Uma casa de 334 m² em Piracicaba, SP, passou por uma transformação profunda para se tornar exatamente o que seus moradores sempre imaginaram: um lar aberto ao verde, fluido e feito para reunir. O projeto capitaneado pelo escritório Cris Furlan Arquitetura (@crisfurlanarquitetura) alinhou arquitetura e interiores a um modo de viver que valoriza integração, convivência e contato constante com a área externa.
LIVING INTEGRADO | A reforma da casa de 334 m² valorizou a convivência por meio de ambientes sociais integrados em conexão com a área externa. Ao fundo, o muro de vidro espelhado amplia a percepção espacial e reflete o paisagismo idealizado e executado por Spagnhol Plantas Ornamentais, com o maciço de guaimbê ao longo da borda da piscina
Junior Favaro/Divulgação
A família, composta por um casal e suas duas filhas adolescentes, tinha um desejo claro desde o início: criar uma morada conectada ao jardim e à piscina, onde os ambientes sociais funcionassem como uma grande extensão do lazer ao ar livre. “Eles queriam que a casa se abrisse para o verde e que os espaços conversassem entre si, sem barreiras rígidas”, diz a arquiteta Cristiane Furlan, à frente do escritório.
Distribuída em dois pavimentos, a morada tem, no térreo, a área social, que se organiza de forma contínua, integrando sala de estar, de jantar, cozinha e gourmet à área externa e à piscina. Já o pavimento superior abriga as dependências íntimas, com quatro suítes amplas.
SALA DE JANTAR | A mesa de jantar, da Lider Interiores, com tampo de quartzito Napoleon Bordeaux, da Michelangelo Mármores, foi composta com cadeiras da Escal, na loja Artzzi, estofadas em linho, além de luminárias pendentes de vidro, que valorizam o conjunto e o pé-direito. À frente, os painéis deslizantes de muxarabi com acabamento de laca, desenho exclusivo do escritório, delimita a área gourmet e promovem flexibilidade de uso e controle visual entre os espaços. À direita, os painéis deslizantes em madeira possibilitam o fechamento da sala de TV. Piso de porcelanato da marca Roca, adquirido na loja Spazio Pisos e Revestimentos
Junior Favaro/Divulgação
Segundo a arquiteta, um dos principais desafios do projeto foi equilibrar integração e funcionalidade, especialmente na cozinha. A solução veio por meio de painéis deslizantes de muxarabi, que permitem isolar o cômodo quando necessário ou fazê-lo desaparecer visualmente.
Leia mais
“Com esses painéis, a casa muda completamente de configuração. Não é apenas uma transformação estética, mas também de uso”, afirma Cristiane.
ÁREA GOURMET | O espaço tem cozinha projetada pelo escritório, com marcenaria executada pela Todeschini Piracicaba, composta por MDF amadeirado e MDF em cor sólida. A pedra moledo traz textura, enquanto o teto de madeira tauari, fornecida pela Indusparquet, garante aconchego
Junior Favaro/Divulgação
Os proprietários destacam que essa flexibilidade foi essencial para o dia a dia. “O que sempre desejamos era uma casa com a área social totalmente integrada, um espaço onde toda a família pudesse estar conectada”, contam Rodrigo Bolutavicius e Vanessa Bolutavicius, empresários. “O maior desafio foi unir essa integração com a praticidade do cotidiano, e hoje sentimos que o projeto traduz exatamente esse equilíbrio”, comemoram.
ÁREA GOURMET | Bancadas e backsplash são de lâmina ultracompacta, enquanto a bancada em altura de mesa é de madeira maciça, produzida pela Casa Maciça. Cadeiras Olga, com design de Henrique Schreiber
Junior Favaro/Divulgação
Outro ponto importante foi a criação de um espaço gourmet totalmente aberto, porém coberto, pensado para receber com conforto. Para isso, foi desenvolvida uma ilha feita com lâmina ultracompacta, capaz de resistir ao uso externo. A área se tornou um dos principais pontos de encontro do lar, especialmente nos fins de semana.
O estilo do projeto é contemporâneo, suavizado por toques orgânicos. Linhas retas dialogam com curvas sutis, enquanto materiais naturais trazem aconchego à composição. A paleta aposta em tons neutros — como branco, bege e cinza claro — combinados a terrosos, madeira natural e o verde das plantas, que funciona como cor viva complementar. “Usamos uma base neutra justamente para permitir mais ousadia no mobiliário e nos objetos”, explica a arquiteta.
LAVABO | A cuba esculpida desenhada pelo escritório foi executada com mármore e madeira. A ambientação é valorizada pela parede de luz em tela tensionada, da Tensoflex, pelo espelho em tom grigio e pelo teto de madeira tauari, da Indusparquet. Metais da Docol
Junior Favaro/Divulgação
Entre os materiais de destaque estão o mármore branco Paraná, presente nas bancadas dos banheiros; a madeira tauari natural no teto; a pedra moledo; além das lâminas ultracompactas usadas na cozinha e no gourmet.
No lavabo, a tela tensionada cria um efeito contemporâneo, enquanto o vidro refletivo no muro do fundo amplia visualmente o espaço e reforça a integração com o jardim.
PISCINA | A piscina com revestimento da marca Pasinato tem um jasmim-manga, que atua como elemento escultórico central do espaço. Ao fundo, o gazebo de estrutura metálica, com fechamento de vidro e cobertura em palha, ganhou um muro verde executado pela Muro Verde Paisagismo, criando uma área de estar sombreada e acolhedora. O espaço gourmet é estruturado por uma ilha executada integralmente em lâmina ultracompacta, resistente às intempéries, que abriga a churrasqueira a gás. Ao lado, o estar do gourmet é composto por mobiliário da Breton e mesa de centro listrada, com desenho exclusivo do escritório, executada com mármore branco e preto. Quadro de João Migotto
Junior Favaro/Divulgação
Na decoração, peças do acervo da família ganharam protagonismo. A estante foi desenhada sob medida para acomodar objetos pessoais e memórias afetivas, reforçando o caráter autoral do projeto. Obras de arte, como o quadro de João Migotto no gourmet externo, pontuam os ambientes.
O mobiliário combina design brasileiro e peças desenhadas especialmente para a casa. Na sala de estar, o sofá e a poltrona criadas pelas irmãs Lilly e Renata Sarti dividem espaço com a mesa de jantar com tampo de quartzito Napoleon Bordeaux, enquanto, na área de estar do gourmet, a mesa de centro de mármore listrado foi desenhada sob medida pelo próprio escritório.
SUÍTE CASAL | A marcenaria desenhada pelo escritório e executada com MDF pela Todeschini compõe a paleta neutra, enquanto o painel de couro natural agrega textura ao espaço. A composição é finalizada com cama estofada de linho e luminária lateral junto à cabeceira da marca Usina Design. Cortina de tecido telado, com execução D&A
Junior Favaro/Divulgação
O paisagismo, idealizado pelo escritório e com execução da Spagnhol Plantas Ornamentais, foi concebido a partir de uma seleção de espécies tropicais, com foco em volumetria, textura e integração com a arquitetura. Destaca-se o jasmim-manga, posicionado junto à piscina, que atua como elemento escultórico central do espaço. Ao longo do muro, o guaimbê forma um maciço vegetal denso e contínuo, contribuindo para privacidade e enquadramento visual.
Leia mais
Ao fundo da área externa, o gazebo, em estrutura metálica, com fechamento em vidro e cobertura de palha, com muro verde executado pela Muro Verde Paisagismo, cria uma área de estar sombreada e acolhedora. Ao lado, a área e estar da piscina se conecta com o gourmet interno.
BANHEIRO CASAL | A bancada de mármore branco Paraná, com espelhos aéreos, assume papel central no projeto, como elemento divisor entre a área molhada e a área seca do banheiro. A luz incide tanto de forma zenital, por meio de aberturas superiores, quanto lateralmente, através de painéis ripados de alumínio, com acabamento de inox escovado, executados pela Linear Esquadrias de Alumínio, que filtram a luz natural e garantem privacidade ao ambiente
Junior Favaro/Divulgação
A suíte do casal foi concebida a partir de uma paleta de tons neutros associada ao uso de madeira, o que trouxe uma atmosfera acolhedora e atemporal. A marcenaria em MDF, de desenho do escritório, organiza o espaço com funcionalidade e unidade visual, enquanto o painel de couro natural agrega textura ao conjunto.
O banheiro da suíte reflete um refúgio particular, onde a iluminação natural assume papel central: incide tanto de forma zenital, por meio de aberturas superiores, quanto lateralmente, por meio de painéis ripados de alumínio, com acabamento em inox escovado, que filtram a luminosidade e garantem privacidade.
BANHEIRO | O espaço conta com banheira de imersão, da Doka, posicionada de forma integrada ao jardim, o que garante a contemplação do céu e da vegetação, reforçando a conexão entre interior e exterior e a proposta de bem-estar
Junior Favaro/Divulgação
O cômodo ainda conta com banheira de imersão, posicionada de forma integrada ao jardim, o que permite contemplar do céu e a vegetação — reforçando a conexão entre interior e exterior e a proposta de bem-estar do projeto.
“Cada escolha foi pensada para que os moradores se reconhecessem plenamente nos espaços”, resume Cristiane. O resultado é uma casa contemporânea, acolhedora e viva — feita para receber, conviver e celebrar o cotidiano em constante diálogo com a natureza.
LIVING INTEGRADO | A reforma da casa de 334 m² valorizou a convivência por meio de ambientes sociais integrados em conexão com a área externa. Ao fundo, o muro de vidro espelhado amplia a percepção espacial e reflete o paisagismo idealizado e executado por Spagnhol Plantas Ornamentais, com o maciço de guaimbê ao longo da borda da piscina
Junior Favaro/Divulgação
A família, composta por um casal e suas duas filhas adolescentes, tinha um desejo claro desde o início: criar uma morada conectada ao jardim e à piscina, onde os ambientes sociais funcionassem como uma grande extensão do lazer ao ar livre. “Eles queriam que a casa se abrisse para o verde e que os espaços conversassem entre si, sem barreiras rígidas”, diz a arquiteta Cristiane Furlan, à frente do escritório.
Distribuída em dois pavimentos, a morada tem, no térreo, a área social, que se organiza de forma contínua, integrando sala de estar, de jantar, cozinha e gourmet à área externa e à piscina. Já o pavimento superior abriga as dependências íntimas, com quatro suítes amplas.
SALA DE JANTAR | A mesa de jantar, da Lider Interiores, com tampo de quartzito Napoleon Bordeaux, da Michelangelo Mármores, foi composta com cadeiras da Escal, na loja Artzzi, estofadas em linho, além de luminárias pendentes de vidro, que valorizam o conjunto e o pé-direito. À frente, os painéis deslizantes de muxarabi com acabamento de laca, desenho exclusivo do escritório, delimita a área gourmet e promovem flexibilidade de uso e controle visual entre os espaços. À direita, os painéis deslizantes em madeira possibilitam o fechamento da sala de TV. Piso de porcelanato da marca Roca, adquirido na loja Spazio Pisos e Revestimentos
Junior Favaro/Divulgação
Segundo a arquiteta, um dos principais desafios do projeto foi equilibrar integração e funcionalidade, especialmente na cozinha. A solução veio por meio de painéis deslizantes de muxarabi, que permitem isolar o cômodo quando necessário ou fazê-lo desaparecer visualmente.
Leia mais
“Com esses painéis, a casa muda completamente de configuração. Não é apenas uma transformação estética, mas também de uso”, afirma Cristiane.
ÁREA GOURMET | O espaço tem cozinha projetada pelo escritório, com marcenaria executada pela Todeschini Piracicaba, composta por MDF amadeirado e MDF em cor sólida. A pedra moledo traz textura, enquanto o teto de madeira tauari, fornecida pela Indusparquet, garante aconchego
Junior Favaro/Divulgação
Os proprietários destacam que essa flexibilidade foi essencial para o dia a dia. “O que sempre desejamos era uma casa com a área social totalmente integrada, um espaço onde toda a família pudesse estar conectada”, contam Rodrigo Bolutavicius e Vanessa Bolutavicius, empresários. “O maior desafio foi unir essa integração com a praticidade do cotidiano, e hoje sentimos que o projeto traduz exatamente esse equilíbrio”, comemoram.
ÁREA GOURMET | Bancadas e backsplash são de lâmina ultracompacta, enquanto a bancada em altura de mesa é de madeira maciça, produzida pela Casa Maciça. Cadeiras Olga, com design de Henrique Schreiber
Junior Favaro/Divulgação
Outro ponto importante foi a criação de um espaço gourmet totalmente aberto, porém coberto, pensado para receber com conforto. Para isso, foi desenvolvida uma ilha feita com lâmina ultracompacta, capaz de resistir ao uso externo. A área se tornou um dos principais pontos de encontro do lar, especialmente nos fins de semana.
O estilo do projeto é contemporâneo, suavizado por toques orgânicos. Linhas retas dialogam com curvas sutis, enquanto materiais naturais trazem aconchego à composição. A paleta aposta em tons neutros — como branco, bege e cinza claro — combinados a terrosos, madeira natural e o verde das plantas, que funciona como cor viva complementar. “Usamos uma base neutra justamente para permitir mais ousadia no mobiliário e nos objetos”, explica a arquiteta.
LAVABO | A cuba esculpida desenhada pelo escritório foi executada com mármore e madeira. A ambientação é valorizada pela parede de luz em tela tensionada, da Tensoflex, pelo espelho em tom grigio e pelo teto de madeira tauari, da Indusparquet. Metais da Docol
Junior Favaro/Divulgação
Entre os materiais de destaque estão o mármore branco Paraná, presente nas bancadas dos banheiros; a madeira tauari natural no teto; a pedra moledo; além das lâminas ultracompactas usadas na cozinha e no gourmet.
No lavabo, a tela tensionada cria um efeito contemporâneo, enquanto o vidro refletivo no muro do fundo amplia visualmente o espaço e reforça a integração com o jardim.
PISCINA | A piscina com revestimento da marca Pasinato tem um jasmim-manga, que atua como elemento escultórico central do espaço. Ao fundo, o gazebo de estrutura metálica, com fechamento de vidro e cobertura em palha, ganhou um muro verde executado pela Muro Verde Paisagismo, criando uma área de estar sombreada e acolhedora. O espaço gourmet é estruturado por uma ilha executada integralmente em lâmina ultracompacta, resistente às intempéries, que abriga a churrasqueira a gás. Ao lado, o estar do gourmet é composto por mobiliário da Breton e mesa de centro listrada, com desenho exclusivo do escritório, executada com mármore branco e preto. Quadro de João Migotto
Junior Favaro/Divulgação
Na decoração, peças do acervo da família ganharam protagonismo. A estante foi desenhada sob medida para acomodar objetos pessoais e memórias afetivas, reforçando o caráter autoral do projeto. Obras de arte, como o quadro de João Migotto no gourmet externo, pontuam os ambientes.
O mobiliário combina design brasileiro e peças desenhadas especialmente para a casa. Na sala de estar, o sofá e a poltrona criadas pelas irmãs Lilly e Renata Sarti dividem espaço com a mesa de jantar com tampo de quartzito Napoleon Bordeaux, enquanto, na área de estar do gourmet, a mesa de centro de mármore listrado foi desenhada sob medida pelo próprio escritório.
SUÍTE CASAL | A marcenaria desenhada pelo escritório e executada com MDF pela Todeschini compõe a paleta neutra, enquanto o painel de couro natural agrega textura ao espaço. A composição é finalizada com cama estofada de linho e luminária lateral junto à cabeceira da marca Usina Design. Cortina de tecido telado, com execução D&A
Junior Favaro/Divulgação
O paisagismo, idealizado pelo escritório e com execução da Spagnhol Plantas Ornamentais, foi concebido a partir de uma seleção de espécies tropicais, com foco em volumetria, textura e integração com a arquitetura. Destaca-se o jasmim-manga, posicionado junto à piscina, que atua como elemento escultórico central do espaço. Ao longo do muro, o guaimbê forma um maciço vegetal denso e contínuo, contribuindo para privacidade e enquadramento visual.
Leia mais
Ao fundo da área externa, o gazebo, em estrutura metálica, com fechamento em vidro e cobertura de palha, com muro verde executado pela Muro Verde Paisagismo, cria uma área de estar sombreada e acolhedora. Ao lado, a área e estar da piscina se conecta com o gourmet interno.
BANHEIRO CASAL | A bancada de mármore branco Paraná, com espelhos aéreos, assume papel central no projeto, como elemento divisor entre a área molhada e a área seca do banheiro. A luz incide tanto de forma zenital, por meio de aberturas superiores, quanto lateralmente, através de painéis ripados de alumínio, com acabamento de inox escovado, executados pela Linear Esquadrias de Alumínio, que filtram a luz natural e garantem privacidade ao ambiente
Junior Favaro/Divulgação
A suíte do casal foi concebida a partir de uma paleta de tons neutros associada ao uso de madeira, o que trouxe uma atmosfera acolhedora e atemporal. A marcenaria em MDF, de desenho do escritório, organiza o espaço com funcionalidade e unidade visual, enquanto o painel de couro natural agrega textura ao conjunto.
O banheiro da suíte reflete um refúgio particular, onde a iluminação natural assume papel central: incide tanto de forma zenital, por meio de aberturas superiores, quanto lateralmente, por meio de painéis ripados de alumínio, com acabamento em inox escovado, que filtram a luminosidade e garantem privacidade.
BANHEIRO | O espaço conta com banheira de imersão, da Doka, posicionada de forma integrada ao jardim, o que garante a contemplação do céu e da vegetação, reforçando a conexão entre interior e exterior e a proposta de bem-estar
Junior Favaro/Divulgação
O cômodo ainda conta com banheira de imersão, posicionada de forma integrada ao jardim, o que permite contemplar do céu e a vegetação — reforçando a conexão entre interior e exterior e a proposta de bem-estar do projeto.
“Cada escolha foi pensada para que os moradores se reconhecessem plenamente nos espaços”, resume Cristiane. O resultado é uma casa contemporânea, acolhedora e viva — feita para receber, conviver e celebrar o cotidiano em constante diálogo com a natureza.



