Base neutra evidencia design brasileiro e vista para o mar em apartamento no RJ

Não estava nos planos do casal a mudança de endereço. Já confortáveis em um apartamento anterior — também assinado pelo arquiteto Henrique Ramalho (@henriqueramalhoarquitetura) —, Pablo Valentim e Louise Macchi acabaram reconsiderando quando surgiu a oportunidade de adquirir um imóvel amplo, linear e com vista para a Praia de Icaraí, em Niterói, RJ. O novo lar, apesar de bem conservado, pedia uma reforma completa para acompanhar a nova fase da família, com a filha Milena e a convivência com o cachorro e o gato. O resultado é uma morada de 200 m² que traduz uma ideia clara: viver com praticidade, conforto e sem excessos, sempre com o mar como pano de fundo.
RETRATO | O casal Pablo Valentim e Louise Macchi está com a filha Milena e o cachorro da família na sala de estar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
“O relacionamento com os clientes vinha de longa data. Já havia confiança e uma sintonia muito grande, o que facilitou bastante o processo”, conta o arquiteto.
A partir desse vínculo, o projeto foi desenvolvido com foco em uma linguagem moderna e contemporânea, priorizando soluções funcionais e estética limpa, sem abdicar da personalidade.
SALA DE ESTAR | Uma das características do apartamento é que todos os ambientes se voltam para o mar, enquanto as paredes em tom cinza claro criam uma base neutra que destaca elementos marcantes, como a viga em concreto aparente. Cortina em linho branco executada pela Sally Ramos. Sobre as mesas de centro de apoio, vasos de cerâmica adquiridos na Casa Ocre. Tapete da loja Mãos do Oriente
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
A principal intervenção na planta foi a integração entre cozinha e sala — um pedido central dos moradores. Para garantir flexibilidade no uso cotidiano, o profissional criou uma grande porta de correr em laca verde, que permite ora unir os ambientes, ora os isolar.
SALA DE JANTAR | A porta de correr desenhada pelo escritório e executada em laca verde pelo marceneiro Francisco Retamiro, responsável também pelo pórtico e armários, isola a cozinha quando necessário. Mesa de jantar Concrete, do estudiobola, na LZ Studio. Cadeiras Torno, do Ateliê Gustavo Bittencourt. Trio de luminárias pendentes Corda, de Guilherme Wentz. Fruteira da Ekko Home. Quadro assinado por Ricardo Homem. Piso de porcelanato da Ekko Revestimentos
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
“A ideia era ter um espaço social fluido, mas com a possibilidade de separar a cozinha quando necessário, sem perder identidade”, explica Henrique. Ainda neste cômodo, a ilha central com cooktop foi posicionada de forma estratégica, para permitir cozinhar de frente para o horizonte fluminense.
COZINHA | Quando abertas, as portas de correr integram a cozinha ao jantar. A ilha feita de Ultracompact branco, da Marmoraria Marmi Granitti, com cooktop vitrocerâmico e coifa de inox, ambos da Elettromec, permitem cozinhar com a vista do mar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
Outro movimento importante foi a ampliação da suíte do casal, que ganhou um closet generoso no lugar do antigo quarto de serviço. No restante do apartamento, a estrutura original foi preservada, visto que a planta se mostrava bem resolvida.
Leia mais
Após a reforma, o imóvel passou a contar com sala e cozinha integradas, varanda, sala de TV, escritório, brinquedoteca, quarto da filha, banheiro exclusivo para ela, suíte do casal, banheiro social e área de serviço. Todos os ambientes se voltam para o mar — uma característica rara nos edifícios da orla de Icaraí e um dos grandes trunfos do projeto.
SUÍTE CASAL | Clean, o espaço de dormir ganha aconchego com banco e bancada desenhados pelo escritório e executados com acabamento de madeira freijó pelo marceneiro Francisco Retamiro. Cadeira Mabelle, do estudiobola, no Espaço Loft. Na parede da cabeceira, trio de quadros da Ekko Home. Cortina de linho branco, da Sally Ramos
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
Na área social, a materialidade ajuda a reforçar a atmosfera contemporânea. O piso de porcelanato e as paredes em tom cinza claro criam uma base neutra, que destaca elementos marcantes como a viga em concreto aparente e o painel deslizante em laca verde.
Leia mais
A marcenaria em folha de freijó natural aquece os espaços e equilibra a composição. “Nosso maior desafio foi criar um projeto minimalista, sem que ele parecesse frio ou impessoal”, comenta o arquiteto.
SUÍTE CASAL | O cachorro da família está ao lado da cama Less, do estudiobola, na LZ Estudio, com roupa de cama da Artelassê. Sobre o gaveteiro lateral de laca branca, executado pelo marceneiro Francisco Retamiro, está a luminária de parede Bauhaus, da Lumini. Vaso cerâmico da Casa Ocre. Quadro assinado por Antonio Bokel. Tapete da Casa Julio
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
O mobiliário segue a mesma lógica. Algumas peças do acervo dos moradores foram mantidas, como as poltronas Benjamin, de Gustavo Bittencourt, e o sofá modular Bilbau, em lona cinza estonada. Ao redor delas, novas aquisições de design brasileiro contemporâneo completam a decoração, entre elas a icônica poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, as cadeiras Torno, de Gustavo Bittencourt, e as luminárias pendentes Corda, de Guilherme Wentz. Cortinas de linho branco, tapete em tom de areia e a vista constante para o mar reforçam a sensação de leveza.
QUARTO DA FILHA | A marcenaria em três tons – rosa, cinza e madeira freijó – traz alegria e personalidade ao quarto, com desenho do escritório e execução do marceneiro Francisco Retamiro. Roupa de cama da Artelassê. Tapete da loja Mãos do Oriente. Cortina de linho branco, da Sally Ramos. Cadeira do acervo dos moradores
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação
Já na suíte do casal, a marcenaria de linhas retas e desenho preciso cria um clima sereno. O quarto da filha recebeu mobiliário sob medida, pensado para acompanhar o crescimento de Milena com funcionalidade. A marcenaria desenhada pelo escritório brinca com rosa, cinza e madeira freijó, o que traz personalidade e alegria ao cômodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima