Begônia maculata: como cultivar e usar a planta ‘estampada’ na decoração

A begônia maculata (Begonia maculata cv. ‘Wightii’) é uma das plantas ornamentais mais buscadas para a decoração de interiores. Suas folhas alongadas, pontiagudas e assimétricas possuem um inconfundível padrão de manchas brancas e verso vermelho. Além da estética encantadora, essa espécie se adapta bem a locais com luz indireta, ideal para o cultivo em ambientes internos.
Com os cuidados corretos — regas moderadas, substrato bem drenado e proteção contra sol direto — ela pode manter suas folhas vibrantes e saudáveis o ano todo. Confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de comprar a espécie!
Leia mais
Características da begônia maculata
A Begônia maculata foi uma das espécies responsáveis pela popularidade do gênero durante a pandemia
Pexels/Eva Bronzini/Creative Commons
Nome científico: Begonia maculata cv. ‘Wightii’
Família: Begoniaceae
Origem: nativa do Brasil, em regiões de Mata Atlântica e áreas tropicais úmidas, mas o cultivar ‘Wightii’ foi selecionado.
Porte: pequeno, de 5 a 20 cm.
Caule: semi-herbáceo, ereto, mas tende a inclinar conforme cresce.
Folhas: assimétricas, com base oblíqua e ponta afilada, lembrando uma asa, o que rendeu o nome popular asa-de-anjo.
Cores: verde-oliva ou verde-escuro com manchas brancas bem definidas. Face inferior vermelha a bordô intensa.
Embora tenha ficado conhecida pela estampa de suas flores, a begônia maculata encontrada na natureza possui folhas totalmente verdes. O padrão queridinho pelos amantes de plantas foi criado e aperfeiçoado por produtores. “Isso fica claro no nome científico, Begonia Maculata cv. wightii. Este ‘cv’ significa cultivar”, afirma Gerson Júnior, proprietário da Império dos Vasos e Flora.
Begônia maculata: como cuidar
A begônia maculata demanda ambientes de meia sombra e úmidos
Unsplash/feeypflanzen/CreativeCommons
No cultivo da begônia maculata, a dica de ouro é aproximar-se das condições de iluminação, temperatura e umidade das matas tropicais, de onde é originária.
Solo: fértil e rico em matéria orgânica.
Iluminação: luz indireta, com muita claridade. Evite luz solar direta, sob risco de queimar as folhas.
Clima: tropical, com temperaturas entre 18 °C e 30 °C, e alta umidade, acima de 45%. Em meios secos, borrife água nas folhas e no caule regularmente; o uso de umidificadores também é eficaz.
Rega: de duas a três vezes por semana. “O solo deve estar apenas úmido, com o cuidado de não o deixar encharcado para evitar fungos ou acabar levando à falência planta. É preciso permitir que a superfície seque entre as regas”, orienta a paisagista Clariça Lima.
Adubação: uma vez por mês, com NPK balanceado.
Poda: de manutenção e limpeza, retirando folhas velhas e as flores secas.
Quando bem cuidada, a begônia maculata costuma durar de dois a três anos. “Mas, como a maior dificuldade no cultivo da begônia é a quantidade de rega, mantendo o solo úmido e uma boa manutenção, sua durabilidade pode ser bem longa”, completa Clariça.
Problemas no cultivo de begônia maculata
A begônia fornece sinais claros de que algo não vai bem. As folhas murchas e reclinadas ou a queda acentuada das mesmas costumam ser um indicativo de falta de água. Para que se recupere, basta regá-la. “Por outro lado, caule amarelado e amolecido, com aspecto apodrecido, significa água demais”, alerta a paisagista Rayra Lira.
Begônia maculata tem flor?
Raras, as flores da begônia maculata podem surgir durante a primavera
Annemarie Ahrens-Stehle/Pl@nt Net/CreativeCommons
Sim, a begônia maculata produz pequenas flores brancas ou rosadas, agrupadas em inflorescências pendentes. Isso pode acontecer uma vez por ano durante a primavera.
“São poucas as vezes que a espécie dá flores, contudo, quando isso acontece, as folhas tendem a perder a força e parecerem murchas, mas isso é um processo natural da planta e ela não irá morrer”, alerta Gerson.
Como cultivar begônia maculata em vasos
A begônia maculata é uma espécie de porte pequeno que pode ser tranquilamente cultivada em vasos
Esalflores/Divulgação
A begônia maculta não só pode ser cultivada em vasos, como prospera nesse cultivo. A melhor época para o plantio é durante o outono, com temperaturas amenas. Para isso, separe um vaso ou cachepô com no mínimo 15 x 20 cm, e furos no fundo para o escoamento da água.
Em um vaso, faça uma camada de drenagem com argila expandida para facilitar o escoamento.
Escolha um substrato rico em matéria orgânica, sendo uma parte de terra de jardim e duas partes de composto orgânico.
Preencha o vaso até a metade e posicione a muda no centro.
Preencha até a borda e afofe com as mãos, firmando bem a begônia.
Caso a muda já esteja bem desenvolvida, forneça um tuto para sustentá-la.
Como usar a begônia maculata na decoração
A begônia maculata é uma espécie ideal para cultivo em ambientes internos. “Mantenha-a em locais de sombra ou meia-sombra, com algumas horas de sol fraco durante a manhã ou no final da tarde, como perto de uma janela”, indica Rayra.
No projeto da arquiteta Carolina Penna, a mesa lateral do acervo dos moradores serve de apoio para a begônia maculata
Guilherme Pucci/Divulgação
Disposta sozinha, ela é um ícone de sofisticação botânica, assemelhando-se a uma escultura. Suspensa, em prateleiras, suportes ou pedestais, o formato de asa das folhas é realçado.
Em composições, aposte em folhagens contrastantes, como marantas e filodendros, para criar um jardim de texturas.
A begônia maculata também pode ser utilizada em composição com outros vasos e folhagens
Pexels/Jardín De Neko/Creative Commons
Você pode cultivá-la em vasos de cerâmica ou cimento para um visual mais rústico, ou em cachepôs metálicos para uma pegada moderna.
Como fazer mudas de begônia maculata
A begônia maculata começou a ser comercializada em larga escala a partir de 2021
Esalflores/Divulgação
A multiplicação da begônia maculata pode ser feita por estaquia do caule ou das folhas. No primeiro caso, basta cortar a ponta de um caule e inseri-lo em um recipiente com água. Troque a água diariamente até observar o desenvolvimento das raízes, quando o caule pode ser transferido para um vaso com substrato ideal.
Na segunda opção, corte uma folha em pequenos pedaços, garantindo que cada um tenha uma veia principal. Em seguida, basta colocar os pedaços em um copo com água ou diretamente em um substrato leve e drenável, como uma mistura de fibra de coco, carvão moído e composto orgânico.
Leia mais
Begônia maculata é tóxica? Venenosa para cães e gatos?
A begônia maculata deve ser cultivada longe do alcance de crianças e animais de estimação
Pexels/Sasha Kim/Creative Commons
Cuidado com o acesso de crianças e pets à begônia maculata, pois se trata de uma planta tóxica, caso ingerida. O motivo é o oxalato de cálcio, que pode causar salivação excessiva, dificuldade para engolir, inchaço da língua e da boca, vômito e dificuldade respiratória. Em caso de ingestão, procure um médico ou veterinário imediatamente.
Begônia maculata preço e onde comprar
O valor da begônia maculata, que chegou a R$ 400 durante a pandemia, hoje, gira em torno de R$ 100. “Sem dúvida, ainda vale o investimento. Para aqueles que apreciam a presença das plantas em casa, é uma espécie singular. É como ter uma obra de arte da natureza em exposição”, diz Elizeu de Almeida, florista da Esalflores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima