Inspire-se com projetos de casas de campo confortáveis e sofisticadas Inspirar o ar puro, se maravilhar com as paisagens verdes intocadas da natureza, observar as cores das plantas, das flores e a variação de luminosidade no céu… Quem busca refúgio no interior entende bem os privilégios de passar uma temporada longe da correria (e da hiperconexão) das grandes metrópoles. Não é necessário, porém, abrir mão do conforto e da elegância para aproveitar a vida no campo. Muito pelo contrário: cada vez mais, as reformas de casas de fazenda incorporam mobiliário de design assinado, arte e tecnologia.
A seguir, você confere 7 casas inspiradoras que conjugam o clima rústico rural com a estética contemporânea. São projetos que valorizam o entorno e o histórico local ao mesmo tempo em que abraçam elementos modernos — ou até mesmo o estilo clássico e aconchegante.
Rústica, criativa e cheia de cores
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Com ajuda dos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral, a jornalista à frente do blog Casa de Valentina, Lucila Zahran Turqueto, decorou esta casa de fazenda rústica, no Vale do Paraíba, para passar temporadas com a família. A paleta rica em cores esmaecidas teve inspiração nas casas do interior da Inglaterra, mas ganhou contornos bem brasileiros ao se diluir em meio ao verde da natureza local. Em pouco tempo de obra, as estrebarias e antigas moradas de colonos se converteram em chalés de hóspedes coloridos na medida certa.
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Muitos dos móveis já estavam na sede – e por lá ficaram –, mas o restante a própria Lucila tratou de garimpar em leilões e lojas virtuais. A exemplo das cadeiras de pernas curtas, usadas antigamente para que os moradores colocassem suas botas com facilidade, dos kilim que enfeitam pisos e paredes, e das mesas e cadeiras que criam pequenos cantos de chá e café, dentro e fora de casa. Fornecedores da região, como os tapeceiros arraiolos de Santa Branca, também encontram lugar no cenário, mesmo caso dos muitos quadros pintados a óleo com desenhos de paisagens – uma pequena coleção iniciada por palpite de um dos cunhados, que sugeriu reunir as peças numa mesma parede para que ganhassem destaque. A ideia não só deu certo como trouxe aquele ar de antigamente para a sede. Por onde se anda na casa, existe um arranjo exuberante montado com as plantas do jardim. Uma flor aqui, uma folhagem ali, dispostas em combinações pouco convencionais e de tamanhos generosos, capturam o olhar de quem passa por perto.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Décor clássico e contemporâneo
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
Localizada na pequena cidade de Langley, bem perto de Vancouver na costa Oeste do Canadá, esta casa de fazenda ganhou uma reforma assinada pelo designer de interiores Ben Leavitt, titular do escritório Plaidfox Studio, que convocou o amigo Chris Meyer para desenvolver as estruturas de madeira, feitas sob medida, que sustentam a construção. Durante o processo de construção e renovação que durou cinco anos, alguns personagens também foram adicionados ao cenário dos sonhos: 100 lhamas (resgatadas de uma outra propriedade na região), cinco cavalos, três cachorros e dois gatos. “Minha principal motivação foi criar uma casa clássica com 836 m², por meio de um processo praticamente artesanal de carpintaria, sem nenhum elemento moderno. A ideia era contrapor o estilo da construção com o projeto de design de interiores, que privilegiou os móveis modernos e contemporâneos”, comenta Ben Leavitt. No primeiro pavimento, está toda a área social da casa, com um living, sala de jantar, cozinha, sala de jogos, adega e biblioteca. As áreas íntimas se concentram no segundo andar da casa.
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
“Apesar da metragem ser grande, nós apostamos em ambientes menores e mais íntimos para proporcionar uma sensação de aconchego aos moradores”, explica. O designer de interiores também investiu em uma paleta de tons neutros com alguns pontos de cor, em materiais nobres – como limestone, mármore e o carvalho branco – e em peças de mobiliário com design assinado europeu.”Acredito que o projeto seja uma verdadeira fusão de influências europeias clássicas e influências europeias contemporâneas. Trouxemos móveis novos feitos na França e na Itália, há ainda poltronas vindas da Dinamarca assinadas por Carl Hanson. É um casamento entre o design clássico atemporal e o moderno”, resume.
Estilo toscano atualizado
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Modernidade e tradição. Lembranças de família e elementos locais. Foram estas combinações que guiaram o projeto de interiores de uma antiga casa de fazenda na Toscana, região de uma das mais belas paisagens italianas. O escritório Pierattelli Architetture preservou o estilo rural da construção do início do século 20, mas os ambientes internos foram reinterpretados para transformar o local em um refúgio de paz e sossego. Os proprietários – uma família francesa – desejavam uma mistura equilibrada entre o antigo e o novo, sempre reverenciando a natureza do entorno. Todos os ambientes são permeados por cores que remetem à natureza local, como a terracota, e, ao mesmo tempo, grandes aberturas em arcos são um convite a contemplar o exterior. A pietra serena, uma pedra muito usada na arquitetura toscana e florentina, está presente no piso, na escada em espiral, nos acabamentos e no décor. Peças de design assinado dividem espaço com mobiliário assinado pelo escritório e feito sob medida. Um projeto onde tudo é lindo, para qualquer direção que se olhe.
Resgate do passado
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Ao comprar a sede da antiga fazenda Santa Eudóxia – uma histórica propriedade cafeicultora, em São Carlos (SP) –, os irmãos Marcelo e Isa de Paula Santos empreenderam uma longa reforma para tentar recuperar as estruturas originais tombadas pelo Condephaat em 1985. “Nós tentamos entender quais reformas não eram originais na casa. Desfizemos essas alterações e retornamos à planta inicial, que era realmente ótima. Os forros, os assoalhos, as portas… Tudo voltou a ser como antes”, conta Isa. Honrando o histórico local, a dupla manteve as paredes descascadas, as manchas de infiltração e também recuperou muitos móveis antigos . Para dar um ar mais atual aos interiores, eles fizeram questão de preencher os ambientes com peças modernistas e arte contemporânea – itens que integravam o acervo de um dos proprietários. O resultado são ambientes reverentes ao passado com uma atmosfera extremamente contemporânea.
Aconchego no campo
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Com 767 m², esta casa de campo, em Bragança Paulista, já possuía 22 anos de história quando foi adquirida pelos novos proprietários. Encantados com a estrutura, a família decidiu investir em uma reforma para atualizar os ambientes internos, resgatando a atmosfera de fazenda original. Quem assumiu o projeto foi a designer de interiores Stella Crissiuma, que dividiu o trabalho em duas etapas. A primeira focou em recuperar os pisos e refazer o teto de gesso. A segunda constituiu em selecionar e restaurar os móveis já existentes na residência (os proprietários compraram o imóvel mobiliado), além de propor outra disposição para o living.
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Para dar mais frescor para a área social integrada, a designer apostou em uma paleta de cores repleta de nuances de azul, verde e amarelo. Além, é claro, de muitas estampas e alguns papéis de parede, como é o caso do modelo usado na sala de jantar, com desenho de Adriana e Carlos Atelier. “No décor, o projeto marca pelo uso de tecidos de algodão e linho e tapetes de fibras naturais. Também destaco os painéis de madeira na sala com lareira que emolduram as telas de Paulo von Poser e ressaltam a beleza dessas obras ”, resume Stella.
Futurismo em fazenda indiana
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Para subverter o imaginário arquetípico das casas, os arquitetos do escritório Achyutam Designs desenvolveram um projeto ousado — que mais parece cenário de filme — para uma fazenda nos arredores de Ahmedabad, no oeste da Índia. A casa parece esculpida dentro de uma tubulação de concreto, já que o material foi moldado em perfis curvos, formando volumes cilíndricos contínuos, sem emendas — como se estivessem simplesmente pousados sobre o solo. Dividida em dois volumes, ela tem uma ala dedicada às áreas sociais e outra aos quartos da família proprietária. No total, são 817 m² de construção. O bloco principal chama atenção pelos recortes na estrutura e pelos painéis de vidro que reforçam a integração com a paisagem e a área externa com piscina, terraços laterais e jardim. Nos interiores, a luz abundante é um destaque e o estilo minimalista predomina. Móveis desenhados exclusivamente para o projeto — como camas, bancos e mesas — foram executados em concreto, parecendo emergir da própria arquitetura. No piso, a pedra Kota, típica da Índia, surge em um tom terroso que reverbera as cores suaves da decoração.
Luxo no interior de São Paulo
Projeto de Antonio Scarpa e Marka Arquitetura
Evelyn Müller
Design clássico, amplitude, elementos de fazenda e toques contemporâneos compõem a casa de campo do empresário cuiabano Ygor Moura e da modelo russa Ekaterina Dorozhko. O projeto de 2,9 mil m² de área construída está localizado na Fazenda Boa Vista, hoje um condomínio em Porto Feliz (SP), e tem assinatura de Antonio Scarpa e Marka Arquitetura. A decoração foi criada pelas designers de interiores Betina Barcellos e Andréa Bugarib, do escritório In House Arquitetura e Design. Não só a metragem do imóvel impressiona: o pé-direito da área social também é amplo, o que permitiu explorar a verticalidade no décor. “Trabalhamos bem as paredes para receber e acolher os móveis”, explicam as designers do In House.
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Os ambientes em tons neutros foram preenchidos com mix de texturas de diferentes tecidos e revestimentos, como linho, madeira e fibras naturais, que assumiram a função de aquecer e criar sensação de acolhimento. “O latão e as boiseries complementam a proposta trazendo sofisticação e atemporalidade para o projeto”, explicam. Segundo as profissionais, o maior desafio foi atender as enormes proporções mantendo personalidade e exclusividade. Para isso, recorreram a mobiliário sob medida e peças garimpadas em antiquários do Brasil e da Europa, em uma mistura de elementos de fazenda com contemporâneos. No salão de lazer, uma porta giratória leva os convidados a um universo estilo Hollywood Regency, com uma área para festas que conta com lareira de mármore, adega climatizada, palco e sala VIP. Já na ala social da casa, um dos destaques é o teto pintado pela artista Juliana Brandão na sala de jantar – tudo para celebrar a vida e receber os amigos, exatamente como eles sonhavam.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
A seguir, você confere 7 casas inspiradoras que conjugam o clima rústico rural com a estética contemporânea. São projetos que valorizam o entorno e o histórico local ao mesmo tempo em que abraçam elementos modernos — ou até mesmo o estilo clássico e aconchegante.
Rústica, criativa e cheia de cores
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Com ajuda dos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral, a jornalista à frente do blog Casa de Valentina, Lucila Zahran Turqueto, decorou esta casa de fazenda rústica, no Vale do Paraíba, para passar temporadas com a família. A paleta rica em cores esmaecidas teve inspiração nas casas do interior da Inglaterra, mas ganhou contornos bem brasileiros ao se diluir em meio ao verde da natureza local. Em pouco tempo de obra, as estrebarias e antigas moradas de colonos se converteram em chalés de hóspedes coloridos na medida certa.
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Casa de Lucila Zahran Turqueto | Projeto de Nicole Tomazi e Sergio Cabral
Fotos Gui Gomes | Estilo Natália Martucci
Muitos dos móveis já estavam na sede – e por lá ficaram –, mas o restante a própria Lucila tratou de garimpar em leilões e lojas virtuais. A exemplo das cadeiras de pernas curtas, usadas antigamente para que os moradores colocassem suas botas com facilidade, dos kilim que enfeitam pisos e paredes, e das mesas e cadeiras que criam pequenos cantos de chá e café, dentro e fora de casa. Fornecedores da região, como os tapeceiros arraiolos de Santa Branca, também encontram lugar no cenário, mesmo caso dos muitos quadros pintados a óleo com desenhos de paisagens – uma pequena coleção iniciada por palpite de um dos cunhados, que sugeriu reunir as peças numa mesma parede para que ganhassem destaque. A ideia não só deu certo como trouxe aquele ar de antigamente para a sede. Por onde se anda na casa, existe um arranjo exuberante montado com as plantas do jardim. Uma flor aqui, uma folhagem ali, dispostas em combinações pouco convencionais e de tamanhos generosos, capturam o olhar de quem passa por perto.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Décor clássico e contemporâneo
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
Localizada na pequena cidade de Langley, bem perto de Vancouver na costa Oeste do Canadá, esta casa de fazenda ganhou uma reforma assinada pelo designer de interiores Ben Leavitt, titular do escritório Plaidfox Studio, que convocou o amigo Chris Meyer para desenvolver as estruturas de madeira, feitas sob medida, que sustentam a construção. Durante o processo de construção e renovação que durou cinco anos, alguns personagens também foram adicionados ao cenário dos sonhos: 100 lhamas (resgatadas de uma outra propriedade na região), cinco cavalos, três cachorros e dois gatos. “Minha principal motivação foi criar uma casa clássica com 836 m², por meio de um processo praticamente artesanal de carpintaria, sem nenhum elemento moderno. A ideia era contrapor o estilo da construção com o projeto de design de interiores, que privilegiou os móveis modernos e contemporâneos”, comenta Ben Leavitt. No primeiro pavimento, está toda a área social da casa, com um living, sala de jantar, cozinha, sala de jogos, adega e biblioteca. As áreas íntimas se concentram no segundo andar da casa.
Projeto do designer de interiores Ben Leavitt
Ema Peter
“Apesar da metragem ser grande, nós apostamos em ambientes menores e mais íntimos para proporcionar uma sensação de aconchego aos moradores”, explica. O designer de interiores também investiu em uma paleta de tons neutros com alguns pontos de cor, em materiais nobres – como limestone, mármore e o carvalho branco – e em peças de mobiliário com design assinado europeu.”Acredito que o projeto seja uma verdadeira fusão de influências europeias clássicas e influências europeias contemporâneas. Trouxemos móveis novos feitos na França e na Itália, há ainda poltronas vindas da Dinamarca assinadas por Carl Hanson. É um casamento entre o design clássico atemporal e o moderno”, resume.
Estilo toscano atualizado
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Projeto do escritório Pierattelli Architetture
Iuri Niccolai
Modernidade e tradição. Lembranças de família e elementos locais. Foram estas combinações que guiaram o projeto de interiores de uma antiga casa de fazenda na Toscana, região de uma das mais belas paisagens italianas. O escritório Pierattelli Architetture preservou o estilo rural da construção do início do século 20, mas os ambientes internos foram reinterpretados para transformar o local em um refúgio de paz e sossego. Os proprietários – uma família francesa – desejavam uma mistura equilibrada entre o antigo e o novo, sempre reverenciando a natureza do entorno. Todos os ambientes são permeados por cores que remetem à natureza local, como a terracota, e, ao mesmo tempo, grandes aberturas em arcos são um convite a contemplar o exterior. A pietra serena, uma pedra muito usada na arquitetura toscana e florentina, está presente no piso, na escada em espiral, nos acabamentos e no décor. Peças de design assinado dividem espaço com mobiliário assinado pelo escritório e feito sob medida. Um projeto onde tudo é lindo, para qualquer direção que se olhe.
Resgate do passado
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Projeto de Marcelo e Isa de Paula Santos
Ruy Teixeira
Ao comprar a sede da antiga fazenda Santa Eudóxia – uma histórica propriedade cafeicultora, em São Carlos (SP) –, os irmãos Marcelo e Isa de Paula Santos empreenderam uma longa reforma para tentar recuperar as estruturas originais tombadas pelo Condephaat em 1985. “Nós tentamos entender quais reformas não eram originais na casa. Desfizemos essas alterações e retornamos à planta inicial, que era realmente ótima. Os forros, os assoalhos, as portas… Tudo voltou a ser como antes”, conta Isa. Honrando o histórico local, a dupla manteve as paredes descascadas, as manchas de infiltração e também recuperou muitos móveis antigos . Para dar um ar mais atual aos interiores, eles fizeram questão de preencher os ambientes com peças modernistas e arte contemporânea – itens que integravam o acervo de um dos proprietários. O resultado são ambientes reverentes ao passado com uma atmosfera extremamente contemporânea.
Aconchego no campo
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Com 767 m², esta casa de campo, em Bragança Paulista, já possuía 22 anos de história quando foi adquirida pelos novos proprietários. Encantados com a estrutura, a família decidiu investir em uma reforma para atualizar os ambientes internos, resgatando a atmosfera de fazenda original. Quem assumiu o projeto foi a designer de interiores Stella Crissiuma, que dividiu o trabalho em duas etapas. A primeira focou em recuperar os pisos e refazer o teto de gesso. A segunda constituiu em selecionar e restaurar os móveis já existentes na residência (os proprietários compraram o imóvel mobiliado), além de propor outra disposição para o living.
Projeto da designer de interiores Stella Crissiuma
Daniela Magario
Para dar mais frescor para a área social integrada, a designer apostou em uma paleta de cores repleta de nuances de azul, verde e amarelo. Além, é claro, de muitas estampas e alguns papéis de parede, como é o caso do modelo usado na sala de jantar, com desenho de Adriana e Carlos Atelier. “No décor, o projeto marca pelo uso de tecidos de algodão e linho e tapetes de fibras naturais. Também destaco os painéis de madeira na sala com lareira que emolduram as telas de Paulo von Poser e ressaltam a beleza dessas obras ”, resume Stella.
Futurismo em fazenda indiana
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Projeto do escritório Achyutam Designs
Inclined Studio/Divulgação
Para subverter o imaginário arquetípico das casas, os arquitetos do escritório Achyutam Designs desenvolveram um projeto ousado — que mais parece cenário de filme — para uma fazenda nos arredores de Ahmedabad, no oeste da Índia. A casa parece esculpida dentro de uma tubulação de concreto, já que o material foi moldado em perfis curvos, formando volumes cilíndricos contínuos, sem emendas — como se estivessem simplesmente pousados sobre o solo. Dividida em dois volumes, ela tem uma ala dedicada às áreas sociais e outra aos quartos da família proprietária. No total, são 817 m² de construção. O bloco principal chama atenção pelos recortes na estrutura e pelos painéis de vidro que reforçam a integração com a paisagem e a área externa com piscina, terraços laterais e jardim. Nos interiores, a luz abundante é um destaque e o estilo minimalista predomina. Móveis desenhados exclusivamente para o projeto — como camas, bancos e mesas — foram executados em concreto, parecendo emergir da própria arquitetura. No piso, a pedra Kota, típica da Índia, surge em um tom terroso que reverbera as cores suaves da decoração.
Luxo no interior de São Paulo
Projeto de Antonio Scarpa e Marka Arquitetura
Evelyn Müller
Design clássico, amplitude, elementos de fazenda e toques contemporâneos compõem a casa de campo do empresário cuiabano Ygor Moura e da modelo russa Ekaterina Dorozhko. O projeto de 2,9 mil m² de área construída está localizado na Fazenda Boa Vista, hoje um condomínio em Porto Feliz (SP), e tem assinatura de Antonio Scarpa e Marka Arquitetura. A decoração foi criada pelas designers de interiores Betina Barcellos e Andréa Bugarib, do escritório In House Arquitetura e Design. Não só a metragem do imóvel impressiona: o pé-direito da área social também é amplo, o que permitiu explorar a verticalidade no décor. “Trabalhamos bem as paredes para receber e acolher os móveis”, explicam as designers do In House.
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Projeto da In House Arquitetura e Design
Evelyn Müller
Os ambientes em tons neutros foram preenchidos com mix de texturas de diferentes tecidos e revestimentos, como linho, madeira e fibras naturais, que assumiram a função de aquecer e criar sensação de acolhimento. “O latão e as boiseries complementam a proposta trazendo sofisticação e atemporalidade para o projeto”, explicam. Segundo as profissionais, o maior desafio foi atender as enormes proporções mantendo personalidade e exclusividade. Para isso, recorreram a mobiliário sob medida e peças garimpadas em antiquários do Brasil e da Europa, em uma mistura de elementos de fazenda com contemporâneos. No salão de lazer, uma porta giratória leva os convidados a um universo estilo Hollywood Regency, com uma área para festas que conta com lareira de mármore, adega climatizada, palco e sala VIP. Já na ala social da casa, um dos destaques é o teto pintado pela artista Juliana Brandão na sala de jantar – tudo para celebrar a vida e receber os amigos, exatamente como eles sonhavam.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter