Como organizar sapatos: métodos simples para manter tudo no lugar sem esforço

Com o uso e a correria do dia a dia, é comum que os sapatos acabem amontoados ou espalhados pela casa, prejudicando a circulação e até danificando peças mais delicadas. Para evitar a bagunça e tornar a rotina mais funcional, há truques simples e fáceis de manter para organizar os calçados — seja no armário, seja em nichos específicos.
Leia mais
Conversamos com três personal organizers para entender como organizar sapatos e descobrimos as melhores estratégias para manter a ordem no lar. Confira!
Como organizar sapatos com pouco espaço
Em apartamentos ou ambientes pequenos, pode ser difícil encontrar soluções simples e pouco volumosas para organizar os sapatos. Nestes casos, a melhor aposta é aproveitar a verticalidade e as paredes.
“O ideal é fazer o armazenamento em uma sapateira com prateleiras estreitas fixas e com o auxílio de um organizador de sapatos, que permite duplicar a quantidade de pares armazenados”, sugere o personal organizer Rodrigo El Hayek Lorenzzo.
Em espaços pequenos, priorize a organização vertical para os calçados, como prateleiras e nichos
Freepik/frimufilms/Creative Commons
Outra alternativa prática é recorrer às sapateiras de porta, que podem ser instaladas no armário ou até no banheiro, evitando interferir na estética do dormitório. Sempre prefira estruturas firmes, que mantenham os pares juntos e bem acomodados.
Coloque os calçados mais usados em locais na altura dos olhos ou ao alcance fácil das mãos
Freepik/Creative Commons
Como usar organizadores de sapatos
A organização dos calçados vai além de prateleiras e sapateiras: é preciso criar um sistema que funcione no dia a dia. “Comece fazendo uma triagem. Separe o que usa bastante, o que não usa e o que deve sair. Só depois devemos pensar no método de organização”, orienta a personal organizer Carol Figueiredo.
Nessa etapa, também vale separar os pares que precisam de reparos. Após a triagem, defina a quantidade de calçados, as categorias e o espaço necessário para acomodá‑los.
No caso de sapatos de festa ou de viagem, prefira armazená-los em caixas, que ajudam a proteger e conservar as peças por mais tempo
Freepik/Creative Commons
Para categorizar, opte por separar os calçados pelo tipo — tênis, rasteiras, saltos, botas e sapatilhas, por exemplo. Também vale destacar os pares que você mais usa no dia a dia, que devem ficar em locais de fácil acesso após a organização.
“Os pares mais usados devem ficar na altura dos olhos ou das mãos. Já os calçados de festa, viagem ou uso eventual podem ir para prateleiras mais altas ou para caixas identificadas”, orienta a personal organizer Danny Organiza.
Evite deixar os sapatos se acumularem ou serem empilhados com o passar do tempo
Freepik/Creative Commons
Antes de iniciar a organização, higienize os sapatos para evitar odores e prevenir a deterioração dos materiais. Depois dessa etapa, é hora de escolher o organizador que melhor se adapta à sua rotina e ao tipo de peça que será guardada.
“No caso de itens delicados ou pouco usados, como botas, a melhor opção são as caixas, desde que bem ventiladas. Já para os calçados do dia a dia, prefira nichos ou prateleiras, ideais para quem gosta de ver tudo de forma elegante e alinhada”, orienta Carol

Os nichos também são ideais para saltos e calçados que exigem maior estabilidade para não tombarem.
Ainda, atente-se ao aproveitamento do espaço: se você tiver pares muito finos ou baixos, evite colocá-los em nichos largos, que ocupam mais área do ambiente e acabam sendo pouco utilizados — além de favorecerem a sobreposição desnecessária.
Na suíte máster, o amplo closet tem armários de MDF areia, executados pela La Casa Di Mobili, e nicho com vidro para sapatos e acessórios. O banco instalado abaixo da janela facilita o dia a dia e ainda tem gavetões de armazenamento
Fabio Jr. Severo/Divulgação | Projeto do arquiteto Guilherme Garcia
Para quem tem uma grande variedade de calçados, alguns organizadores podem ajudar muito além das prateleiras. “Os shoe slots ou organizadores de móveis, por exemplo, dobram o espaço das prateleiras. Já as gavetas de sapateira com corrediça mantêm tudo alinhado e fácil de acessar”, explica Rodrigo. Colmeias estruturadas são indicadas para rasteirinhas e sapatilhas.
No dia a dia, evite misturar tipos de calçados ou simplesmente jogá-los no nicho. Não empilhe mais pares do que o espaço comporta, pois isso pode danificá-los. Para evitar o acúmulo de odores, utilize absorvedores de umidade, como sachês de carvão ativado ou sílica. E lembre-se: para que a organização funcione de fato, é essencial manter uma rotina de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima