Como proteger a casa de ratos e acabar com infestações

Especialistas explicam o que atrai os roedores para dentro de casa e o que fazer para mantê-los bem longe do lar Transmissores de doenças perigosas, como a leptospirose e a peste bubônica, os ratos são animais comuns nas grandes cidades e, muitas vezes, visitantes indesejados de casas e apartamentos.
A disponibilidade de alimento e abrigo é o que mais atrai os roedores para dentro de casa, assim, eliminar tais condições é o primeiro passo para mantê-los longe do lar.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
“Ratos são atraídos principalmente por lixo e alimentos mal-acondicionados, estruturas com frestas ou buracos, entulhos e materiais inservíveis acumulados, além de locais sujos e desorganizados, como garagens e sótãos”, alerta o biólogo Gladyston Costa, da Divisão de Vigilância de Zoonozes (DVZ) da Coordenadoria da Vigilância em Saúde (Covisa), da Prefeitura de São Paulo.
“Quintais com vegetação sem manutenção e restos de galhos e folhas também favorecem a presença de roedores, assim como áreas com ração de animais domésticos deixada exposta”, completa o biólogo.
Como identificar a presença de ratos em casa
Em áreas urbanas, as espécies de roedores mais comuns são a ratazana (Rattus norvegicus) e o rato de telhado (Rattus rattus), este último, inclusive, é o principal responsável pela presença de ratos em apartamentos, conforme explica Atílio Sersun Calefi, professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Cruzeiro do Sul.
“O rato do telhado, em particular, adaptou-se muito bem à verticalização das cidades. Devido ao seu comportamento arborícola, ele consegue acessar as residências por meio de forros, passagens e outros pontos elevados, onde estabelece colônias. Além disso, esses animais têm uma notável capacidade de escalar paredes e, frequentemente, utilizam tubulações como vias de acesso ao interior dos prédios”, relata Atilio.
Para quem tem dúvidas sobre se há ou não roedores em casa, os especialistas indicam observar alguns sinais, como a presença de fezes em áreas pouco movimentadas, embalagens de alimentos com furos ou rasgos, trilhas marcadas pelo deslocamento do animal, manchas de gordura nas paredes e móveis, marcas de roeduras e a existência de tocas (buracos no solo ou em estruturas).
“Outro sinal interessante é o comportamento dos animais de estimação: se cães ou gatos começam a demonstrar maior agitação em determinadas áreas, pode ser que eles estejam captando algo que nós não percebemos”, diz Atílio.
Como acabar com infestação de ratos em casa
A contratação de uma empresa especializada é a melhor forma de acabar com infestação de ratos em casa
Getty Images
Os locais preferidos dos ratos dentro de casa variam conforme a espécie e a estrutura do ambiente. Enquanto a ratazana tende a permanecer em áreas próximas ao solo, buscando abrigo em locais como garagens, jardins e pontos de encontro entre construções e o solo, o rato de telhado adapta-se melhor a locais elevados, aproveitando os forros, que correspondem ao espaço entre a forração e o concreto, assim como áreas superiores de armários e prateleiras.
Ao identificar ratos em casa, o primeiro passo para acabar com a infestação é eliminar as condições que favorecem a presença dos roedores, como acúmulo de lixo e frestas de entrada. Em seguida, alertam os especialistas, o melhor a fazer é contatar uma empresa especializada para erradicar os roedores de maneira segura e definitiva. “Métodos sem o planejamento e o conhecimento adequados podem, na verdade, permitir que os animais se adaptem às tentativas de controle, perpetuando seu aparecimento.”, alerta Atílio.
Como prevenir o surgimento de ratos em casa
Melhor do que eliminar os roedores é não permitir que eles alcancem o ambiente doméstico, para isso, os especialistas aconselham as seguintes medidas:
Acondicione o lixo corretamente: use sacos plásticos e latas com tampa, mantidas limpas e, de preferência, sobre estrados;
Evite dispor o lixo na rua fora do horário da coleta;
Guarde alimentos em recipientes bem vedados;
Inspecione periodicamente caixas, armários, gavetas e outros locais que possam esconder camundongos;
Vede frestas, buracos e outras aberturas que possam permitir a entrada de roedores;
Instale telas com malha inferior a um centímetro em ralos, grelhas e encanamentos;
Evite o acúmulo de entulho ou materiais sem uso;
Mantenha terrenos limpos e cercados;
Higienize locais de alimentação de pets e retire as sobras de ração à noite;
Mantenha garagens, sótãos e áreas externas sempre limpos e organizados.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima