Como preparar a casa para a primavera: iluminação, plantas e tecidos

No Brasil, a primavera começa no dia 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando entra em cena o verão. A estação, marcada pelo aumento gradativo da temperatura e da umidade e conhecida como a mais florida do ano, pede pequenos ajustes na decoração para deixar a casa mais leve.
Segundo a designer de interiores Shirlei Proença, o primeiro passo para preparar a casa para a nova estação é guardar os enxovais de inverno. “Lave os cobertores pesados, edredons, roupas de cama de inverno, mantas pesadas e guarde em sacos a vácuo ou caixas. Organize também os armários e guarde as roupas de frio, dando espaço para roupas mais leves”, diz a designer.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O momento também é propício para renovar os vasos de flores. “Troque as flores secas por flores frescas, que agora estão mais disponíveis, mais fáceis de achar. Aproveite que está começando a esquentar para arejar a casa e deixar a luz e ventilação natural entrarem”, aconselham as arquitetas Marianna Teixeira e Carolina Castilho, da Freijó Arquitetura.
Como inserir as plantas na decoração
Plantas em vaso enriquecem a decoração da sala neste apartamento projetado por Shirlei Proença
Renato Navarro
Quando se pensa em decoração para a primavera, a primeira coisa que vem à mente são as plantas. Elas podem ser inseridas no ambiente de diversas maneiras, desde pequenos arranjos florais coloridos para a sala de estar ou mesa de jantar até espaços inteiros dedicados a elas, como um jardim vertical.
“Flores e folhagens naturais e frescas são ótimas opções para trazer a natureza para dentro de casa. Elas podem ser usadas em vasos, centros de mesa, prateleiras e estantes. Quem não gosta de ter que trocar toda semana pode optar por flores plantadas em vasos, como orquídeas e girassóis, por exemplo. Importante sempre escolher a planta certa para o tipo de incidência de luz natural que há na casa, já que a maioria das flores gosta de receber luz do sol em algum momento do dia”, comenta Marianna.
Flores secas e preservadas também são uma alternativa para deixar a casa mais verde, sempre tentando procurar as mais alegres. “Um ramo de eucalipto, por exemplo, além de trazer uma folhagem verde para dentro de casa, traz o aroma fresco do eucalipto”, completa Carolina.
Os cuidados com a iluminação na primavera
A luz natural invade o apartamento projetado pelas arquitetas Marianna Teixeira e Carolina Castilho, da Freijó Arquitetura
Mariana Camargo
Na comparação com o inverno, a primavera traz mais dias de sol. Assim, sempre que possível, aproveite a luz natural. Se a incidência de luz solar for muito intensa, cortinas e persianas são bons recursos para controlar a entrada de luz nos momentos de maior intensidade e proteger móveis e revestimentos. “As cortinas de tecidos leves, como voil e linho, ajudam a filtrar o sol sem barrar completamente a luz natural, além de trazer aconchego e delicadamente emoldurar as janelas”, diz Marianna.
Para casas com pouca entrada de luz solar, Shirlei lembra que espelhos bem posicionados ajudam a refletir a luz natural durante o dia. Já para a iluminação noturna, a designer aconselha o uso de luminárias de mesa, arandelas, abajures com cúpulas claras ou coloridas em tons suaves, além de substituir lâmpadas muito brancas por versões de luz amarela.
Os tecidos da primavera
Cores e plantas ajudam a trazer a primavera para dentro de casa. Projeto da Freijó Arquitetura
Mariana Camargo
No inverno, a escolha correta de tecidos deixa a casa mais aconchegante para os dias frios. Com a chegada da primavera, tecidos mais leves com cores alegres trazem frescor para o lar.
“Os tecidos estarão presentes em mantas para sofá, capas de almofada, cortinas, toalhas de mesa, jogo de cama, tapetes. Vale apostar nos mais leves, de composição natural, como linho e algodão”, aconselha Carolina.
Fibras naturais e seda também são boas opções para trazer mais leveza. “Para uma casa mais clássica, aposte na seda rústica em almofadas e até cortinas. Fibras naturais, como juta, cânhamo e sisal, são ótimas para tapetes finos e capas de almofadas”, diz Shirlei.
As cores da estação
As cores também são importantes para sintonizar o décor com a estação. Projeto Gabriela Toledo Arquitetura
Leila Viegas
As cores também são importantes para sintonizar o décor com a estação mais florida do ano. Neste sentido, vale recorrer aos tons mais vivos, vibrantes e claros, deixando de lado cores como o cinza e o preto.
“É uma boa ideia apostar em verdes, amarelos, vermelhos, laranjas em itens pontuais na decoração, como capas de almofadas, mantas, plantas naturais. Apostar nas cores da natureza é uma receita infalível e a primavera, especialmente no Brasil, é muito colorida e alegre”, finaliza Marianna.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima