Como fazer sushi em casa: veja dicas de chefs

Prato, símbolo da cultura japonesa, é ótima oportunidade para reunir a família O dia 18 de junho celebra o Dia da Imigração Japonesa no Brasil e também é conhecido como o Dia do Sushi. O prato, símbolo da cultura japonesa, é tão adorado que possui outra data de comemoração, 1ª de novembro, dia escolhido pela Federação Nacional das Associações de Sushi do Japão para homenagear a iguaria.
Independentemente do dia, degustar um bom sushi é sempre bem-vindo e fazer o prato em casa pode ser uma boa oportunidade para reunir a família. “É um tipo de culinária que conecta as pessoas, o preparo é bem divertido e todos podem colaborar com os processos”, comenta o chef Leo Young, do Tatá Sushi.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
O você precisa para fazer sushi em casa?
Segundo Leo, o sushi foi criado na Ásia a partir de uma técnica de conservação e armazenamento do peixe cru com a utilização do arroz, sendo feito com uma fatia de peixe por cima de um arroz temperado, o shari.
Para fazer sushi em casa, os utensílios ideais são a esteira de bambu (makisu), uma boa faca afiada e uma tábua de corte estável, que podem ser facilmente encontrados em lojas orientais ou especializadas. Vale ainda ter uma panela elétrica de arroz, para Leo, ela facilita bastante o processo.
“Caso não tenha a esteira, é possível improvisar com um pano de prato limpo envolto em filme plástico. O mais importante é o cuidado no manuseio e o respeito ao ingrediente”, comenta o chef Hermes Takeda, do restaurante Atsui.
Os ingredientes para fazer sushi em casa
Para fazer sushi é importante priorizar peixes frescos e de procedência confiável
MD Mahbubur Rahman/Pixabay
“A escolha dos ingredientes é o pilar da arte de criar sushi”, diz Hermes, que orienta priorizar peixes frescos e de procedência confiável, já que o frescor é determinante para a segurança e o sabor. Entre os pescados mais indicados, estão o atum, o salmão e o robalo.
Já o arroz deve ser específico para sushi, com grãos curtos e alta aderência, devendo ser preparado conforme as instruções da embalagem. Também é necessário vinagre de arroz, açúcar e sal, que são usados para temperar o arroz, ou shari.
Algas nori, vegetais frescos, como pepino ou manga, e molhos como shoyu e wasabi completam a base. “Valorização da proteína é fundamental: ingredientes de baixa qualidade comprometem toda a experiência”, adverte Hermes.
A seguir, confira uma receita de Niguri de Salmão, do chef Hermes Takeda.
Ingredientes
44g de salmão fresco (2 fatias uniformes de 22g);
20g de shari (2 bolinhos de 10g);
Tare (molho adocicado de soja) a gosto.
Modo de preparo
Modele dois bolinhos de arroz (shari) com aproximadamente 10g cada, no formato tradicional do niguiri;
Corte duas fatias de salmão fresco com espessura uniforme, respeitando o comprimento do arroz;
Monte cada peça colocando o salmão sobre o shari e sirva imediatamente, de preferência em temperatura ambiente.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima