Se você já teve um sofá de couro — ou qualquer móvel de couro — com certeza já se perguntou como fazer para limpá-lo — e provavelmente com um toque de exasperação beirando o desespero. Felizmente, reunimos tudo o que você precisa saber para manter seu couro em condições impecáveis. Há poucas coisas mais luxuosas do que um ter belo sofá ou cadeira, mas não há necessidade de abrir mão das maratonas de séries com uma tigela de pipoca amanteigada ou fazer as crianças sentarem no chão.
“A melhor maneira de pensar no couro é compará-lo à sua pele”, diz o designer de móveis Timothy Oulton. “O couro anilina de boa qualidade é um material natural e respirável.” Ele muda com o tempo e, assim como a derme, requer cuidados regulares.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Mas você precisa aplicar o condicionador de couro dando leves batidinhas ou espalhá-lo em movimentos circulares? Será que se usa bicarbonato de sódio, panos úmidos e até álcool isopropílico para restaurar o brilho original do sofá de couro? Quais produtos de limpeza específicos para couro ou soluções especiais de limpeza são realmente necessários? Produtos domésticos como vinagre branco ajudam ou prejudicam no cuidado com o couro?
Não se preocupe: respondemos a essas perguntas, detalhamos a limpeza do couro em etapas fáceis de seguir e revelamos dicas de especialistas para trazer de volta à vida aquelas peças que já viram dias melhores.
Como limpar couro
A limpeza regular do couro é uma boa prática e fácil de fazer
Getty Images
A maioria dos métodos de limpeza de couro exige produtos domésticos, juntamente com alguns itens especializados para limpeza de couro. Dependendo do tipo de couro, siga estas etapas para eliminar as manchas.
1. Reúna os materiais
Você precisará do seguinte para limpar seus móveis de couro:
Sabão para selaria;
Água;
Condicionador de couro;
Creme para couro;
Pano macio (como um pano de microfibra);
Álcool;
Cotonetes.
2. Comece com água e sabão
Para lidar com manchas leves e superficiais, mergulhe um pano limpo e úmido em água morna com sabão e use-o para limpar a mancha do couro. Pode ser necessário um sabão específico. “Existem sabões específicos para couro, [eles são] geralmente chamados de sabões para selaria, ou sela”, diz Pourny.
3. Seque o couro completamente
Depois de terminar a limpeza do couro, você precisa garantir que não está deixando muita umidade na superfície. “Seque cuidadosamente o couro com outro pano limpo e seco para evitar qualquer mofo”, observa Pourny. Para melhores resultados, deixe o local descansar durante a noite.
4. Aplique condicionador ou creme para couro
Reidrate o material aplicando o condicionador ou creme para couro com um pano limpo. Deixe penetrar e depois dê polimento para obter brilho. Se você está se perguntando se o condicionador de couro realmente funciona, a resposta é sim! Pense nele como o alimento (os vegetais e os grãos integrais, inclusive) para o couro do seu sofá, nutrindo e mantendo sua saúde geral.
Use também creme para couro — ele normalmente vem em cores, o que ajuda a restaurar a aparência e o brilho de diferentes tonalidades de couro. Mas, como a cor do creme na lata nem sempre corresponde exatamente à cor do couro, você deve testar um novo creme em uma pequena área discreta e esperar para ver como a área afetada fica. Isso vai garantir que é o creme que você deseja usar no restante do estofamento de couro (ou jaqueta de couro, sapatos de couro ou qualquer item de couro, na verdade).
Quanto tempo leva para limpar um sofá de couro e outros móveis de couro?
Ao limpar móveis de couro, evite deixar manchas de umidade
Getty Images
O tempo necessário para limpar móveis de couro depende de quão bem você tem mantido a manutenção diária, diz David Mesquita, co-proprietário da Leather Spa, uma empresa familiar sediada na cidade de Nova York.
“Pode variar de uma a três horas”, diz ele. “O tempo necessário depende de quão bem você tem feito os cuidados preventivos — limpando, usando um pano levemente úmido para remover qualquer poeira.”
Mas isso é para cuidados em casa, afirma ele. Profissionalmente, ele já lidou com projetos de clientes muito mais complexos, que levaram muito mais tempo — seu recorde é de três dias — e exigiram uma limpeza profunda além de qualquer coisa que você faria por conta própria na sua sala de estar.
Como manter móveis de couro?
Tire o pó dos sofás de couro e de todos os outros móveis de couro com um pano seco e aplique condicionador de couro mensalmente ou um produto similar de limpeza para manter o material macio e hidratado. Isso também ajudará a evitar rachaduras, manchas e outras descolorações.
Além disso, é fundamental agir rapidamente quando acidentes acontecem. “Você não precisa fazer isso todos os dias”, diz Mesquita. “Mas, se você perceber transferência de cor ou qualquer mancha, é melhor tratar imediatamente.”
Uma limpeza leve com um pano úmido semanalmente ajuda a eliminar qualquer acúmulo de sujeira que possa se tornar um problema mais tarde. A rotina também garante que você perceba rachaduras, descascamentos, áreas manchadas ou arranhões que possam exigir mais tratamento. Se necessário, aspire a parte inferior do sofá, que normalmente é coberta por tecido. Apenas evite usar acessórios do aspirador que possam danificar acidentalmente o couro, o tecido ou outras partes da peça — como qualquer coisa pontiaguda.
Se o seu sofá parecer ressecado, pode ser hora de aplicar um condicionador de couro. “Se houver rachaduras ou descascamento, ou se você vir linhas da cor da peça ao longo das dobras, então é hora de aplicar o condicionador”, diz Mesquita. “Ao aplicar o condicionamento, você está hidratando e renovando o couro, então essas linhas ficarão mais escuras.” Normalmente, um sofá deve ser condicionado uma ou duas vezes por ano.
Initial plugin text
Qual é a diferença entre condicionador, sérum e creme para couro?
Em geral, o condicionador de couro é um tratamento básico regular que hidrata o couro, mas não é um produto que oferece um brilho intenso como se o couro tivesse acabado de sair da loja. O creme para couro, por outro lado, é usado para alcançar um brilho suave na superfície e frequentemente vem com pigmentos para restaurar a cor original do item. É mais frequentemente usado em sapatos e botas de couro, por exemplo. Por fim, o sérum para couro é usado para rejuvenescer o couro, mas também contém ingredientes que adicionam uma camada protetora (embora haja algum debate sobre se ele é realmente eficaz a longo prazo).
Como remover manchas escuras?
A limpeza regular é a maneira mais eficaz de manter um sofá em boas condições
Getty Images
Manchas mais escuras, como aquelas manchas de tinta de caneta aparentemente impossíveis de remover, são outra história. Christophe Pourny, especialista em restauração sediado em Nova York e autor de The Furniture Bible, diz que “um cotonete mergulhado em álcool pode resolver o problema”. Mas, se você não tiver cuidado, pode piorar a mancha: certifique-se de aplicar o álcool diretamente no local da mancha, de preferência usando um pequeno movimento circular para que o álcool não espalhe a mancha por mais partes do couro.
Você também pode usar uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água morna para garantir que seus itens de couro estejam em perfeitas condições. Essa solução é especialmente eficaz quando se trata de remover sujeira de almofadas de couro decorativas.
Como remover manchas de vinho do couro?
Hoje em dia, muitos couros foram tratados para serem resistentes a manchas de vinho — se você limpar rápido o suficiente. “Tudo depende do couro, de como foi protegido, do pigmento que possui”, diz Mesquita, acrescentando que couros com uma camada protetora superior geralmente tornam o vinho “fácil de limpar com um pano ou papel absorvente — não deixe que ele seja absorvido.”
Se você não tiver essa sorte e simplesmente limpar o vinho não estiver funcionando, então pode tentar o truque do bicarbonato de sódio, que Mesquita usa com manchas escuras. “Se você colocar um pouco sobre a mancha, isso ajuda a absorver o líquido”, diz ele. “Limpe, depois reaplique mais pó. Quando tiver absorvido o máximo possível, tente usar um pouco de limpador.”
A arma secreta de Mesquita para as manchas mais difíceis é a esponja mágica, uma ferramenta favorita entre os especialistas de sua oficina. Mas ele enfatiza que, quando se trata de manchas de vinho, geralmente acaba sendo necessário ajuda profissional. “Normalmente, temos que colorir e tentar disfarçar”, acrescenta.
Como posso fazer meu sofá de couro parecer novo novamente?
Sem limpeza regular, é quase impossível fazer um sofá de couro parecer novo novamente. “Se você quer que seu sofá pareça novo, precisa fazer a manutenção preventiva. Se fizer essas etapas, você o manterá com aparência de novo”, diz Mesquita. “Se estiver muito desgastado, ele desenvolverá uma pátina e você não conseguirá fazê-lo parecer como era originalmente.”
O que você não deve usar para limpar couro?
Ao contrário do material de couro usado em bolsas ou sapatos, os móveis são, na verdade, mais delicados e menos protegidos contra manchas de água e outros líquidos. Se chover, mantenha o líquido longe dos seus móveis de couro. “Evite tudo que seja muito úmido — e estou falando de água, qualquer coisa à base de água e qualquer coisa muito oleosa”, diz Pourny. “Use os produtos mais secos possível. Espalhe – os sobre o couro, não derrame.” Isso inclui óleo de vison no seu sofá ou cadeira de escritório. “É algo que as pessoas costumam usar para couro, mas é gorduroso, é ruim, é quase como silicone”, continua ele. “Cremes para couro e graxa para sapatos têm agentes de secagem para que não deixem um resíduo gorduroso nem penetrem demais no couro e criem manchas. O óleo de vison é reservado para couro de arreios e couro realmente resistente.”
Se você acidentalmente usar algo muito oleoso (ou encontrar uma mancha de gordura), tente aplicar um pouco de bicarbonato de sódio no local (amido de milho também pode funcionar). Esfregue em movimentos circulares e deixe agir por algumas horas enquanto absorve a gordura. Depois, limpe com um pano macio.
Mais dicas sobre como cuidar do couro
A manutenção preventiva é ideal para manter a aparência do sofá de couro
Getty Images
Agora que você sabe como limpar couro como um profissional, aqui estão mais algumas dicas sobre como cuidar dos móveis de couro para que durem a vida toda.
Como tratar couro desgastado
Para tratar áreas específicas desgastadas, encontre um tratamento feito para o seu tipo de couro. Independentemente do que você usar, utilizar com moderação é sempre uma boa ideia. Encontre uma área discreta para testar um novo limpador de couro. “Menos é mais ao aplicar qualquer produto no couro”, diz Pourny. “Teste primeiro em uma pequena área. Para couro colorido, redobre os cuidados e saiba que qualquer produto provavelmente escurecerá o couro.”
Saiba que alguns couros devem parecer mais usados
Móveis de couro tingidos com anilina, nos quais o corante penetra todo o material, não são apenas duráveis — na verdade, devem parecer mais usados, diz Oulton. “Em vez de cobrir e selar a superfície com um revestimento colorido, trabalhamos corantes e ceras no couro manualmente. Como resultado, sentimos que o móvel se desgasta com o tempo, em vez de se deteriorar. É muito fácil conviver com ele e desenvolve uma pátina rica ao longo do tempo.”
Disponha os móveis de uma forma que proteja o couro
“Na maioria dos casos, são as condições ambientais que levam ao ressecamento do couro — temperaturas extremas e falta de umidade”, diz Oulton. “Colocar um sofá bem embaixo do ar-condicionado, ao lado de um aquecedor ou diante de uma lareira forte vai ressecar o couro.” A luz solar também pode ter esse efeito, acrescenta Pourny, portanto evite colocar móveis bem ao lado de uma janela ou porta de vidro, ou use cortinas que bloqueiem a luz.
Mantenha os animais de estimação longe dos móveis de couro
Gatos — e às vezes cães — usam o couro como um (caríssimo) arranhador, então ensine-os a ficar longe do sofá. “Acho que essa é a maior causa de danos sobre a qual ouvimos dos clientes que ligam para o estúdio”, diz Pourny.
Se o couro for cortado ou rasgado, procure um profissional para obter ajuda. Não corra o risco de danificar ainda mais o couro tentando consertá-lo — limpar couro é um trabalho que você pode fazer por conta própria, mas repará-lo não é. “Para cortes grandes, recomendamos entrar em contato com um profissional que possa misturar cor e textura aplicando calor e fazer os reparos no couro”, continua Pourny.
Leve itens de couro a um especialista — não a uma lavanderia
Se nada do que foi dito acima funcionar, procure uma sapataria respeitada ou um especialista em cuidados com couro para obter ajuda. “Mesmo que seja um pouco controverso, evite levar sua [peça] a uma lavanderia comum, mesmo que anunciem cuidados com camurça e couro”, diz Pourny. “Não conheço ninguém que tenha tido muita sorte com eles, e o dano será irreversível.”
Cuidando de móveis de couro sintético
O couro sintético exige cuidados específicos
Getty Images
Embora muitas peças de mobiliário possam parecer de couro, é possível que sejam feitas de um material sintético semelhante ao couro chamado pleather (uma junção de “plastic leather”, couro plástico). Nesse caso, os conselhos acima podem não se aplicar, e cuidar dessas peças exige táticas diferentes.
O que é pleather, ou couro sintético?
O couro sintético é fabricado a partir de plástico, como poliuretano ou PVC, e tratado com vários materiais em um processo que imita a textura e o toque do couro verdadeiro. Entre as alternativas aos couros tradicionais e ao pleather estão os couros de origem vegetal, que também são chamados de couro ecológico ou couro vegano — muitos usados no Brasil. Nesse caso, o material base pode ser cortiça, fibras de cacto, cascas de maçã, cogumelos, fibras de abacaxi ou outras fontes, normalmente processadas em uma polpa e tratadas ou revestidas com vários produtos químicos (às vezes incluindo plásticos) para formar um produto utilizável de couro sintético.
Como diferenciar couro verdadeiro de sintético?
Existem algumas maneiras de distinguir o material verdadeiro, proveniente de um animal, do couro sintético. Para começar, o couro falso não terá o cheiro característico do couro. Ele também retorna rapidamente à sua forma original, ao contrário do couro verdadeiro — como a pele humana, o couro verdadeiro estica e enruga com o uso repetido. O couro sintético também não é poroso como o couro verdadeiro, então, se você derramar um pouco de água sobre ele, provavelmente verá a água formar gotas e escorrer, enquanto perceberá um pouco de água sendo absorvida pelo couro verdadeiro (a menos que ele tenha sido tratado com sucesso para ser resistente à água, é claro).
O tempo geralmente revela o que é falso ou verdadeiro. O couro verdadeiro, se tratado corretamente, pode durar décadas, enquanto o couro falso muitas vezes dura apenas de dois a cinco anos. Você notará o tecido do seu sofá de couro sintético começando a rachar ou descascar, e ele pode se deteriorar especialmente sob luz solar direta.
Se você está decidido a descobrir imediatamente se seu móvel é de couro verdadeiro ou falso e todos os outros testes não ofereceram resposta, encontre um pequeno pedaço do material em um local discreto e aproxime uma chama. O couro verdadeiro carboniza com o fogo, e você sentirá algo como cheiro de cabelo queimando. O couro falso, por outro lado, vai derreter.
LEIA MAIS
Como cuidar do couro sintético?
Se você tiver um sofá de couro sintético, ainda assim vai querer cuidar dele da maneira certa, visto que seu sofá favorito provavelmente não perderá esse status só porque veio de uma macieira, certo? Como acontece com a maioria das coisas que você possui, deve evitar produtos químicos agressivos — uma simples limpeza com água morna e um pano macio é suficiente para limpezas de rotina, assim como acontece com o couro verdadeiro. Se necessário, use água com sabão neutro e, em seguida, seque o material com um pano de microfibra.
Mantenha seu couro sintético longe da luz solar direta para evitar desbotamento e ressecamento. Fontes de calor podem danificar permanentemente o pleather, então colocar sua cara poltrona reclinável de couro sintético bem ao lado de um aquecedor no inverno? Não é uma boa ideia.
Existem condicionadores feitos especificamente para couro sintético, mas você também pode usar condicionadores comuns de couro para manter seu couro sintético flexível e hidratado. Mas, como o couro sintético é um material não poroso, provavelmente será necessário usar menos produto. Dessa forma, siga cuidadosamente as instruções do fabricante.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Estado Unidos.
Revistas Newsletter
“A melhor maneira de pensar no couro é compará-lo à sua pele”, diz o designer de móveis Timothy Oulton. “O couro anilina de boa qualidade é um material natural e respirável.” Ele muda com o tempo e, assim como a derme, requer cuidados regulares.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Mas você precisa aplicar o condicionador de couro dando leves batidinhas ou espalhá-lo em movimentos circulares? Será que se usa bicarbonato de sódio, panos úmidos e até álcool isopropílico para restaurar o brilho original do sofá de couro? Quais produtos de limpeza específicos para couro ou soluções especiais de limpeza são realmente necessários? Produtos domésticos como vinagre branco ajudam ou prejudicam no cuidado com o couro?
Não se preocupe: respondemos a essas perguntas, detalhamos a limpeza do couro em etapas fáceis de seguir e revelamos dicas de especialistas para trazer de volta à vida aquelas peças que já viram dias melhores.
Como limpar couro
A limpeza regular do couro é uma boa prática e fácil de fazer
Getty Images
A maioria dos métodos de limpeza de couro exige produtos domésticos, juntamente com alguns itens especializados para limpeza de couro. Dependendo do tipo de couro, siga estas etapas para eliminar as manchas.
1. Reúna os materiais
Você precisará do seguinte para limpar seus móveis de couro:
Sabão para selaria;
Água;
Condicionador de couro;
Creme para couro;
Pano macio (como um pano de microfibra);
Álcool;
Cotonetes.
2. Comece com água e sabão
Para lidar com manchas leves e superficiais, mergulhe um pano limpo e úmido em água morna com sabão e use-o para limpar a mancha do couro. Pode ser necessário um sabão específico. “Existem sabões específicos para couro, [eles são] geralmente chamados de sabões para selaria, ou sela”, diz Pourny.
3. Seque o couro completamente
Depois de terminar a limpeza do couro, você precisa garantir que não está deixando muita umidade na superfície. “Seque cuidadosamente o couro com outro pano limpo e seco para evitar qualquer mofo”, observa Pourny. Para melhores resultados, deixe o local descansar durante a noite.
4. Aplique condicionador ou creme para couro
Reidrate o material aplicando o condicionador ou creme para couro com um pano limpo. Deixe penetrar e depois dê polimento para obter brilho. Se você está se perguntando se o condicionador de couro realmente funciona, a resposta é sim! Pense nele como o alimento (os vegetais e os grãos integrais, inclusive) para o couro do seu sofá, nutrindo e mantendo sua saúde geral.
Use também creme para couro — ele normalmente vem em cores, o que ajuda a restaurar a aparência e o brilho de diferentes tonalidades de couro. Mas, como a cor do creme na lata nem sempre corresponde exatamente à cor do couro, você deve testar um novo creme em uma pequena área discreta e esperar para ver como a área afetada fica. Isso vai garantir que é o creme que você deseja usar no restante do estofamento de couro (ou jaqueta de couro, sapatos de couro ou qualquer item de couro, na verdade).
Quanto tempo leva para limpar um sofá de couro e outros móveis de couro?
Ao limpar móveis de couro, evite deixar manchas de umidade
Getty Images
O tempo necessário para limpar móveis de couro depende de quão bem você tem mantido a manutenção diária, diz David Mesquita, co-proprietário da Leather Spa, uma empresa familiar sediada na cidade de Nova York.
“Pode variar de uma a três horas”, diz ele. “O tempo necessário depende de quão bem você tem feito os cuidados preventivos — limpando, usando um pano levemente úmido para remover qualquer poeira.”
Mas isso é para cuidados em casa, afirma ele. Profissionalmente, ele já lidou com projetos de clientes muito mais complexos, que levaram muito mais tempo — seu recorde é de três dias — e exigiram uma limpeza profunda além de qualquer coisa que você faria por conta própria na sua sala de estar.
Como manter móveis de couro?
Tire o pó dos sofás de couro e de todos os outros móveis de couro com um pano seco e aplique condicionador de couro mensalmente ou um produto similar de limpeza para manter o material macio e hidratado. Isso também ajudará a evitar rachaduras, manchas e outras descolorações.
Além disso, é fundamental agir rapidamente quando acidentes acontecem. “Você não precisa fazer isso todos os dias”, diz Mesquita. “Mas, se você perceber transferência de cor ou qualquer mancha, é melhor tratar imediatamente.”
Uma limpeza leve com um pano úmido semanalmente ajuda a eliminar qualquer acúmulo de sujeira que possa se tornar um problema mais tarde. A rotina também garante que você perceba rachaduras, descascamentos, áreas manchadas ou arranhões que possam exigir mais tratamento. Se necessário, aspire a parte inferior do sofá, que normalmente é coberta por tecido. Apenas evite usar acessórios do aspirador que possam danificar acidentalmente o couro, o tecido ou outras partes da peça — como qualquer coisa pontiaguda.
Se o seu sofá parecer ressecado, pode ser hora de aplicar um condicionador de couro. “Se houver rachaduras ou descascamento, ou se você vir linhas da cor da peça ao longo das dobras, então é hora de aplicar o condicionador”, diz Mesquita. “Ao aplicar o condicionamento, você está hidratando e renovando o couro, então essas linhas ficarão mais escuras.” Normalmente, um sofá deve ser condicionado uma ou duas vezes por ano.
Initial plugin text
Qual é a diferença entre condicionador, sérum e creme para couro?
Em geral, o condicionador de couro é um tratamento básico regular que hidrata o couro, mas não é um produto que oferece um brilho intenso como se o couro tivesse acabado de sair da loja. O creme para couro, por outro lado, é usado para alcançar um brilho suave na superfície e frequentemente vem com pigmentos para restaurar a cor original do item. É mais frequentemente usado em sapatos e botas de couro, por exemplo. Por fim, o sérum para couro é usado para rejuvenescer o couro, mas também contém ingredientes que adicionam uma camada protetora (embora haja algum debate sobre se ele é realmente eficaz a longo prazo).
Como remover manchas escuras?
A limpeza regular é a maneira mais eficaz de manter um sofá em boas condições
Getty Images
Manchas mais escuras, como aquelas manchas de tinta de caneta aparentemente impossíveis de remover, são outra história. Christophe Pourny, especialista em restauração sediado em Nova York e autor de The Furniture Bible, diz que “um cotonete mergulhado em álcool pode resolver o problema”. Mas, se você não tiver cuidado, pode piorar a mancha: certifique-se de aplicar o álcool diretamente no local da mancha, de preferência usando um pequeno movimento circular para que o álcool não espalhe a mancha por mais partes do couro.
Você também pode usar uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água morna para garantir que seus itens de couro estejam em perfeitas condições. Essa solução é especialmente eficaz quando se trata de remover sujeira de almofadas de couro decorativas.
Como remover manchas de vinho do couro?
Hoje em dia, muitos couros foram tratados para serem resistentes a manchas de vinho — se você limpar rápido o suficiente. “Tudo depende do couro, de como foi protegido, do pigmento que possui”, diz Mesquita, acrescentando que couros com uma camada protetora superior geralmente tornam o vinho “fácil de limpar com um pano ou papel absorvente — não deixe que ele seja absorvido.”
Se você não tiver essa sorte e simplesmente limpar o vinho não estiver funcionando, então pode tentar o truque do bicarbonato de sódio, que Mesquita usa com manchas escuras. “Se você colocar um pouco sobre a mancha, isso ajuda a absorver o líquido”, diz ele. “Limpe, depois reaplique mais pó. Quando tiver absorvido o máximo possível, tente usar um pouco de limpador.”
A arma secreta de Mesquita para as manchas mais difíceis é a esponja mágica, uma ferramenta favorita entre os especialistas de sua oficina. Mas ele enfatiza que, quando se trata de manchas de vinho, geralmente acaba sendo necessário ajuda profissional. “Normalmente, temos que colorir e tentar disfarçar”, acrescenta.
Como posso fazer meu sofá de couro parecer novo novamente?
Sem limpeza regular, é quase impossível fazer um sofá de couro parecer novo novamente. “Se você quer que seu sofá pareça novo, precisa fazer a manutenção preventiva. Se fizer essas etapas, você o manterá com aparência de novo”, diz Mesquita. “Se estiver muito desgastado, ele desenvolverá uma pátina e você não conseguirá fazê-lo parecer como era originalmente.”
O que você não deve usar para limpar couro?
Ao contrário do material de couro usado em bolsas ou sapatos, os móveis são, na verdade, mais delicados e menos protegidos contra manchas de água e outros líquidos. Se chover, mantenha o líquido longe dos seus móveis de couro. “Evite tudo que seja muito úmido — e estou falando de água, qualquer coisa à base de água e qualquer coisa muito oleosa”, diz Pourny. “Use os produtos mais secos possível. Espalhe – os sobre o couro, não derrame.” Isso inclui óleo de vison no seu sofá ou cadeira de escritório. “É algo que as pessoas costumam usar para couro, mas é gorduroso, é ruim, é quase como silicone”, continua ele. “Cremes para couro e graxa para sapatos têm agentes de secagem para que não deixem um resíduo gorduroso nem penetrem demais no couro e criem manchas. O óleo de vison é reservado para couro de arreios e couro realmente resistente.”
Se você acidentalmente usar algo muito oleoso (ou encontrar uma mancha de gordura), tente aplicar um pouco de bicarbonato de sódio no local (amido de milho também pode funcionar). Esfregue em movimentos circulares e deixe agir por algumas horas enquanto absorve a gordura. Depois, limpe com um pano macio.
Mais dicas sobre como cuidar do couro
A manutenção preventiva é ideal para manter a aparência do sofá de couro
Getty Images
Agora que você sabe como limpar couro como um profissional, aqui estão mais algumas dicas sobre como cuidar dos móveis de couro para que durem a vida toda.
Como tratar couro desgastado
Para tratar áreas específicas desgastadas, encontre um tratamento feito para o seu tipo de couro. Independentemente do que você usar, utilizar com moderação é sempre uma boa ideia. Encontre uma área discreta para testar um novo limpador de couro. “Menos é mais ao aplicar qualquer produto no couro”, diz Pourny. “Teste primeiro em uma pequena área. Para couro colorido, redobre os cuidados e saiba que qualquer produto provavelmente escurecerá o couro.”
Saiba que alguns couros devem parecer mais usados
Móveis de couro tingidos com anilina, nos quais o corante penetra todo o material, não são apenas duráveis — na verdade, devem parecer mais usados, diz Oulton. “Em vez de cobrir e selar a superfície com um revestimento colorido, trabalhamos corantes e ceras no couro manualmente. Como resultado, sentimos que o móvel se desgasta com o tempo, em vez de se deteriorar. É muito fácil conviver com ele e desenvolve uma pátina rica ao longo do tempo.”
Disponha os móveis de uma forma que proteja o couro
“Na maioria dos casos, são as condições ambientais que levam ao ressecamento do couro — temperaturas extremas e falta de umidade”, diz Oulton. “Colocar um sofá bem embaixo do ar-condicionado, ao lado de um aquecedor ou diante de uma lareira forte vai ressecar o couro.” A luz solar também pode ter esse efeito, acrescenta Pourny, portanto evite colocar móveis bem ao lado de uma janela ou porta de vidro, ou use cortinas que bloqueiem a luz.
Mantenha os animais de estimação longe dos móveis de couro
Gatos — e às vezes cães — usam o couro como um (caríssimo) arranhador, então ensine-os a ficar longe do sofá. “Acho que essa é a maior causa de danos sobre a qual ouvimos dos clientes que ligam para o estúdio”, diz Pourny.
Se o couro for cortado ou rasgado, procure um profissional para obter ajuda. Não corra o risco de danificar ainda mais o couro tentando consertá-lo — limpar couro é um trabalho que você pode fazer por conta própria, mas repará-lo não é. “Para cortes grandes, recomendamos entrar em contato com um profissional que possa misturar cor e textura aplicando calor e fazer os reparos no couro”, continua Pourny.
Leve itens de couro a um especialista — não a uma lavanderia
Se nada do que foi dito acima funcionar, procure uma sapataria respeitada ou um especialista em cuidados com couro para obter ajuda. “Mesmo que seja um pouco controverso, evite levar sua [peça] a uma lavanderia comum, mesmo que anunciem cuidados com camurça e couro”, diz Pourny. “Não conheço ninguém que tenha tido muita sorte com eles, e o dano será irreversível.”
Cuidando de móveis de couro sintético
O couro sintético exige cuidados específicos
Getty Images
Embora muitas peças de mobiliário possam parecer de couro, é possível que sejam feitas de um material sintético semelhante ao couro chamado pleather (uma junção de “plastic leather”, couro plástico). Nesse caso, os conselhos acima podem não se aplicar, e cuidar dessas peças exige táticas diferentes.
O que é pleather, ou couro sintético?
O couro sintético é fabricado a partir de plástico, como poliuretano ou PVC, e tratado com vários materiais em um processo que imita a textura e o toque do couro verdadeiro. Entre as alternativas aos couros tradicionais e ao pleather estão os couros de origem vegetal, que também são chamados de couro ecológico ou couro vegano — muitos usados no Brasil. Nesse caso, o material base pode ser cortiça, fibras de cacto, cascas de maçã, cogumelos, fibras de abacaxi ou outras fontes, normalmente processadas em uma polpa e tratadas ou revestidas com vários produtos químicos (às vezes incluindo plásticos) para formar um produto utilizável de couro sintético.
Como diferenciar couro verdadeiro de sintético?
Existem algumas maneiras de distinguir o material verdadeiro, proveniente de um animal, do couro sintético. Para começar, o couro falso não terá o cheiro característico do couro. Ele também retorna rapidamente à sua forma original, ao contrário do couro verdadeiro — como a pele humana, o couro verdadeiro estica e enruga com o uso repetido. O couro sintético também não é poroso como o couro verdadeiro, então, se você derramar um pouco de água sobre ele, provavelmente verá a água formar gotas e escorrer, enquanto perceberá um pouco de água sendo absorvida pelo couro verdadeiro (a menos que ele tenha sido tratado com sucesso para ser resistente à água, é claro).
O tempo geralmente revela o que é falso ou verdadeiro. O couro verdadeiro, se tratado corretamente, pode durar décadas, enquanto o couro falso muitas vezes dura apenas de dois a cinco anos. Você notará o tecido do seu sofá de couro sintético começando a rachar ou descascar, e ele pode se deteriorar especialmente sob luz solar direta.
Se você está decidido a descobrir imediatamente se seu móvel é de couro verdadeiro ou falso e todos os outros testes não ofereceram resposta, encontre um pequeno pedaço do material em um local discreto e aproxime uma chama. O couro verdadeiro carboniza com o fogo, e você sentirá algo como cheiro de cabelo queimando. O couro falso, por outro lado, vai derreter.
LEIA MAIS
Como cuidar do couro sintético?
Se você tiver um sofá de couro sintético, ainda assim vai querer cuidar dele da maneira certa, visto que seu sofá favorito provavelmente não perderá esse status só porque veio de uma macieira, certo? Como acontece com a maioria das coisas que você possui, deve evitar produtos químicos agressivos — uma simples limpeza com água morna e um pano macio é suficiente para limpezas de rotina, assim como acontece com o couro verdadeiro. Se necessário, use água com sabão neutro e, em seguida, seque o material com um pano de microfibra.
Mantenha seu couro sintético longe da luz solar direta para evitar desbotamento e ressecamento. Fontes de calor podem danificar permanentemente o pleather, então colocar sua cara poltrona reclinável de couro sintético bem ao lado de um aquecedor no inverno? Não é uma boa ideia.
Existem condicionadores feitos especificamente para couro sintético, mas você também pode usar condicionadores comuns de couro para manter seu couro sintético flexível e hidratado. Mas, como o couro sintético é um material não poroso, provavelmente será necessário usar menos produto. Dessa forma, siga cuidadosamente as instruções do fabricante.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Estado Unidos.
Revistas Newsletter



