Casa Eames House, em Los Angeles, reabre após ser quase destruída em incêndio

Devido aos danos causados pelo incêndio que atingiu o bairro Pacific Palisades, em Los Angeles, Estados Unidos, em janeiro deste ano, a casa Eames House — ícone da arquitetura modernista — reabriu para visitantes, agora com a meta de servir como um espaço comunitário.
O imóvel, projetado pelos designers Charles e Ray Eames na década de 1940, não foi queimado, mas a fuligem e a fumaça que chegaram na região foram o suficiente para exigir uma árdua manutenção.
Leia mais
Foram quase sete dias para remover completamente o produto retardante de chamas derramado no exterior da residência para impedir o avanço do fogo. O restauro também desterrou os canteiros da propriedade para que o solo pudesse ser reposto, removendo possíveis materiais tóxicos.
Aproveitando a reinauguração do imóvel, o estúdio do casal Charles e Ray Eames foi aberto pela primeira vez ao público
Instagram/@eamesoffice/Reprodução
Construída nos anos 1940, a Eames House foi um projeto experimental de Charles e Ray Eames, onde eles também trabalharam e moraram até o final de suas vidas — ele faleceu em 1978, e ela, dez anos depois.
Leia mais
Desde então, a casa foi preservada praticamente como eles a deixaram, funcionando como um memorial administrado pela Eames Foundation, que mantém os ambientes e os objetos originais, contando a história do casal e sua filosofia de design.
O imóvel é considerado Marco Histórico Nacional e está presente no Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA.
Charles e Ray Eames se mudaram para a casa em 1949 e viveram lá pelo resto de suas vidas. Hoje, o imóvel é um ponto cultural na cidade de Los Angeles
Instagram/@eamesoffice/Reprodução
A atual sobrevivência da construção passa pela proatividade de seus administradores. Com o crescente número de incêndios florestais na Califórnia, em 2011 a fundação começou a fazer intervenções para tornar a casa mais resistente. Esses esforços ganharam maior urgência após o incêndio Getty, em 2019.
Os eventos de reabertura da Eames House receberam líderes locais, vizinhos e sobreviventes do incêndio mais recente, transformando o espaço em um ponto de encontro cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima