Como fazer mudas de lírio-da-paz

O lírio-da-paz é multiplicado por divisão de touceiras. Especialistas ensinam um passo a passo simples e como plantar a nova muda Criar mudas de lírio-da-paz é uma forma simples e barata de expandir a presença dessa planta em casa. Mas atenção: não adianta sair arrancando folhas verdes para replantar em novos vasos. A espécie Spathiphyllum wallisii não se propaga por estaquia foliar, ou seja, sua folha não tem a estrutura necessária para desenvolver raízes ou brotar – e tende a murchar e morrer em poucos dias.
Leia mais
Como fazer muda de lírio-da-paz
O principal método para criar mudas de lírio-da-paz é a divisão de touceiras – conjunto de hastes e folhas que nascem a partir da mesma raiz. No caso do lírio-da-paz, elas podem ser identificadas como uma espécie de moita formada por folhas que crescem bem próximas.
Umedeça levemente o solo um dia antes.
Puxe a planta-mãe do solo com cuidado, segurando-a pela base próxima ao solo. Em vasos, vire o recipiente de lado para facilitar a retirada.
Solte o torrão das raízes com as mãos, e corte as muito finas ou podres.
Separe a planta-mãe em porções menores, todas com raízes e folhas.
Como plantar lírio-da-paz
O lírio-da-paz pode ser cultivado em canteiros com meia-sombra
Flickr/Mauricio Mercadante/Creative Commons
O engenheiro-agrônomo Ramon Morais, da Forth Jardim, destaca que a muda de lírio-da-paz deve ser plantada em solo fértil, levemente ácido e bem drenado, e mantida em local sombreado até que se estabeleça. Lembre-se de posicionar a muda na mesma profundidade da planta-mãe.
O substrato ideal tem duas partes de terra vegetal, uma parte de composto orgânico, e outra de areia lavada ou perlita. “Se for plantá-lo em ambientes internos, o substrato pode ser misturado com vermiculita, que ajuda a manter a umidade. Sempre uso adubo orgânico no plantio, o bokashi é meu aliado na hora da jardinagem”, completa a paisagista Leticia Bononi.
Muda de lírio-da-paz em vaso
O lírio-da-paz pode ser cultivado em vasos pequenos, de 15 a 20 cm de diâmetro
Flickr/aelores/Creative Commons
A muda de lírio-da-paz não requer grandes vasos, bastando um recipiente de 15 a 20 cm de diâmetro. Contudo, para evitar o apodrecimento das raízes, certifique-se de manter o vaso bem drenado.
“Coloque uma camada de drenagem, como argila expandida ou pedrinhas, seguido de manta geotêxtil e substrato rico em matéria orgânica. Plante o lírio e regue em seguida”, ensina a paisagista Cris Bermudez.
Como adubar lírio-da-paz
O lírio-da-paz exige adubos ricos em nitrogênio e fósforo, como NPK 10-10-10, ou opções naturais, como o húmus de minhoca
Flickr/Mauricio Mercadante/Creative Commons
Durante a primavera e o verão, aplique adubos orgânicos, como húmus de minhoca e bokashi, ou fertilizantes NPK 10-10-10 mensalmente. A deficiência nutricional pode ser diagnosticada por meio da alteração na cor e no brilho das folhas, além de pontas secas.
Leia mais
Como cuidar de lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta fácil de cultivar em ambientes internos
Nordic Green/Divulgação
Iluminação: luz indireta ou meia-sombra. Sol pleno pode queimar suas folhas.
Temperatura: entre 18 e 30 °C. Sensível ao frio intenso.
Solo: fértil, levemente ácido e bem drenado.
Rega: mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Pulverize água nas folhas em dias secos.
Adubação: use adubo NPK 10-10-10 ou húmus de minhoca mensalmente.
Poda: remova folhas secas ou amareladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima