Branco, volumetria e privacidade marcam projeto de casa minimalista em MG

Uma casa de 770 m² em um condomínio em Lavras, Minas Gerais, foi projetada do zero para refletir um desejo dos moradores: viver em um espaço minimalista, mas acolhedor, onde a luz natural, os materiais suaves e a arquitetura introspectiva fossem os verdadeiros protagonistas.
Leia mais
O responsável por dar forma a esse sonho foi o arquiteto Túlio Marinho, do escritório homônimo (@tuliomarinho.arq), que conduziu o projeto de arquitetura e de interiores.
FACHADA | A casa é fechada por um painel vertical superior de ACM branco, material composto por alumínio e núcleo de polietileno. Na entrada, porta frisada em laca e piso de fulget areia. Nas paredes, textura Effetti Predial, na cor Branco Areia, da iBratin
Cecília Neves/Divulgação
A residência é de um casal jovem com um filho recém-nascido, e foi pensada para acompanhar todas as fases da vida da família — inclusive com recursos de acessibilidade, como um elevador que conecta os três pavimentos.
“Eles queriam uma morada que respirasse leveza. Uma arquitetura que não precisasse de excessos para se fazer presente, mas que, em sua essência, traduzisse calma, beleza e propósito”, conta Túlio.
FACHADA | A calçada recebeu paisagismo do Studio Olea Paisagismo, que usou espécies como maranta-charuto e filodendro-ondulato, para cobrir o muro do imóvel
Cecília Neves/Divulgação
A distribuição do imóvel privilegia a fluidez entre os cômodos internos e o máximo de privacidade em relação ao exterior. Os jardins internos, as visadas cruzadas e o uso de transparências reforçam o clima sereno, enquanto a fachada é revestida por um elemento vertical superior e paisagismo ao redor.
“Era importante que, mesmo com a integração entre os ambientes internos, a casa se mantivesse resguardada do exterior, como um refúgio silencioso que se abre apenas para quem faz parte da sua intimidade”, explica o arquiteto.
COZINHA | A bancada feita de Bianco Statuario Venato Acetinado, da Marmoraria Sóter, recebeu banquetas Fly, da Gottems. Marcenaria executada com MDF Brisa, da Guararapes, pela Abreu Móveis Planejados
Cecília Neves/Divulgação
No térreo, living, sala de jantar e cozinha se integram em um único fluxo contínuo, ao lado de escritórios, academia, espaço gourmet, piscina e sauna.
Já o pavimento superior concentra as quatro suítes, o family room e o spa da suíte principal. Na parte inferior, ficam a garagem, a sala de jogos, a lavanderia e as dependências de serviço.
PÁTIO COBERTO | Com volumetria, este espaço foi coberto por estrutura metálica elevada com grandes panos de vidro que “conversam” com os ambientes internos, por isso recebeu o mesmo piso de porcelanato Munari Branco, da Eliane. Sofá Plataforma, com tecido off-white, da Franccino, loja que também forneceu o par de poltronas Zago, de corda azul, e o pufe Tris, na mesma tonalidade
Cecília Neves/Divulgação
O pátio interno foi coberto por estrutura metálica elevada, que colaborou para reunir estética, conforto e função, características que permeiam o projeto.
Trabalhar o minimalismo foi, segundo Túlio, um desafio de coerência. Cada decisão — do desenho da planta às escolhas dos revestimentos — foi pensada para sustentar o conceito de simplicidade com profundidade emocional.
ESCADA | Os degraus de madeira cumaru se destacam sobre a base neutra — do piso em porcelanato Munari Branco, 120 x 120 cm, da Eliane, aos painéis laterais e do fundo em laca off-white
Cecília Neves/Divulgação
A decoração adota uma paleta clara e monocromática, pensada para valorizar a luz natural e suavizar os contrastes.
Os tons off-white ganham textura em elementos, como a fachada com acabamento sutilmente rugoso, que funciona como tela para as sombras das árvores do jardim.
LAVABO | Nesta área do lavabo, o preto predomina com revestimento Ecobrick Stone Nero, da Castelatto, na parede, e bancada de granito Via Láctea, executada pela Marmoraria Sóter. Cuba de Ultracompacto Bianco Nebbia. Torneira da Deca
Cecília Neves/Divulgação
LAVABO | De um lado, o espaço recebeu painéis de parede e banco de MDF Freijó, da Guararapes, com execução da Abreu Móveis Planejados. Ao fundo, o pano de vidro permite a visão do jardim externo
Cecília Neves/Divulgação
Internamente, o destaque vai para a madeira freijó, usada em painéis e portas, aquecendo a base neutra e trazendo conforto visual. “Essa madeira conversa com os outros materiais com suavidade, sem destoar, adicionando pontos de aconchego e sofisticação”, diz Túlio.
SUÍTE | O painel ripado de laca off-white funciona como fundo do aparador, o qual abriga objetos da Jares Móveis. Poltrona Celina, da Franccino. Piso de porcelanato Munari Branco, 120 x 120 cm, da Eliane
Cecília Neves/Divulgação
Se as áreas sociais apresentam uma linguagem mais limpa, os cômodos íntimos ganham toques pessoais, com marcenaria planejada e peças de família.
Leia mais
“O projeto conseguiu traduzir perfeitamente o que sonhávamos: uma casa acolhedora, funcional e cheia de personalidade. Cada detalhe tem um significado especial para nós”, conta o morador, o empresário Leandro Avelar.
ÁREA GOURMET | Bancadas e backsplash executados com granito cinza andorinha escovado. Cadeiras e banquetas Zurique, da Art Ferro, no mesmo tom. Marcenaria de lâmina de freijó, material também usado no teto com recorte de gesso, com execução da Abreu Móveis Planejados
Cecília Neves/Divulgação
“Cada espaço foi pensado como parte de um todo integrado, em que a conexão entre ambientes se dá não apenas fisicamente, mas também sensorialmente”, completa o arquiteto.
PISCINA | A piscina ganhou revestimento da marca Eliane, além de paisagismo assinado pelo Studio Olea Paisagismo. Chaises Gava, da Franccino. Ao fundo, fica a sauna, cujo interior é de granito cinza andorinha escovado, da Marmoraria Sóter
Cecília Neves/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima