Como tirar cola de vidro: 4 métodos fáceis e caseiros

Adesivos e etiquetas em superfícies de vidro podem ser um inconveniente ao deixar resíduos pegajosos, que acumulam sujeira com o passar do tempo. Porém, com alguns métodos caseiros e simples, incluindo solventes e uso de água morna, é possível se livrar dos restos de cola em recipientes, copos, taças e até janelas. A seguir, confira as principais técnicas:
Leia mais
Como tirar cola de vidro com água
Uma dica simples é deixar o vidro com cola de molho em água morna, e depois lavar com detergente
Pexels/cottonbro studio/Creative Commons
A forma mais simples de remover resíduos de cola em casa é com água morna e detergente neutro. Para isso, separe uma travessa ou panela funda, encha com água morna e uma colher de sopa de detergente. Deixe o recipiente de vidro de molho por cerca de 30 minutos, certificando-se de que a superfície com cola esteja bem coberta.
“Isso ajuda a amolecer a cola, facilitando sua remoção com uma espátula ou faca sem ponta”, explica a personal organizer Eliane Bigi.
Para finalizar, lave como de costume com esponja e sabão neutro, eliminando possíveis detritos. Caso ainda haja resíduos, aplique óleo vegetal, vinagre ou acetona em um pano macio, e esfregue o recipiente com cola. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, lave e esfregue com esponja macia.
Use solventes específicos
O uso de solventes também é uma das táticas mais indicadas e eficientes para a remoção de resíduos de cola. Para isso, opte por removedores específicos para cola ou solventes como acetona ou álcool 70%.
Com um pano ou algodão macio, aplique o solvente no adesivo e deixe agir por alguns minutos. Depois, esfregue suavemente com um pano ou esponja macia e lave normalmente.
Atenção ao uso da esponja de aço
Não é incomum usar a esponja de aço para a remoção de detritos mais persistentes. Contudo, superfícies de vidro requerem cuidado, pois o material áspero e abrasivo pode riscar a superfície transparente.
Nesse caso, a personal organizer Rebeca Maldonado indica usar a esponja de aço com pouca força, preferencialmente em vidros menos delicados, como garrafas: “Teste em uma parte pequena do vidro antes, para garantir que não haja risco de arranhar”, diz.
Receita caseira para tirar cola de vidro
O vinagre branco é usado na limpeza de superfícies de vidro, retirando resíduos de cola
La Bicicleta Vermella/GettyImages
Soluções caseiras também ajudam a remover resíduos de cola em superfícies de vidro. “Basta umedecer um pano com vinagre branco e colocar sobre a área durante 5 a 10 minutos. Depois, esfregue com um pano ou esponja macia”, sugere Rebeca. No caso de colas persistentes, outra opção é submergir o item em uma mistura de água quente e vinagre (1:1) durante cinco minutos. Retire e esfregue bem com uma esponja macia para retirar os detritos.
Como tirar cola das janelas
Para tirar cola da janela, é necessário proteger as molduras para evitar danos causados por solventes
Freepik/Creative Commons
Precisa retirar um adesivo da janela? No caso, é necessário ter ainda mais cautela, pois as esquadrias possuem molduras, borrachas, películas e tratamentos específicos.
Para proteger essas áreas, coloque fita creme nas molduras, evitando a formação de manchas decorrentes de solventes.
Leia mais
Comece higienizando o vidro como de costume, usando apenas água e detergente neutro. Depois, Eliane indica aquecer a área para amolecer a cola: “Use um secador de cabelo para aquecer a cola por cerca de dois minutos. Depois, utilize uma espátula de plástico ou uma lâmina de barbear nova e afiada para remover a cola”, pontua.
Após a remoção da cola, limpe a janela com um pano limpo com água e detergente neutro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima