporânea. “O vidro amplia o olhar. A luz flui naturalmente, os reflexos se multiplicam e o ambiente parece respirar. Essa transparência transmite a sensação de calma e amplitude, mesmo em espaços compactos”, destaca a arquiteta e designer Ticiane Lima.
Com conceito aberto, a suíte no mezanino reúne dormitório, escritório, closet, lavatório e boxe com chuveiro. Projeto do escritório Ticiane Lima Arquitetura & Interiores
Renato Navarro/Divulgação
Quais são as principais vantagens do banheiro aberto para o quarto?
Em residências com metragem reduzida, é comum que os banheiros não tenham janelas. Nesse contexto, a integração com o quarto surge como alternativa para favorecer a entrada de luz natural e melhorar a ventilação, além de criar uma identidade visual marcante.
Envolto pelas esquadrias de alumínio e vidro, da Alutech, o banheiro tem pia esculpida em granito preto levigado, da Stone Raja, e banheira de imersão da SPAs Versati. Projeto do arquiteto Frederico Bicalho
Jomar Bragança/Divulgação
Como manter a privacidade em um banheiro com porta de vidro?
Para garantir privacidade em banheiros integrados, vale apostar em vidros jateados, canelados ou eletrocrômicos, que permitem controlar o grau de transparência conforme a necessidade. Cortinas leves e painéis de tecido são alternativas delicadas e funcionais. Plantas, quando usadas estrategicamente, também podem compor uma barreira visual.
Os acabamentos, por sua vez, assumem dupla função: delimitam os espaços e, ao mesmo tempo, criam uma conexão estética entre os ambientes, garantindo harmonia e continuidade.
A cama de ferro com visual vintage contrasta com a porta de correr com vidro canelado, da Arkos, que dá acesso ao banheiro. Mantas e almofadas azuis da Codex Home. Projeto da arquiteta Gabriella Machado
Paola y Renato/Divulgação
Antes de integrar o banheiro ao quarto, é fundamental analisar a planta estrutural da edificação para garantir que a parede a ser removida não contenha pilares, pontos hidráulicos ou shafts de manutenção do condomínio.
“Em banheiros com janela, também é importante pensar em soluções que bloqueiem a entrada de luz durante a noite, como persianas blackout ou outros elementos de vedação”, orienta o arquiteto Rafael Zalc, do escritório Zalc Arquitetura.
A proposta integra banheiro e quarto garantindo contemporaneidade e amplitude visual. Projeto do escritório Casulo
Joana França/Divulgação
Em projetos concebidos do zero, a integração pode ser planejada desde o início. Já em reformas, a proposta é viável, desde que a estrutura permita a criação de aberturas ou a remoção de alvenarias sem comprometer a segurança da edificação.
“Na área da bacia sanitária, sempre fazemos um boxe à parte, totalmente separado e privativo, fechado por porta e com ventilação natural ou exaustão própria. A ideia é deixar somente a área de bem-estar do banheiro, ou seja, o chuveiro, uma possível banheira e o lavatório, expostos e integrados”, diz a arquiteta Clarice Semerene.
A cabeceira de ladrilho hidráulico, da Dalle Piagge, integra-se ao banheiro permeável pela divisória de serralheria e vidro. O mesmo material foi aplicado em azul na bancada, nos nichos e na viga, contrastando com o preto que domina o ambiente. Projeto do escritório Zalc Arquitetura
Guilherme Pucci/Divulgação
Como harmonizar os demais elementos em ambos os cômodos?
Na composição, prefira tons neutros, texturas naturais e materiais que se complementem — como madeira e pedra — para garantir harmonia visual. Dormitório e banheiro devem seguir a mesma paleta de cores, criando unidade estética. Já a iluminação merece atenção especial: deve ser planejada com cuidado para reforçar o conforto e o bem-estar.
“Vários estilos podem se adequar a essa proposta. O mais importante é que os ambientes dialoguem entre si e se complementem visual e sensorialmente, garantindo uma leitura uniforme e coesa do conjunto”, completa o arquiteto Frederico Bicalho, à frente do escritório homônimo.
No projeto do arquiteto Romário Rodrigues, a integração entre os cômodos favorece a sensação de relaxamento
Felipe Petrovsky/Divulgação
Como fazer a limpeza dos vidros?
A higienização deve ser regular para evitar marcas. Jamais utilize materiais abrasivos, como ácidos e lixas, para não danificar o material. Priorize produtos específicos para vidros ou água e detergente neutro.
A seguir, confira mais projetos para te inspirar a aderir ao conceito de banheiro integrado ao quarto:
O revestimento escolhido para o banheiro também está presente na área da cabeceira, dando unidade visual. Projeto do escritório Zalc Arquitetura
Alexandre Disaro/Divulgação
No projeto do escritório Orto Arquitetura, os materiais se relacionam de forma harmônica
Ana Luiza Brinatti/Divulgação
Leia mais
A suíte recebe iluminação natural e integração total com o banheiro. Projeto da arquiteta Clarice Semerene
Júlia Tótoli/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima