Cozinha integrada à copa: dicas e ideias para decorar o ambiente

Especialistas dão dicas para deixar a copa funcional e estilosa ao mesmo tempo Ela costuma ser discreta e, muitas vezes, negligenciada quando se pensa na decoração do lar. Contudo, com alguns cuidados, é possível deixar a copa funcional e, ao mesmo tempo, charmosa.
Muitas vezes confundida com a sala de jantar, a copa é destinada às refeições rápidas do dia a dia, como o café da manhã ou da tarde, e é caracterizada pela simplicidade e menor distância da cozinha.
“A sala de jantar, normalmente, é mais espaçosa e usada para refeições mais formais, muitas vezes para receber visitas ou outros familiares. Ela também fica, geralmente, separada da cozinha e tem móveis mais suntuosos que uma copa, que, por sua vez, pode ser junto da cozinha ou separada, porém, sempre será muito próxima”, explica a arquiteta Rosane Girardi, à frente do escritório que leva o seu nome.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
As vantagens da copa integrada à cozinha
Na opinião de Rosane, uma das vantagens de ter a copa integrada à cozinha é a praticidade. “Na vida agitada da maioria das pessoas, ter a copa junto à cozinha facilita muito o dia a dia, pois tudo está mais próximo e fácil para as refeições rápidas. Além disso, se a cozinha é espaçosa, o momento da cocção pode ser o ponto de encontro informal e carinhoso da família”, diz a arquiteta.
Outra vantagem, apontada pela arquiteta Larissa Monzù, sócia de Carolina Lorenzato no escritório Degradê Arquitetura, é a facilidade para montar e desmontar a mesa, além do fato de que quando 100% integrada, o risco de a copa ser inutilizada é consideravelmente menor.
“Se houver alguma divisória ou porta, inconscientemente, o usuário poderá optar por servir todas as refeições na sala de jantar, o que pode acabar inutilizando o espaço destinado à copa. Para contornar o problema, além da integração, gostamos de projetar o ambiente da copa próximo à cafeteira. Desta forma, conectamos o ambiente à função do café da manhã e da tarde”, comenta Larissa.
Como decorar copa e cozinha integradas
A funcionalidade e a limpeza dos materiais é o primeiro ponto a observar na hora de decorar uma copa e cozinha integradas. Segundo as profissionais, mesas e cadeiras devem ser resistentes e, se possível, ter tecidos impermeáveis para a tapeçaria.
Ter um bom sistema de exaustão também é importante nestes ambientes. Isso porque, diz Rosane, os cheiros e vapores não devem incomodar quem está usando a mesa.
Quando se trata de copa e cozinha integradas, uma dúvida comum é sobre a necessidade de demarcar os ambientes. Para Larissa, não é necessário ter uma demarcação. Porém, para quem prefere deixar cada espaço determinado, ela orienta fazê-lo por meio de pintura ou revestimento. “O espaço da copa pode ser demarcado por meio de pintura no teto ou pela troca de revestimento do piso. Porém, o mais importante é que a decoração de copa e cozinha siga o mesmo estilo de cores e materiais, já que se trata de um ambiente integrado.”
Por fim, sugere Regiane, vale ter um olhar especial para a iluminação. “A luz da cozinha deve ser muito eficiente. Quando temos luz natural, se o layout possibilita, o ideal é colocar a mesa próxima à janela. Porém, quando isso não é possível, vale fazer uma marcação diferenciada da mesa com um pequeno lustre ou até mesmo um embutido especial, sempre com a ideia de criar um ambiente intimista e gostoso para esse momento.”
A seguir, confira alguns projetos de cozinha com copa:
Ambiente atemporal
Projeto idealizado pelas arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzú
Julia Novoa
No projeto idealizado pelas arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzú, da Degradê Arquitetura, o prolongamento da parede, que enquadra o hall de entrada, e o cancelamento da porta da cozinha foram os responsáveis pelo surgimento do espaço de refeições para três pessoas. A marcenaria neutra em bege com toques de madeira traz um ar atemporal ao espaço.
Mix de estilos
Projeto idealizado pelas arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzú
Julia Novoa
A copa e a cozinha desta casa de campo projetada pela Degradê Arquitetura mistura os estilos rústico e contemporâneo. A mesa de refeição ganha destaque com o pendente.
Ambiente descolado
Projeto idealizado pelas arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzú
Julia Novoa
A escolha do azul para a marcenaria do ambiente deu o ar descolado desejado pelo proprietário deste apartamento, projetado pela Degradê Arquitetura. Uma ilha que comporta duas pessoas foi instalada na cozinha para refeições rápidas.
Uma cozinha clean
Projeto da arquiteta Ana Toscano, do escritório Ana Toscano Arquitetura
Mônica Assan
A bancada em quartzo branco, assim como a ilha com banquetas, e os armários feitos em laca branca proporcionaram o visual clean, claro e iluminado desejado pelos proprietários na cozinha integrada à copa deste apartamento projetado pela arquiteta Ana Toscano, do escritório Ana Toscano Arquitetura.
Projeto desafiador
Projeto da arquiteta Ana Toscano, do escritório Ana Toscano Arquitetura
Julia Novoa
O projeto desta casa, pertencente a um casal com duas filhas, foi desafiador para a arquiteta Ana Toscano. Isso porque a cozinha era antes muito escura, sem iluminação, com revestimentos antigos e armários mal aproveitados. Para transformar o ambiente, a profissional tirou partido da presença de um pilar, criando uma ilha no centro da cozinha como ponto de destaque e investiu em marcenaria com base neutra e pontos de cor discretos.
Uso de materiais naturais
Projeto da arquiteta Andrea Murao
Renato Navarro
O uso de materiais naturais é o ponto-chave desta cozinha com copa de uma casa de férias no litoral paulista. Projetada pela arquiteta Andrea Murao, a cozinha tem uma ilha funcional e prática e é aberta para todos os lados da casa. Além disso, todas as esquadrias são de madeira natural e criadas com grandes vãos para a casa.
Aposta no contraste
Projeto do escritório Bianchi & Lima
Renato Navaro
Os tons claros e suaves são a base do projeto do escritório Bianchi & Lima. Na cozinha, o destaque é a ilha com uma lâmina sinterizada polida, abraçando o fogão, que era o desejo dos clientes. A marcenaria com o estilo provençal criou um belo contraste com a marmoraria.
Para integrar
Projeto da arquiteta Michelle Machado
Mariana Orsi
Concentrar os momentos da família na cozinha foi o pedido dos moradores deste apartamento, projetado pela arquiteta Michelle Machado. Para atender o desejo do casal de idosos, a profissional colocou o cooktop direto na superfície sinterizada e criou um cantinho para o café, onde eles tomam o café da manhã numa mesa mais aconchegante e mais próxima. Ao lado, há um nicho para deixar organizados a cafeteira e a sanduicheira. Em cima desse nicho há uma porta basculante de 1.80m com servo driver, que abre e fecha a porta com apenas um toque.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima