Cobertura em Ipanema ganha terraço gourmet, piscina e áreas integradas

O dúplex de 210 m² passou por uma reforma completa para integrar áreas sociais e transformar o segundo piso, antes fechado, em um espaço aberto No coração de Ipanema, no Rio de Janeiro, entre o céu aberto e o som distante do mar, um terraço antes fechado e subaproveitado se transformou em um ponto de encontro de uma cobertura dúplex carioca.
Leia mais
Apaixonados por churrascos de final de semana na companhia de amigos e família, os moradores – um casal de advogados com duas filhas adolescentes e o inseparável cachorro Sushi – encomendaram às arquitetas Carolina Escada e Patrícia Landau, do escritório Escala Arquitetura (@escalaarquiteturarj), a reforma completa do imóvel de 210 m², com atenção especial para o piso superior.
PISCINA | Construída durante a reforma, a piscina ganhou revestimento cerâmico em tons de verde e azul da linha Cotto Ricci, da Keramika para Ekko Revestimentos. O chuveirão é envolvido pelo paisagismo vertical da Horto Girassol
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
O antigo espaço enclausurado deu lugar a uma área externa generosa, que, hoje, abriga uma bancada gourmet com churrasqueira, fundo espelhado e mesa de madeira rústica protegida por uma cobertura metálica branca, com teto tramado de palha de dendê.
ÁREA GOURMET | Sob a cobertura de fibra natural trançada, da WT Revestimentos, estão banco e mesa de madeira da Arbo Real. A bancada de pedra sintética ultracompact branca, executada pela Srodrigues Engenharia, responsável também pelo piso de granito giallo com acabamento escovado apicoado. Acima, o espelho reflete a paisagem e, abaixo, armário com portas ripadas vazadas de madeira cumaru, com execução da ANBI Marcenaria. Ventilador de teto da Gerbar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
“A ideia era criar um ambiente convidativo, onde os moradores pudessem receber bem, cozinhar e relaxar sem sair de casa”, conta Carolina. A área ganhou ainda uma piscina elevada, revestida por cerâmicas em tons de azul e verde, que dialogam com o céu carioca e trazem frescor aos dias de verão.
Para ampliar a conexão entre a sala de TV e o terraço, as arquitetas revestiram ambos os espaços com o mesmo granito giallo, com acabamento escovado apicoado. “Isso deu unidade visual e valorizou a integração entre os ambientes”, explica Patrícia.
SALA DE TV | O ambiente conta com estante vazada de serralheria, executada pela ANBI Marcenaria, e mobiliário despojado, como a poltrona “Paulistano”, de Paulo Mendes da Rocha, na Arquivo Contemporâneo
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A pedido dos moradores, um chuveiro foi instalado na área externa, rodeado por paisagismo tropical para trazer a sensação de um banho de cachoeira em plena cidade. “Era essencial que a área de lazer oferecesse esse contato direto com a natureza e os elementos naturais”, completa Carolina.
Neste segundo pavimento do apartamento, além da área gourmet e piscina, ficam os quartos das filhas e uma sala de estar com TV, que foi pensada com móveis leves e fáceis de mover, ideal para as reuniões mais animadas.
SALA DE TV | Cores pontuam o ambiente, como o sofá da Way Design e o pufe redondo da Cortinaria & Etc. Mesa de centro “Disforme”, do estudiobola, na LZ Studio. O piso de granito giallo, com acabamento escovado apicoado, executado pela Srodrigues Engenharia, é o mesmo da área externa, o que transmite continuidade visual
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
“Optamos por não usar tapetes, para que todos pudessem andar descalços e sentir a textura da pedra natural sob os pés”, comenta Patrícia. A estante de serralheria branca vazada e o mobiliário descontraído reforçam o tom jovem e despojado do espaço.
LAVABO | O revestimento de parede estampado com folhagens, da Branco.casa, é o destaque do ambiente. Cuba de pedra-sabão Tudor, da Ekko Revestimentos. Louça e metais da Deca
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A reforma, que durou 18 meses entre projeto e execução, precisou de reforços estruturais importantes para suportar a nova piscina, a cobertura metálica e a movimentação da escada que, no pavimento inferior, foi deslocada para melhorar a integração entre estar e jantar.
“Foi um grande desafio estrutural, que resolvemos deixando as novas vigas aparentes, mantendo assim o pé-direito original e valorizando a estrutura da cobertura”, destaca Carolina.
SALA DE JANTAR | No primeiro andar, o piso original de tábuas corridas de madeira cumaru foi mantido e restaurado pela Parquet Nobre. Mesa de jantar “Lótus”, do Atelier Fernando Jaeger, recebeu cadeiras da Way Design. Luminária pendente “Ufo”, de Fernando Prado, na Lumini. Ao fundo, bufê com frente azulejada executado pela ANBI Marcenaria, com azulejos do Atelier Leopardi. Realocada, a escada tem guarda-corpo de vidro, com execução da Srodrigues Engenharia, e degraus de madeira cumaru, feitos pela ANBI Marcenaria. Bancada da ilha da cozinha e armários existentes
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A transformação não ficou restrita ao piso superior. No pavimento inferior, as áreas de estar e jantar foram totalmente integradas com a realocação da escada, que antes dividia os ambientes.
“Removemos o quarto de serviço e reorganizamos esse espaço para criar o closet e o banheiro da suíte do casal, um novo lavabo, a área de serviço e até um depósito abaixo da escada”, destaca Carolina.
SALA DE ESTAR | Sofá da Arquivo Contemporâneo foi combinado com mesa de centro da Way Design. Banco “Mocho”, de Sergio Rodrigues. Tapete da Galeria Hathi. Ao fundo, painéis de correr com venezianas, executados pela ANBI Marcenaria, delimitam o escritório
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A cozinha original, que estava em ótimo estado, foi preservada, mas ganhou novos detalhes, e os antigos tijolinhos de demolição, removidos, alinhando o ambiente ao conceito contemporâneo e leve do projeto.
ESCRITÓRIO | Duas estações de trabalho foram desenhadas pelo escritório e executadas com madeira freijó natural pela ANBI Marcenaria. Cadeiras de escritório “Serafina”, do FJ Pronto pra Levar!. Mesa lateral Saarinen e tapete antigo do acervo dos moradores
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
Além disso, um escritório integrado à sala, com duas estações de trabalho e um sofá-cama para eventuais hóspedes, foi desenhado com portas de correr, permitindo isolar ou abrir o espaço conforme a necessidade.
Leia mais
SUÍTE | Cabeceira estofada executada pela ANBI Marcenaria, com mesa de apoio acoplada desenhada pelo escritório e executada de freijó natural pela mesma marcenaria. Luminária de parede da Lumini. Roupa de cama e manta da Cortinaria & Etc. Tapete da Galeria Hathi
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A decoração seguiu uma base neutra e acolhedora, pontuada por peças de design nacional e objetos pessoais dos clientes. No pavimento inferior, o piso original de tábua corrida de madeira cumaru foi restaurado, trazendo calor e memória ao apartamento.
BANHEIRO | Armário e prateleira inferior ripada desenhados pelo escritório e executados de freijó natural pela ANBI Marcenaria. Bancada de pedra sintética ultracompact branca, executada pela Srodrigues Engenharia. Misturador de bancada da Deca
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
“Nossa ideia era criar um cenário atemporal, onde as memórias e os objetos dos moradores tivessem espaço para coexistir com o novo”, finaliza Patrícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima