O ácido acético presente no vinagre branco atua na dissolução de resíduos orgânicos leves — como suor, oleosidade e proteínas oxidadas — funcionando como um limpador eficaz, mesmo sem ser um alvejante tradicional. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, essa ação é suficiente para recuperar o aspecto mais claro dos tecidos no dia a dia.
“O vinagre branco acidifica o meio, desfaz agregados de sujeira e ajuda a soltar moléculas aderidas às fibras, facilitando a remoção na lavagem. Mas atenção: ele não elimina manchas profundas, apenas favorece sua remoção. Pode clarear manchas recentes, mas não tem poder oxidante como a água-oxigenada ou o percarbonato de sódio”, ele explica.
O ácido acético, componente ativo do vinagre, não é um agente alvejante, mas atua como clareador de manchas
Freepik/ Creativa Crommons
Além disso, o produto é uma boa opção para neutralizar cheiros indesejados. “O vinagre remove odores muito bem, porque neutraliza compostos alcalinos e voláteis”, completa o especialista.
Diferentes tipos de almofadas e como o vinagre reage a cada uma delas
Cada almofada é feita de um material distinto, e a receita caseira com vinagre pode reagir de maneiras diferentes. Saiba mais:
Algodão: tolera bem o vinagre. O ácido acético é fraco e não danifica as fibras naturais.
Fibras sintéticas (poliéster, microfibra): costumam resistir bem, mas o vinagre pode reduzir a vida útil se usado repetidamente, porque altera a carga estática e o acabamento químico das fibras.
Espumas (poliuretano, viscoelástico): o vinagre pode acelerar a hidrólise do polímero, o que significa enfraquecer a estrutura da espuma com o tempo. Além disso, o vinagre pode deixar odor azedo retido, visto que espuma é muito porosa. No caso das espumas feitas de poliuretano ou viscoelástico, o vinagre só pode ser usado na capa, e não na espuma.
Cada tipo de tecido reage de forma diferente em contato com o vinagre branco. Por isso, antes de fazer a limpeza caseira, teste a solução
Freepik/Creative Commons
Qual a receita para acabar com as manchas amarelas?
A home expert Flávia Ferrari compartilha sua receita caseira para retirar manchas amarelas de almofadas e travesseiros. Confira:
1 xícara de vinagre branco 6%;
1 xícara de água morna;
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Modo de usar
Em um borrifador, misture todos os produtos.
Espalhe a solução diretamente sobre a mancha até umedecer bem.
Deixe agir por 20 a 30 minutos.
Esfregue suavemente com uma escova macia.
Enxágue com um pano úmido e deixe secar ao ar, de preferência ao sol.
Após a limpeza das manchas amareladas, as almofadas devem ser colocadas para secar completamente, de preferência em lugares onde bate sol
Freepik/Creative Commons
O vinagre ideal para a receita caseira é o que possui 6% de acidez, como recomenda Flávia. “Ele é mais eficiente que o vinagre comum de 4%, sem agredir o tecido e garantindo segurança para quem realiza o processo”, afirma.
Outro ponto importante: para neutralizar odores, é necessário apenas pulverizar a solução levemente, e não encharcar o tecido.
Se a receita for mal aplicada ou se houver resíduos no material sem o devido enxágue, o vinagre pode causar efeitos indesejados, como manchas endurecidas, cheiro residual e até uma leve alteração na coloração.
“No caso de polímeros como espumas e fibras sintéticas, o uso repetido pode acelerar degradação hidrolítica, enfraquecendo o material no longo prazo”, coloca o Dr. Bactéria.
Mais cuidados importantes
Sempre testar a receita de vinagre em uma área escondida da almofada.
Não encharcar a almofada, aplicar a solução somente no local da mancha.
Deixar secar bem após enxaguar a almofada; a umidade interna por má secagem pode gerar fungos e bactérias.
Nunca aplicar o vinagre puro na espuma, por apresentar risco químico e estrutural do material.



