Conheça a fruta que ajuda a prevenir infarto e manter o coração saudável

Cor vibrante, aroma suave, sabor levemente adocicado, leve e refrescante, assim pode ser descrito o jambo, uma fruta originária da Ásia, mas facilmente encontrada no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que é considerada uma forte aliada da saúde cardiovascular.
Rico em antioxidantes, como antocianinas e flavonoides, o jambo traz uma proteção extra contra infartos. Isso porque tais compostos ajudam a reduzir a inflamação e proteger as paredes dos vasos sanguíneos. “Isso significa mais elasticidade arterial, menos acúmulo de gordura e, em última análise, mais anos de vida com qualidade”, observa o médico nutrólogo Rubem Regoto.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Outros benefícios
Além do impacto positivo na saúde cardiovascular, o jambo traz outros benefícios para o organismo. A presença de antocianinas, pigmentos que combatem radicais livres, por exemplo, ajuda na redução do envelhecimento celular. Já o sistema imunológico é beneficiado pela presença de vitamina C, que também aumenta a produção de colágeno, tornando a pele mais firme.
Além do impacto positivo na saúde cardiovascular, o jambo traz outros benefícios para o organismo
Getty Images
A fruta ainda é boa fonte de fibras, que regulam o intestino e auxiliam no controle da glicemia, e promove a hidratação, visto que é composta por mais de 90% de água. “Essa mistura não só protege, mas também mantém a vitalidade. O jambo ajuda no controle de peso, pois é leve, pouco calórico e dá saciedade; melhora a digestão, visto que suas fibras alimentam as “bactérias boas” do intestino, e protege contra envelhecimento precoce, graças ao combo antioxidante”, ressalta o médico.
Como inserir o jambo na dieta
Segundo o nutrólogo, a melhor forma de consumir o jambo é in natura. Porém, a fruta também pode ser provada em sucos, águas saborizadas e sobremesas leves, como salada de frutas e geleias sem açúcar.
Para sentir seus benefícios, o profissional orienta o consumo de três a quatro unidades médias por semana, que pode ser aumentado para até uma porção pequena diariamente para quem é muito fã da fruta.
Alérgicos a goiaba e pitanga, que pertencem ao mesmo grupo botânico do jambo, devem provar o fruto com cautela.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima