Branco e verde predominam na decoração de apartamento de 36 m² com varanda

Com apenas 36 m², este apartamento em um edifício antigo no Leblon, no Rio de Janeiro, foi decorado com mobiliários antigos da família dos proprietários, além de novos elementos que refletem a essência dos anos 1950. O projeto foi idealizado pelos arquitetos Danilo Jeovani de Paula e Renan de Toledo Guimarães, do escritório Sensum Arquitetura (@sensumarquitetura).
Leia mais
“O imóvel carrega uma forte memória afetiva. Os clientes viveram diferentes fases da vida ali, e o apartamento pertenceu à mãe de um deles. Dessa herança, trouxemos alguns móveis, como a cama”, destaca Danilo.
“Nosso objetivo foi valorizar esse olhar bucólico e, ao mesmo tempo, contar um pouco dessa história. Procuramos respeitar a construção original, destacando o que há de mais especial em sua arquitetura”, completa Renan.
SALA | Piso de porcelanato Biancogres Nantes Cream Satin, fornecido pela Ekko Revestimentos. Marcenaria da RS Nespoli. Objetos decorativos da Casa Ocree e da Ekko Home
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
O apê foi reformado para servir como aluguel de temporada, com a possibilidade de ser utilizado por um dos filhos dos proprietários no futuro. O principal pedido deles foi garantir o aproveitamento e a integração total dos espaços.
SALA | Os nichos na parede abrigam objetos decorativos. O sofá caramelo e a marcenaria conferem ‘calor’ ao espaço de base neutra. Marcenaria da RS Nespoli. Quadro de Thomaz Velho
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
Assim, os profissionais integraram a antiga varanda de serviço e da cozinha para ampliar a sala de estar, onde eles também desenharam nichos na parede, os quais funcionam como apoio ao sofá e abrigam prateleiras que auxiliam na organização dos objetos decorativos.
COZINHA | Com armários brancos projetados abaixo da bancada, o ambiente é minimalista e atemporal. Marcenaria da RS Nespoli. As cadeiras Thonet complementam a mesa de jantar, a qual ganhou tampo de mármore antigo. Torneira modelo Nova DocolVitaliso
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
Na cozinha, os arquitetos apostaram em uma bancada com armários acoplados, garantindo mais amplitude ao cômodo. A mesa de jantar, com tampo de mármore, ganhou companhia das clássicas cadeiras Thonet numa composição que, para Danilo e Renan, remete ao charme dos anos 1950.
COZINHA | Os armários ganharam efeito de ripado para alongar visualmente o espaço e garantir a sensação de pé-direito mais alto. Bancada de granito Branco Siena Escovado
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
A paleta de cores do projeto é composta, basicamente, por verde e branco. A tonalidade neutra destaca a pintura verde das esquadrias da varanda, bem como as plantas colocadas em cantos pontuais do imóvel.
QUARTO | Os banquinhos de madeira funcionam como mesa de cabeceira. Roupa de Cama da Cortinaria. Quadro de Fernanda Santos Art
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
As esquadrias e os armários embutidos do quarto são as únicas estruturas originais mantidas na reforma. O resto é novo, incluindo o sistema elétrico e hidráulico.
Leia mais
O banco da varanda foi revestido de forma contínua com a mesma cerâmica do piso externo, emoldurando a vista arborizada da capital fluminense e fortalecendo a conexão entre a cidade e o interior do apê.
INTEGRAÇÃO | O pequeno apartamento é totalmente integrado, sem divisões visuais entre a sala, o banheiro e o quarto. Ao fundo, a prateleira com as samambaias foi pintada da mesma cor das esquadrias, a tinta Verde-musgo, da Suvinil. A cama era dos proprietários
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
Outro elemento que ajuda no conceito “continuidade” são os painéis verticais, presentes na parede atrás da cama e na parede atrás da bancada da cozinha, ao lado da porta de entrada.
BANHEIRO | Feita de granito Branco Siena Escovado, a cuba encaixada na parede melhora a circulação no cômodo. O revestimento Khali Off White Ma, da Eliane, foi aplicado na vertical, contribuindo com a sensação de amplitude
Renata Freitas/Divulgação | Produção: Pualani di Giorgio/Divulgação
No banheiro, um destaque é a cuba projetada com encaixe na parede, otimizando o uso e a circulação do cômodo. Além disso, o revestimento aplicado com paginação vertical confere leveza e a sensação de pé-direito mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima