Colinas de chocolate: montes que mudam de cor transformam a paisagem nas Filipinas

Uma paisagem que muda de cor ao longo do ano – as Chocolate Hills, traduzidas popularmente como Colinas de Chocolate, formam um cenário natural nas Filipinas que parece ter saído de um conto de fadas.
Formadas por 1.776 colinas de calcário com topos arredondados, durante a estação chuvosa, entre fevereiro e maio, as colinas apresentam coloração verde intensa. Já no período seco, a vegetação perde umidade e assume um tom marrom, semelhante ao de chocolate, característica que deu nome ao local e o transformou em símbolo turístico do país.
Na estação chuvosa, as colinas de chocolate ganham coloração verde intensa com o crescimento da vegetação, transformando completamente a paisagem natural de Bohol
Hannah Tessa Obedencio/Wikimedia Commons
Do ponto de vista geológico, as Colinas de Chocolate são classificadas como mogotes, formações típicas de paisagens calcárias tropicais. Elas têm encostas íngremes e topos afilados, com alturas que variam entre 30 e 120 metros. A vegetação esconde cavernas e nascentes subterrâneas sob e ao redor das colinas, resultado da dissolução do calcário ao longo de milhões de anos.
As ‘Chocolate Hills’, nas Filipinas, assumem uma coloração marrom chocolate na estação seca, entre março e maio
Mark Levitin/Wikimedia Commons
Estudos sugerem que as formações começaram a se desenvolver antes ou no início da última era glacial, quando antigos recifes de coral e depósitos marinhos foram elevados por processos tectônicos e, depois, moldados pela ação da chuva e da erosão.
Leia mais
Além da explicação científica, o local também é cercado por lendas populares. Entre as mais conhecidas estão histórias de gigantes que teriam arremessado lama uns nos outros ou de crianças gigantes que moldavam bolos de barro, como forma de explicar o formato regular das colinas.
Leia mais
Reconhecendo sua singularidade, o governo filipino declarou as Chocolate Hills monumento geológico nacional em 1988 e ampliou sua proteção ambiental no fim da década de 90. A área, no entanto, continua no centro de debates envolvendo preservação, turismo e o modo de vida das comunidades locais, que cultivam arroz e outros produtos nas áreas planas entre as colinas.
As colinas de chocolate, na ilha de Bohol, têm formato cônico regular e alturas que variam entre 30 e 120 metros, resultado de milhões de anos de erosão do calcário
Pexels/Jon Discipulo/Creative Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima