Como plantar amendoim em casa

Muito popular na culinária, o amendoim é um alimento versátil, rico em proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Originária da América do Sul, a planta Arachis hypogaea é uma leguminosa rasteira, da mesma família do feijão e das ervilhas. Por esse motivo, adapta-se bem a climas quentes e solos bem drenados. Suas flores se desenvolvem acima do solo, mas os frutos, em forma de vagens, formam-se abaixo do solo.
Leia mais
A cultura do amendoim é muito comum em áreas de renovação de canaviais, pois traz vantagens para o solo, para a cultura seguinte e para o produtor. “É uma planta que contribui para a fertilidade do solo por meio da fixação biológica de nitrogênio”, explica a bióloga e paisagista Melina Alvarez.
O cultivo do amendoim pode ser feito em vasos pequenos, desde que tenham boa drenagem e profundidade para o crescimento dos frutos abaixo do solo
H. Zell/Wikimedia Commons
Como cultivar amendoim
O amendoim tem um ciclo único de produção, pois, as vagens nascem junto às raízes e a colheita demanda a retirada de toda a planta do solo. O processo completo dura cerca de 4 meses.
“O amendoim requer solos bem drenados, férteis e profundos, ligeiramente ácidos. Prefere regiões de temperatura quente e umidade alta”, afirma Janie Garcia da Silva, mestre em Botânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A cultura do amendoim fortalece a agricultura familiar e fornece matéria-prima essencial para a indústria alimentícia e energética
Freepik/Creative Commons
A época de plantio deve considerar a umidade de cada região. No sudeste e centro-oeste, a melhor época para o plantio das sementes começa entre outubro e novembro, com o início das chuvas de primavera. No nordeste e norte, o ideal é semear logo após o início do período chuvoso local. Já no sul, o plantio pode ser feito entre setembro e dezembro.
Para melhorar a produtividade, espalhe de 15 a 20 sementes por m². “Para cultivos domésticos, o espaçamento pode ser de 30 a 40 cm entre linhas e de 15 a 20 cm entre plantas. Isso garante boa ventilação e acesso à luz solar, além de facilitar o crescimento dos ramos laterais e o desenvolvimento subterrâneo das vagens”, explica Melina.
O bom desenvolvimento do amendoim depende de uma rega constante e moderada, com solo sempre úmido. Contudo, o excesso de água prejudica a formação dos frutos subterrâneos e favorece o aparecimento de fungos. “O amendoim é sensível ao frio, por isso, cresce melhor em locais quentes e bem ventilados. Temperaturas abaixo de 18 °C retardam o seu desenvolvimento”, alerta a paisagista.
A hora da colheita pode ser identificada pelo amarelamento das folhas, que indica o amadurecimento da planta
Franz Xaver/Wikimedia Commons
Colheita do amendoim
A colheita ocorre, em média, de 100 a 130 dias após o plantio. “A colheita dos frutos deve ocorrer quando 70% dos frutos estiverem maduros, com grãos cheios, o que se identifica pelo amarelamento das folhas”, conta Janie.
Leia mais
Para facilitar a retirada das plantas sem romper as vagens, umedeça levemente o solo. Após a colheita, deixe-as de cabeça para baixo por alguns dias, para que as vagens sequem naturalmente ainda presas às raízes. Evite bater ou sacudir com força para não danificar os grãos. Um novo cultivo pode ser feito a partir das sementes frescas, retiradas das vagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima