Aprenda a higienizar o boxe, o chuveiro, os azulejos, os ralos, o vaso sanitário e os demais elementos do ambiente para acabar de vez com o mofo, o limo e os maus odores! O banheiro é considerado um dos cômodos da casa mais propícios a acumular sujeira, pois tem bastante umidade, a qual propicia a proliferação de bactérias e partículas impuras. Por isso, é indispensável manter uma rotina de cuidados que facilite a limpeza dos azulejos, do chuveiro e de todos os elementos do espaço. A seguir, montamos um guia completo de como limpar o banheiro. Confira!
Limpeza
Como limpar o boxe do banheiro diariamente
Para evitar a formação de manchas no vidro e mofo, o boxe deve ser higienizado diariamente de maneira superficial, retirando gorduras corporais e resíduos de sabão.
Assim, após o banho, passe um rodo para retirar o excesso de água e evitar as manchas de calcário, tanto no piso quanto em paredes. “No vidro, borrife vinagre de álcool e passe uma esponja azul, ou outro modelo mais sensível”, sugere Francielen Choenstat, especialista em limpeza do Organize com a Fran.
Uma limpeza diária do boxe auxilia na manutenção da higiene do banheiro e facilita faxinas mais profundas
Freepik/Creative Commons
Para melhores resultados, em uma garrafa de spray, misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Borrife nas canaletas do boxe e esfregue novamente com uma escova suave ou escova de dentes velha. Retire as misturas com água e, em seguida, seque o boxe por dentro e por fora com pano de microfibra.
Como limpar o boxe do banheiro
A limpeza profunda do boxe deve ser realizada semanalmente para evitar manchas brancas e formação de mofo
Freepik/Creative Commons
Para além da limpeza de manutenção, é indispensável realizar uma faxina profunda no boxe, idealmente toda semana. A seguir, confira um passo a passo.
Comece enxaguando o boxe com água morna para soltar resíduos de sabão e poeira dos vidros.
Em um borrifador, misture água sanitária com água (1:1), ou seja, a mesma quantidade dos dois produtos.
Aplique a mistura em rejuntes e locais com manchas pretas ou formação de mofo. Deixe agir por 10 minutos e esfregue com uma escova suave.
Retire o excesso de cloro e sujeira com água morna. Caso ainda restem resíduos, repita o processo.
Borrife vinagre de álcool e esfregue suavemente com uma esponja azul ou outro modelo suave para evitar riscos nas superfícies de vidro e siliconadas.
Em outro borrifador, misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Borrife nas canaletas e esfregue com a escova.
Enxágue com água abundante e seque bem com pano de microfibra.
Caso restem manchas de água dura – manchas brancas no vidro do boxe, decorrentes do excesso de calcário e magnésio – aplique vinagre puro e deixe agir por 10 a 15 minutos e esfregue com uma esponja macia. Retire o excesso com água e seque.
Como limpar o azulejo do banheiro
O azulejo pode acumular gorduras e resíduos de produtos, como sabonete e shampoo, que podem torná-lo escorregadio, principalmente no piso. O ideal é limpá-lo, especialmente se estiver dentro do boxe, uma vez por semana.
Para azulejos manchados no banheiro, utilize água sanitária diluída na hora da limpeza
Freepik/Creative Commons
Em um borrifador, misture água sanitária com água (1:2). Ou seja, uma medida do produto e o dobro de água.
Aplique diretamente em áreas com mofo, bolor e limo nos azulejos.
Esfregue com uma esponja suave.
Retire o excesso de sujeira e cloro com água morna.
Borrife vinagre de álcool e esfregue suavemente para retirar manchas do material.
Misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Aplique na superfície e esfregue.
Limpe os excessos com água e seque bem com pano de microfibra.
Também é preciso considerar os rejuntes, que devem ser higienizados mensalmente, evitando o uso de materiais abrasivos que possam riscá-los. “Para rejuntes com limo ou mofo, borrife uma solução de água sanitária e água, na proporção de um para dois, e deixe agir por 10 minutos. Esfregue bem com uma escovinha, com cuidado para não riscar”, recomenda Francielen. Finalize com detergente neutro e água. Seque bem a área para evitar a formação de mofo.
Para os azulejos da parte de fora do boxe, retire a poeira com pano umedecido com álcool, ou utilize a vassoura ou o aspirador de pó. A limpeza a seco, apesar de não substituir o uso de água e produtos, é ideal para os dias mais corridos. Vassouras de cerdas macias e panos de microfibra, devido à maciez, não riscam o revestimento.
Como limpar o chuveiro do banheiro
O chuveiro é capaz de acumular detritos de pó, sujeira e sais minerais, sendo o paradeiro perfeito para formação de fungos e bactérias. Portanto, é essencial que seja dada atenção à sua higienização, de preferência com periodicidade mensal.
Para limpar o chuveiro, o uso de desengordurantes e vinagre branco é ideal para deixar a sua superfície brilhante
GettyImages/Thunderstock
Opte pelo uso de desengordurantes neutros ou produtos específicos para banheiros, evitando itens abrasivos. Para manchas brancas de calcário, priorize o bicarbonato de sódio ou vinagre branco, que devem ser misturados com água (1:1).
Leia mais
Durante a limpeza, desligue os disjuntores do chuveiro para evitar choques elétricos e evite ficar logo abaixo do acessório para impedir a queda de produtos químicos nos olhos e na pele.
Em um saco plástico, coloque vinagre – a quantidade suficiente para que o líquido esteja em contato com os furos do chuveiro. Amarre com um elástico e deixe agir por 12 horas.
Após agir, remova o saco plástico e abra o chuveiro, deixando a água sair por poucos minutos.
Como limpar o ralo do banheiro
Os ralos do banheiro, sejam dentro do chuveiro, sejam na pia, devem ser higienizados semanalmente para evitar maus odores, a presença de mosquitos ou moscas, e possíveis entupimentos.
Para dar início à limpeza, remova os fios de cabelos ou detritos presos na grade. “Utilize um gancho ou arame específico para retirá-los. A melhor opção é sempre a prevenção, catando os fios após o banho, antes que entrem no ralo”, indica a personal organizer. Outra opção é o uso de produtos específicos desentupidores, que provocam um tipo de ‘derretimento’ do que está obstruindo o ralo.
Limpar o ralo do banheiro é essencial para evitar entupimentos e maus odores
Freepik/Creative Commons
Em seguida, despeje uma mistura de 1L de água quente com 1 xícara de bicarbonato de sódio para retirar sujeiras incrustadas no cano. Também é possível optar pelo uso de sal para desentupir, o que, além de remover as sujeiras leves presas no encanamento, evita a proliferação de mosquitos.
Em um pote, misture 3 colheres (sopa) de sal, 1 copo de vinagre de álcool e água quente (o quanto baste, para encher o cano). Despeje a mistura dentro do ralo e deixe agir por 20 minutos.
Para limpar o ralo, retire a sua tampa os resíduos grandes presos na grade. Remova a sujeira nos canos com água sanitária e uma escova – reservada para o ralo, apenas. Também higienize bem a grade e a tampa.
Após a limpeza, em caso de maus odores, jogue uma xícara de bicarbonato de sódio com 1 L de água quente e volte a esfregar. “Jogue uma colher [chá] de sal para evitar mosquitos. Indico jogar sal a cada dois dias ou conforme a necessidade”, complementa Francielen.
Como limpar o banheiro rápido
Em meio à correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo suficiente para fazer uma lavagem completa no banheiro. Por isso, uma rotina rápida e eficiente também pode funcionar. “O foco deve ser nas superfícies úmidas e aquelas que acumulam bactérias, como vaso sanitário, pia, bancada, respingos de água e pasta de dente em espelhos, torneiras, boxe e piso”, diz Rebeca Maldonado, personal organizer e criadora de conteúdo.
Boxe: opte por higienizar durante o banho. Essa rotina irá auxiliar na prevenção de formação de mofo, além de deixar o vidro brilhante.
Bancada: borrife um limpador multiúso ou uma mistura de água com vinagre, e aplique na pia, torneira e bancada, limpando com uma esponja macia. Passe um pano úmido com água e finalize com pano seco.
Espelho: para limpar de forma rápida, aposte em um pano de microfibra e uma mistura de água com vinagre branco ou detergente neutro. Borrife a mistura no espelho e limpe com o pano, secando bem para evitar resíduos.
Como limpar o piso do banheiro
Ao limpar o piso do banheiro, é necessário dar atenção aos rejuntes e evitar riscos no chão
Freepik/Creative Commons
De cerâmica, pastilhas ou azulejos, não importa: o piso do banheiro é simples e rápido de limpar. Para a tarefa, é indicado o uso de detergente neutro, seguro para a maioria dos revestimentos; desinfetante específico; limpador multiuso com ação bactericida; e mistura de vinagre branco com água, indicada para a remoção de manchas e gordura leve.
Evite a aplicação de água sanitária, que pode manchar rejuntes e desgastar o piso; produtos com cloro puro ou ingredientes abrasivos, pois danificam o brilho e proteção dos pisos; e escovas e esponjas de aço que possam riscar superfícies e acabamentos. A seguir, confira como limpar o piso do banheiro:
Comece retirando itens decorativos como tapetes, lixeiras e outros objetos. “Passe a vassoura ou mop seco para remover cabelos e poeira”, indica a especialista Rebeca.
Em um balde, misture água morna com detergente neutro ou desinfectante – tome cuidado para não ter excesso de produto.
Aplique no piso e, com um pano ou esfregão, passe bem por toda extensão. “Reforce, principalmente, nas áreas próximas ao vaso e ao boxe do banheiro”, ela acrescenta.
Seque o piso com pano seco.
Já para rejuntes encardidos, opte por realizar uma mistura caseira de bicarbonato de sódio com vinagre branco e limão. Confira:
½ xícara de bicarbonato de sódio;
¼ de xícara de vinagre branco;
suco de ½ limão;
Aplique a pasta sobre os rejuntes do piso e deixe agir por, aproximadamente, 15 minutos, esfregando com uma escova de dentes ou escova de cerdas firmes. Enxágue com água morna.
Como limpar metais de banheiro oxidados
Os metais oxidados são comuns em torneiras, canaletas e ralos. Apesar da melhor estratégia ser a manutenção destes elementos, é possível fazer uma limpeza adequada para a remoção de ferrugem.
Os metais do banheiro devem ser bem higienizados para evitar a formação de ferrugem
Freepik/Creative Commons
Para isso, faça uma mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com suco de meio limão ou vinagre branco, até que forme uma pasta. Aplique a mistura nas áreas oxidadas com o auxílio de uma esponja macia ou pano e deixe agir por 15 minutos.
“Esfregue suavemente com uma escova de dentes ou uma esponja lisa, realizando movimentos leves para não riscar o metal”, sugere Rebeca. Com um pano úmido, retire bem o produto e seque completamente.
“Finalize com algumas gotas de óleo mineral ou óleo de coco para proteger e dar brilho ao metal”, ela complementa. Para evitar a formação de ferrugem nos metais do banheiro, seque bem as superfícies e evite o acúmulo de água na região.
Como limpar banheiro de porcelanato
O porcelanato é comum em bancadas e pisos do banheiro, devendo ser higienizados com cuidado
Freepik/Creative Commons
Resistente e comum em pias, privadas e pisos, o porcelanato é um material brilhante que, apesar de precisar poucas manutenções, precisa de cuidados para manter suas características e evitar manchas permanentes.
No material, evite o uso de produtos químicos, que podem ser responsáveis por manchas; prefira detergente líquido diluído em água, assim como limpadores específicos para porcelanato.
Inicie a limpeza varrendo com vassoura de microfibra e um pano seco para retirar fios de cabelo ou pó.
Em um balde, misture 1 colher (sopa) de detergente neutro com 5 L de água morna.
Aplique a solução com pano ou mop macio. Passe um pano limpo e úmido para não deixar resíduos.
Finalize com pano seco.
Como limpar o exaustor do banheiro
Usado em banheiros com pouca ventilação ou sem janela, o exaustor é parceiro ideal para a entrada de ar. Porém, suas grades e filtros podem ser áreas de acúmulo de pó, água e outras bactérias prejudiciais à saúde, sendo necessária uma higienização quinzenal.
Para evitar reações alérgicas, o exaustor do banheiro deve ser limpo quinzenalmente
Elena Gurova/GettyImages
Antes de iniciar a faxina, desligue o aparelho para evitar possíveis choques elétricos. Desencaixe ou retire a tampa do exaustor – a depender do seu modelo, pode ser necessário desparafusar os pinos. Limpe a tampa com um aspirador de pó pequeno, removendo a maioria da sujeira acumulada.
Com um pano de microfibra úmido e com detergente neutro, limpe os sinais de gordura e outras sujeiras. Deixe secar e encaixe a proteção novamente.
Como limpar o vaso sanitário do banheiro
O vaso sanitário pode acumular bactérias que podem causar infecções se não for higienizado regularmente
Freepik/rawpixel.com/Creative Commons
A bacia sanitária, comumente feita de porcelanato, é uma das principais áreas para dar atenção durante a faxina. Uma boa aposta é fazer uma manutenção diária! Isso não significa que você precisa perder muito tempo: basta colocar desinfetante, deixar agir por 10 minutos e esfregar o vaso para mantê-lo perfumado e bem limpo.
Para a parte externa da bacia, utilize um pano ou esponja e aplique o desinfetante. Deixe agir e retire com água.
Como limpar o banheiro a seco
A limpeza a seco é realizada, principalmente, em meio à rotina corrida do dia a dia. Contudo, é importante ressaltar que esta não substitui o uso de produtos e água, sendo apenas uma manutenção que pode ser feita semanalmente.
“Para a limpeza a seco, é necessário ter em mãos um pano de microfibra, borrifador, escova com cerdas macias ou esponja, e outro pano seco. Isto é para não encharcar o cômodo”, sugere a especialista em limpeza Flávia Ferrari.
Leia mais
No borrifador, misture 500 ml de água com 1 colher (sopa) de detergente neutro e 1 colher (sopa) de álcool. Borrife a mistura no pano de microfibra e passe nas superfícies, como pia, parte externa do vaso, bancada, armários e azulejos. Espalhe bem e use a escova e a esponja para os cantos. Finalize secando bem cada área.
Como limpar o espelho do banheiro
Para limpar o espelho do banheiro, reserve álcool, água morna e um pano de microfibra
Pexels/Karolina Grabowska/Creative Commons
Nada como encontrar o espelho do banheiro brilhante e livre de manchas! Para isso, não são necessários muitos produtos, apenas água morna, álcool e um pano de microfibra. “O segredo para esta limpeza está em realizar um movimento em ‘S’ de cima para baixo”, diz a especialista Flávia.
Em um borrifador, faça a mistura de álcool com água morna (1:1). Borrife diretamente no pano e passe pelo espelho até retirar todas as manchas. Pronto!
Limpeza
Como limpar o boxe do banheiro diariamente
Para evitar a formação de manchas no vidro e mofo, o boxe deve ser higienizado diariamente de maneira superficial, retirando gorduras corporais e resíduos de sabão.
Assim, após o banho, passe um rodo para retirar o excesso de água e evitar as manchas de calcário, tanto no piso quanto em paredes. “No vidro, borrife vinagre de álcool e passe uma esponja azul, ou outro modelo mais sensível”, sugere Francielen Choenstat, especialista em limpeza do Organize com a Fran.
Uma limpeza diária do boxe auxilia na manutenção da higiene do banheiro e facilita faxinas mais profundas
Freepik/Creative Commons
Para melhores resultados, em uma garrafa de spray, misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Borrife nas canaletas do boxe e esfregue novamente com uma escova suave ou escova de dentes velha. Retire as misturas com água e, em seguida, seque o boxe por dentro e por fora com pano de microfibra.
Como limpar o boxe do banheiro
A limpeza profunda do boxe deve ser realizada semanalmente para evitar manchas brancas e formação de mofo
Freepik/Creative Commons
Para além da limpeza de manutenção, é indispensável realizar uma faxina profunda no boxe, idealmente toda semana. A seguir, confira um passo a passo.
Comece enxaguando o boxe com água morna para soltar resíduos de sabão e poeira dos vidros.
Em um borrifador, misture água sanitária com água (1:1), ou seja, a mesma quantidade dos dois produtos.
Aplique a mistura em rejuntes e locais com manchas pretas ou formação de mofo. Deixe agir por 10 minutos e esfregue com uma escova suave.
Retire o excesso de cloro e sujeira com água morna. Caso ainda restem resíduos, repita o processo.
Borrife vinagre de álcool e esfregue suavemente com uma esponja azul ou outro modelo suave para evitar riscos nas superfícies de vidro e siliconadas.
Em outro borrifador, misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Borrife nas canaletas e esfregue com a escova.
Enxágue com água abundante e seque bem com pano de microfibra.
Caso restem manchas de água dura – manchas brancas no vidro do boxe, decorrentes do excesso de calcário e magnésio – aplique vinagre puro e deixe agir por 10 a 15 minutos e esfregue com uma esponja macia. Retire o excesso com água e seque.
Como limpar o azulejo do banheiro
O azulejo pode acumular gorduras e resíduos de produtos, como sabonete e shampoo, que podem torná-lo escorregadio, principalmente no piso. O ideal é limpá-lo, especialmente se estiver dentro do boxe, uma vez por semana.
Para azulejos manchados no banheiro, utilize água sanitária diluída na hora da limpeza
Freepik/Creative Commons
Em um borrifador, misture água sanitária com água (1:2). Ou seja, uma medida do produto e o dobro de água.
Aplique diretamente em áreas com mofo, bolor e limo nos azulejos.
Esfregue com uma esponja suave.
Retire o excesso de sujeira e cloro com água morna.
Borrife vinagre de álcool e esfregue suavemente para retirar manchas do material.
Misture 1 colher (sopa) de pasta de pinho com 500 ml de água. Aplique na superfície e esfregue.
Limpe os excessos com água e seque bem com pano de microfibra.
Também é preciso considerar os rejuntes, que devem ser higienizados mensalmente, evitando o uso de materiais abrasivos que possam riscá-los. “Para rejuntes com limo ou mofo, borrife uma solução de água sanitária e água, na proporção de um para dois, e deixe agir por 10 minutos. Esfregue bem com uma escovinha, com cuidado para não riscar”, recomenda Francielen. Finalize com detergente neutro e água. Seque bem a área para evitar a formação de mofo.
Para os azulejos da parte de fora do boxe, retire a poeira com pano umedecido com álcool, ou utilize a vassoura ou o aspirador de pó. A limpeza a seco, apesar de não substituir o uso de água e produtos, é ideal para os dias mais corridos. Vassouras de cerdas macias e panos de microfibra, devido à maciez, não riscam o revestimento.
Como limpar o chuveiro do banheiro
O chuveiro é capaz de acumular detritos de pó, sujeira e sais minerais, sendo o paradeiro perfeito para formação de fungos e bactérias. Portanto, é essencial que seja dada atenção à sua higienização, de preferência com periodicidade mensal.
Para limpar o chuveiro, o uso de desengordurantes e vinagre branco é ideal para deixar a sua superfície brilhante
GettyImages/Thunderstock
Opte pelo uso de desengordurantes neutros ou produtos específicos para banheiros, evitando itens abrasivos. Para manchas brancas de calcário, priorize o bicarbonato de sódio ou vinagre branco, que devem ser misturados com água (1:1).
Leia mais
Durante a limpeza, desligue os disjuntores do chuveiro para evitar choques elétricos e evite ficar logo abaixo do acessório para impedir a queda de produtos químicos nos olhos e na pele.
Em um saco plástico, coloque vinagre – a quantidade suficiente para que o líquido esteja em contato com os furos do chuveiro. Amarre com um elástico e deixe agir por 12 horas.
Após agir, remova o saco plástico e abra o chuveiro, deixando a água sair por poucos minutos.
Como limpar o ralo do banheiro
Os ralos do banheiro, sejam dentro do chuveiro, sejam na pia, devem ser higienizados semanalmente para evitar maus odores, a presença de mosquitos ou moscas, e possíveis entupimentos.
Para dar início à limpeza, remova os fios de cabelos ou detritos presos na grade. “Utilize um gancho ou arame específico para retirá-los. A melhor opção é sempre a prevenção, catando os fios após o banho, antes que entrem no ralo”, indica a personal organizer. Outra opção é o uso de produtos específicos desentupidores, que provocam um tipo de ‘derretimento’ do que está obstruindo o ralo.
Limpar o ralo do banheiro é essencial para evitar entupimentos e maus odores
Freepik/Creative Commons
Em seguida, despeje uma mistura de 1L de água quente com 1 xícara de bicarbonato de sódio para retirar sujeiras incrustadas no cano. Também é possível optar pelo uso de sal para desentupir, o que, além de remover as sujeiras leves presas no encanamento, evita a proliferação de mosquitos.
Em um pote, misture 3 colheres (sopa) de sal, 1 copo de vinagre de álcool e água quente (o quanto baste, para encher o cano). Despeje a mistura dentro do ralo e deixe agir por 20 minutos.
Para limpar o ralo, retire a sua tampa os resíduos grandes presos na grade. Remova a sujeira nos canos com água sanitária e uma escova – reservada para o ralo, apenas. Também higienize bem a grade e a tampa.
Após a limpeza, em caso de maus odores, jogue uma xícara de bicarbonato de sódio com 1 L de água quente e volte a esfregar. “Jogue uma colher [chá] de sal para evitar mosquitos. Indico jogar sal a cada dois dias ou conforme a necessidade”, complementa Francielen.
Como limpar o banheiro rápido
Em meio à correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo suficiente para fazer uma lavagem completa no banheiro. Por isso, uma rotina rápida e eficiente também pode funcionar. “O foco deve ser nas superfícies úmidas e aquelas que acumulam bactérias, como vaso sanitário, pia, bancada, respingos de água e pasta de dente em espelhos, torneiras, boxe e piso”, diz Rebeca Maldonado, personal organizer e criadora de conteúdo.
Boxe: opte por higienizar durante o banho. Essa rotina irá auxiliar na prevenção de formação de mofo, além de deixar o vidro brilhante.
Bancada: borrife um limpador multiúso ou uma mistura de água com vinagre, e aplique na pia, torneira e bancada, limpando com uma esponja macia. Passe um pano úmido com água e finalize com pano seco.
Espelho: para limpar de forma rápida, aposte em um pano de microfibra e uma mistura de água com vinagre branco ou detergente neutro. Borrife a mistura no espelho e limpe com o pano, secando bem para evitar resíduos.
Como limpar o piso do banheiro
Ao limpar o piso do banheiro, é necessário dar atenção aos rejuntes e evitar riscos no chão
Freepik/Creative Commons
De cerâmica, pastilhas ou azulejos, não importa: o piso do banheiro é simples e rápido de limpar. Para a tarefa, é indicado o uso de detergente neutro, seguro para a maioria dos revestimentos; desinfetante específico; limpador multiuso com ação bactericida; e mistura de vinagre branco com água, indicada para a remoção de manchas e gordura leve.
Evite a aplicação de água sanitária, que pode manchar rejuntes e desgastar o piso; produtos com cloro puro ou ingredientes abrasivos, pois danificam o brilho e proteção dos pisos; e escovas e esponjas de aço que possam riscar superfícies e acabamentos. A seguir, confira como limpar o piso do banheiro:
Comece retirando itens decorativos como tapetes, lixeiras e outros objetos. “Passe a vassoura ou mop seco para remover cabelos e poeira”, indica a especialista Rebeca.
Em um balde, misture água morna com detergente neutro ou desinfectante – tome cuidado para não ter excesso de produto.
Aplique no piso e, com um pano ou esfregão, passe bem por toda extensão. “Reforce, principalmente, nas áreas próximas ao vaso e ao boxe do banheiro”, ela acrescenta.
Seque o piso com pano seco.
Já para rejuntes encardidos, opte por realizar uma mistura caseira de bicarbonato de sódio com vinagre branco e limão. Confira:
½ xícara de bicarbonato de sódio;
¼ de xícara de vinagre branco;
suco de ½ limão;
Aplique a pasta sobre os rejuntes do piso e deixe agir por, aproximadamente, 15 minutos, esfregando com uma escova de dentes ou escova de cerdas firmes. Enxágue com água morna.
Como limpar metais de banheiro oxidados
Os metais oxidados são comuns em torneiras, canaletas e ralos. Apesar da melhor estratégia ser a manutenção destes elementos, é possível fazer uma limpeza adequada para a remoção de ferrugem.
Os metais do banheiro devem ser bem higienizados para evitar a formação de ferrugem
Freepik/Creative Commons
Para isso, faça uma mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com suco de meio limão ou vinagre branco, até que forme uma pasta. Aplique a mistura nas áreas oxidadas com o auxílio de uma esponja macia ou pano e deixe agir por 15 minutos.
“Esfregue suavemente com uma escova de dentes ou uma esponja lisa, realizando movimentos leves para não riscar o metal”, sugere Rebeca. Com um pano úmido, retire bem o produto e seque completamente.
“Finalize com algumas gotas de óleo mineral ou óleo de coco para proteger e dar brilho ao metal”, ela complementa. Para evitar a formação de ferrugem nos metais do banheiro, seque bem as superfícies e evite o acúmulo de água na região.
Como limpar banheiro de porcelanato
O porcelanato é comum em bancadas e pisos do banheiro, devendo ser higienizados com cuidado
Freepik/Creative Commons
Resistente e comum em pias, privadas e pisos, o porcelanato é um material brilhante que, apesar de precisar poucas manutenções, precisa de cuidados para manter suas características e evitar manchas permanentes.
No material, evite o uso de produtos químicos, que podem ser responsáveis por manchas; prefira detergente líquido diluído em água, assim como limpadores específicos para porcelanato.
Inicie a limpeza varrendo com vassoura de microfibra e um pano seco para retirar fios de cabelo ou pó.
Em um balde, misture 1 colher (sopa) de detergente neutro com 5 L de água morna.
Aplique a solução com pano ou mop macio. Passe um pano limpo e úmido para não deixar resíduos.
Finalize com pano seco.
Como limpar o exaustor do banheiro
Usado em banheiros com pouca ventilação ou sem janela, o exaustor é parceiro ideal para a entrada de ar. Porém, suas grades e filtros podem ser áreas de acúmulo de pó, água e outras bactérias prejudiciais à saúde, sendo necessária uma higienização quinzenal.
Para evitar reações alérgicas, o exaustor do banheiro deve ser limpo quinzenalmente
Elena Gurova/GettyImages
Antes de iniciar a faxina, desligue o aparelho para evitar possíveis choques elétricos. Desencaixe ou retire a tampa do exaustor – a depender do seu modelo, pode ser necessário desparafusar os pinos. Limpe a tampa com um aspirador de pó pequeno, removendo a maioria da sujeira acumulada.
Com um pano de microfibra úmido e com detergente neutro, limpe os sinais de gordura e outras sujeiras. Deixe secar e encaixe a proteção novamente.
Como limpar o vaso sanitário do banheiro
O vaso sanitário pode acumular bactérias que podem causar infecções se não for higienizado regularmente
Freepik/rawpixel.com/Creative Commons
A bacia sanitária, comumente feita de porcelanato, é uma das principais áreas para dar atenção durante a faxina. Uma boa aposta é fazer uma manutenção diária! Isso não significa que você precisa perder muito tempo: basta colocar desinfetante, deixar agir por 10 minutos e esfregar o vaso para mantê-lo perfumado e bem limpo.
Para a parte externa da bacia, utilize um pano ou esponja e aplique o desinfetante. Deixe agir e retire com água.
Como limpar o banheiro a seco
A limpeza a seco é realizada, principalmente, em meio à rotina corrida do dia a dia. Contudo, é importante ressaltar que esta não substitui o uso de produtos e água, sendo apenas uma manutenção que pode ser feita semanalmente.
“Para a limpeza a seco, é necessário ter em mãos um pano de microfibra, borrifador, escova com cerdas macias ou esponja, e outro pano seco. Isto é para não encharcar o cômodo”, sugere a especialista em limpeza Flávia Ferrari.
Leia mais
No borrifador, misture 500 ml de água com 1 colher (sopa) de detergente neutro e 1 colher (sopa) de álcool. Borrife a mistura no pano de microfibra e passe nas superfícies, como pia, parte externa do vaso, bancada, armários e azulejos. Espalhe bem e use a escova e a esponja para os cantos. Finalize secando bem cada área.
Como limpar o espelho do banheiro
Para limpar o espelho do banheiro, reserve álcool, água morna e um pano de microfibra
Pexels/Karolina Grabowska/Creative Commons
Nada como encontrar o espelho do banheiro brilhante e livre de manchas! Para isso, não são necessários muitos produtos, apenas água morna, álcool e um pano de microfibra. “O segredo para esta limpeza está em realizar um movimento em ‘S’ de cima para baixo”, diz a especialista Flávia.
Em um borrifador, faça a mistura de álcool com água morna (1:1). Borrife diretamente no pano e passe pelo espelho até retirar todas as manchas. Pronto!