As cubas pretas para banheiro têm se tornado tendência entre arquitetos e designers de interiores. Diferentes das tradicionais louças brancas, elas criam impacto visual que confere personalidade, sofisticação e modernidade ao ambiente.
Leia mais
“Quando utilizamos uma cuba preta, saímos do lugar comum e conquistamos um ponto de impacto”, afirma a arquiteta Camila Andriotta, do escritório Sotaque Arquitetura. A tonalidade reforça sobriedade ou despojamento, dependendo do contexto.
Por funcionar como destaque, o seu uso pede planejamento. “Em nossos projetos, a utilizamos com moderação, como contraste na composição, sobretudo quando atrelada a materiais neutros”, comenta Daniel Mangabeira, arquiteto do escritório Bloco Arquitetos.
O lavabo permite um visual mais diferenciado na cuba. Nesse caso, o modelo esculpido foi feito a partir de um bloco de mármore. Projeto da arquiteta Gabriela Casagrande
João Vitor Sarturi/Divulgação
Lavabos permitem maior liberdade criativa. A cuba preta, nesses casos, pode ser ampla e com um material diferenciado para valorizar a bancada e os acabamentos ao redor.
Estilos com cubas pretas no banheiro
Embora tenha uma estética naturalmente contemporânea, a cuba preta é extremamente versátil. “Pode integrar projetos de linguagem moderna, mas também dialoga com propostas rústicas ou de inspiração industrial”, diz Henrique Coutinho, arquiteto do escritório Bloco Arquitetos.
É possível combinar a cuba preta com metais na mesma tonalidade. Projeto das arquitetas Ana Paula Henriques e Camila Paschoal, do escritório Loft87
Mariana Orsi/Divulgação
Em banheiros compactos, a cuba preta adiciona contraste sem pesar visualmente, especialmente quando se escolhem modelos menores ou esculpidos em pedra escovada. “Os metais podem acompanhar essa estética monocromática ou variar em tons, conforme as intenções do projeto”, explica Camila.
Bancadas e revestimentos neutros equilibram o contraste, enquanto o clássico cromado é menos indicado nesse contexto. O segredo está em manter composições simples e equilibradas, evitando excesso de materiais e cores.
A cuba pode ter um modelo mais tradicional e trazer estilo na cor. Projeto do escritório Escala Arquitetura
MCA Estudio/Divulgação | Produção: Andrea Falchi/Divulgação
Materiais e modelos disponíveis de cuba preta para o banheiro
O mercado oferece ampla variedade de cubas pretas, adaptáveis a diferentes estilos e necessidades. “Os modelos de louça esmaltada têm tanto de embutir, quanto de apoio e sobrepor. Já os modelos de concreto pigmentado costumam ser de apoio”, fala Ana Maura Paim, arquiteta do escritório Sotaque Arquitetura.
As opções esculpidas em pedras naturais podem ser moldadas conforme as intenções do projeto. Porém, esses modelos tendem a ser um pouco mais caros em função da personalização.
A madeira equilibra a o visual das cores escuras e os metais pretos. Projeto do escritório Spaço Interior
Sydney Doll/Divulgação
Existem, ainda, opções em quartzo, resina e metal pintado. “A escolha do material irá influenciar diretamente na estética, manutenção e funcionalidade da peça”, destaca o arquiteto Matheus Seco, também do escritório Bloco Arquitetos.
Vantagens e cuidados necessários com a cuba preta no banheiro
“A grande vantagem é o impacto visual e a possibilidade de tirar partido de um elemento básico e inerente a todo projeto para reforçar a linguagem desejada”, afirma Camila.
Por outro lado, cubas escuras podem evidenciar manchas de água ou sabão, exigindo cuidados extras. “O ideal é evitar produtos abrasivos ou que contenham cloro. A limpeza com pano macio e detergente neutro costuma ser suficiente. Também é importante secar a superfície com frequência, principalmente em regiões com água mais mineralizada”, orienta Daniel.
O formato redondo pode dialogar com outros itens do banheiro com mesmo formato, como as arandelas. Projeto do Estúdio Glik de Interiores
Manuel Sá/Divulgação
Como economizar na escolha da cuba preta para o banheiro
Para quem busca uma peça de qualidade sem comprometer o orçamento, a dica é optar por modelos de apoio ou louça padrão. “O segredo não está exatamente em economizar na cuba, e sim nos demais elementos. A redução de custos pode vir de revestimentos mais acessíveis ou limitar o uso deles a áreas específicas”, coloca Ana.
Existem boas opções no mercado com ótimo custo-benefício, principalmente em louça e resina. “O mais importante é alinhar o modelo com o uso real do espaço, nem sempre o mais caro é o mais adequado”, salienta Henrique.
Confira projetos inspiradores com diferentes modelos de cuba preta para deixar o seu banheiro moderno e sofisticado!
Cuba pedra preta para o banheiro
Essa versão pode ser feita em diferentes pedras naturais, cada uma com características próprias. Entre as mais usadas estão o granito, resistente e durável; o mármore, com veios que conferem sofisticação; o quartzo, uniforme e de fácil manutenção; e o basalto, com tom fosco e textura natural.
O granito é uma opção de material durável e bonito para a cuba esculpida. Projeto do arquiteto João Panaggio
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O basilite é uma opção resistente e durável para a cuba, mas por sua porosidade exige cuidados extras na limpeza e manutenção. Projeto do escritório Aguirre Arquitetura
Israel Gollino/Divulgação
A cuba de ardósia preta confere uma atmosfera moderna ao ambiente. Projeto do arquiteto Lucas Lage
Estúdio NY18/Divulgação
O mármore introduz detalhes por meio de seus veios. Projeto do escritório MC + Arquitetos
Thiago Travesso/Divulgação
Cuba preta de cerâmica para o banheiro
A cerâmica é um material tradicional e resistente para cubas de banheiro, oferecendo superfície lisa, fácil de limpar e durável. Disponível em diferentes cores e formatos, ela combina praticidade e estética.
A cerâmica da cuba dialoga com o nicho e os metais em preto do ambiente. Projeto do escritório CoDA Arquitetos
Julia Tótoli/Divulgação
Cuba preta retangular para o banheiro
A cuba retangular é ideal para quem busca um banheiro contemporâneo, com design clean e elegante.
É possível variar no acabamento do material da cuba. Projeto do Studio Mariana Kripka
Archi Image/Cláudio Fonseca/Divulgação
A cuba sobreposta facilita a instalação e é facilmente encontrada no mercado. Projeto do escritório Lilutz Arquitetura Interiores
Monica Assan/Divulgação
Cuba preta redonda para o banheiro
As cubas redondas e pretas trazem um toque de suavidade e fluidez ao ambiente. Seu formato circular é especialmente adequado para espaços menores, proporcionando a sensação de amplitude.
A cuba redonda facilita o aproveitamento do espaço da bancada. Projeto do escritório Bloco Arquitetos
Maíra Acayaba/Divulgação | Produção: Deborah Apsan/Divulgação
O acabamento escovado em preto da cuba traz um ponto de contraste no ambiente mais claro. Projeto da arquiteta Camila Medrado
Estúdio NY18/Divulgação
Cuba preta sobreposta para o banheiro
O formato elevado da cuba sobreposta na bancada facilita a limpeza, evitando acúmulo de resíduos ao redor. Também permite a criação de diferentes composições de materiais, combinando com mármore, madeira ou resina.
A cuba com design diferenciado traz um toque moderno para a bancada. Projeto do escritório Messa Penna Arquitetura
Renato Navarro/Divulgação
É possível obtar por preto com brilho para banheiros com estética industrial. Projeto do arquiteto Jeferson Branco
Everson Martins/Divulgação
Cuba preta esculpida no banheiro
A cuba esculpida se diferencia por ser trabalhada diretamente no material da bancada, criando uma peça única e de alto impacto visual. Essa variedade permite formatos e profundidades personalizados, possibilitando projetos sob medida que se encaixam perfeitamente no estilo do banheiro.
A cuba esculpida deixa o banheiro totalmente personalizado. Projeto do arquiteto Natan Hostins
Fabio Jr Severo/Divulgação
No projeto do escritório NJ+, a cuba esculpida combina mármore e madeira (na área com menor contato com a água)
Carolina Lacaz/Divulgação
Cuba preta combinada com madeira
A cuba preta combinada com madeira cria um contraste acolhedor, unindo a sofisticação do preto à naturalidade e ao calor da madeira. Essa proposta valoriza o cômodo, trazendo equilíbrio entre modernidade e aconchego, e permite explorar diferentes estilos de decoração, do minimalista ao rústico contemporâneo.
O espelho amplo e a madeira clara trazem leveza para a bancada com cuba preta. Projeto do escritório Sotaque Arquitetura
Fávaro Júnior/Divulgação
O preto na cuba pode ser um destaque do lavabo. Projeto do arquiteto Bruno Rubiano
Favaro Jr./Divulgação
O mármore nero marquina na bancada e o calacatta no piso e na parede criam um contraste entre claro e escuro. Projeto da arquiteta Andrea Murao
Renato Navarro/Divulgação
É possível ter uma atmosfera de spa quando o revestimento é claro. A cuba preta traz um ponto focal sem destoar da proposta. Projeto da designer de interiores Carolina Esper
André Mortatti/Divulgação
Leia mais
Cuba preta em banheiros escuros
A cuba preta em banheiros escuros reforça a atmosfera sofisticada e contemporânea do ambiente, criando efeito monocromático. Essa escolha valoriza o design do espaço, destacando linhas e formas da bancada e dos móveis, enquanto a manutenção se mantém prática, especialmente quando combinada com materiais resistentes.
A cuba preta pode complementar a estética de banheiros feitos de granito. Projeto do arquiteto Junior Piacesi
Daniel Mansur/Divulgação
O acabamento traz diferencial para a cuba em banheiros totalmente pretos. Projeto do arquiteto Fabiano Ravaglia, do escritório FPR Studio
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A combinação de cimento queimado e a cuba, em preto, é harmônica e elegante. Projeto do escritório Piacesi Arquitetura
Estúdio NY18/Divulgação
Leia mais
“Quando utilizamos uma cuba preta, saímos do lugar comum e conquistamos um ponto de impacto”, afirma a arquiteta Camila Andriotta, do escritório Sotaque Arquitetura. A tonalidade reforça sobriedade ou despojamento, dependendo do contexto.
Por funcionar como destaque, o seu uso pede planejamento. “Em nossos projetos, a utilizamos com moderação, como contraste na composição, sobretudo quando atrelada a materiais neutros”, comenta Daniel Mangabeira, arquiteto do escritório Bloco Arquitetos.
O lavabo permite um visual mais diferenciado na cuba. Nesse caso, o modelo esculpido foi feito a partir de um bloco de mármore. Projeto da arquiteta Gabriela Casagrande
João Vitor Sarturi/Divulgação
Lavabos permitem maior liberdade criativa. A cuba preta, nesses casos, pode ser ampla e com um material diferenciado para valorizar a bancada e os acabamentos ao redor.
Estilos com cubas pretas no banheiro
Embora tenha uma estética naturalmente contemporânea, a cuba preta é extremamente versátil. “Pode integrar projetos de linguagem moderna, mas também dialoga com propostas rústicas ou de inspiração industrial”, diz Henrique Coutinho, arquiteto do escritório Bloco Arquitetos.
É possível combinar a cuba preta com metais na mesma tonalidade. Projeto das arquitetas Ana Paula Henriques e Camila Paschoal, do escritório Loft87
Mariana Orsi/Divulgação
Em banheiros compactos, a cuba preta adiciona contraste sem pesar visualmente, especialmente quando se escolhem modelos menores ou esculpidos em pedra escovada. “Os metais podem acompanhar essa estética monocromática ou variar em tons, conforme as intenções do projeto”, explica Camila.
Bancadas e revestimentos neutros equilibram o contraste, enquanto o clássico cromado é menos indicado nesse contexto. O segredo está em manter composições simples e equilibradas, evitando excesso de materiais e cores.
A cuba pode ter um modelo mais tradicional e trazer estilo na cor. Projeto do escritório Escala Arquitetura
MCA Estudio/Divulgação | Produção: Andrea Falchi/Divulgação
Materiais e modelos disponíveis de cuba preta para o banheiro
O mercado oferece ampla variedade de cubas pretas, adaptáveis a diferentes estilos e necessidades. “Os modelos de louça esmaltada têm tanto de embutir, quanto de apoio e sobrepor. Já os modelos de concreto pigmentado costumam ser de apoio”, fala Ana Maura Paim, arquiteta do escritório Sotaque Arquitetura.
As opções esculpidas em pedras naturais podem ser moldadas conforme as intenções do projeto. Porém, esses modelos tendem a ser um pouco mais caros em função da personalização.
A madeira equilibra a o visual das cores escuras e os metais pretos. Projeto do escritório Spaço Interior
Sydney Doll/Divulgação
Existem, ainda, opções em quartzo, resina e metal pintado. “A escolha do material irá influenciar diretamente na estética, manutenção e funcionalidade da peça”, destaca o arquiteto Matheus Seco, também do escritório Bloco Arquitetos.
Vantagens e cuidados necessários com a cuba preta no banheiro
“A grande vantagem é o impacto visual e a possibilidade de tirar partido de um elemento básico e inerente a todo projeto para reforçar a linguagem desejada”, afirma Camila.
Por outro lado, cubas escuras podem evidenciar manchas de água ou sabão, exigindo cuidados extras. “O ideal é evitar produtos abrasivos ou que contenham cloro. A limpeza com pano macio e detergente neutro costuma ser suficiente. Também é importante secar a superfície com frequência, principalmente em regiões com água mais mineralizada”, orienta Daniel.
O formato redondo pode dialogar com outros itens do banheiro com mesmo formato, como as arandelas. Projeto do Estúdio Glik de Interiores
Manuel Sá/Divulgação
Como economizar na escolha da cuba preta para o banheiro
Para quem busca uma peça de qualidade sem comprometer o orçamento, a dica é optar por modelos de apoio ou louça padrão. “O segredo não está exatamente em economizar na cuba, e sim nos demais elementos. A redução de custos pode vir de revestimentos mais acessíveis ou limitar o uso deles a áreas específicas”, coloca Ana.
Existem boas opções no mercado com ótimo custo-benefício, principalmente em louça e resina. “O mais importante é alinhar o modelo com o uso real do espaço, nem sempre o mais caro é o mais adequado”, salienta Henrique.
Confira projetos inspiradores com diferentes modelos de cuba preta para deixar o seu banheiro moderno e sofisticado!
Cuba pedra preta para o banheiro
Essa versão pode ser feita em diferentes pedras naturais, cada uma com características próprias. Entre as mais usadas estão o granito, resistente e durável; o mármore, com veios que conferem sofisticação; o quartzo, uniforme e de fácil manutenção; e o basalto, com tom fosco e textura natural.
O granito é uma opção de material durável e bonito para a cuba esculpida. Projeto do arquiteto João Panaggio
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
O basilite é uma opção resistente e durável para a cuba, mas por sua porosidade exige cuidados extras na limpeza e manutenção. Projeto do escritório Aguirre Arquitetura
Israel Gollino/Divulgação
A cuba de ardósia preta confere uma atmosfera moderna ao ambiente. Projeto do arquiteto Lucas Lage
Estúdio NY18/Divulgação
O mármore introduz detalhes por meio de seus veios. Projeto do escritório MC + Arquitetos
Thiago Travesso/Divulgação
Cuba preta de cerâmica para o banheiro
A cerâmica é um material tradicional e resistente para cubas de banheiro, oferecendo superfície lisa, fácil de limpar e durável. Disponível em diferentes cores e formatos, ela combina praticidade e estética.
A cerâmica da cuba dialoga com o nicho e os metais em preto do ambiente. Projeto do escritório CoDA Arquitetos
Julia Tótoli/Divulgação
Cuba preta retangular para o banheiro
A cuba retangular é ideal para quem busca um banheiro contemporâneo, com design clean e elegante.
É possível variar no acabamento do material da cuba. Projeto do Studio Mariana Kripka
Archi Image/Cláudio Fonseca/Divulgação
A cuba sobreposta facilita a instalação e é facilmente encontrada no mercado. Projeto do escritório Lilutz Arquitetura Interiores
Monica Assan/Divulgação
Cuba preta redonda para o banheiro
As cubas redondas e pretas trazem um toque de suavidade e fluidez ao ambiente. Seu formato circular é especialmente adequado para espaços menores, proporcionando a sensação de amplitude.
A cuba redonda facilita o aproveitamento do espaço da bancada. Projeto do escritório Bloco Arquitetos
Maíra Acayaba/Divulgação | Produção: Deborah Apsan/Divulgação
O acabamento escovado em preto da cuba traz um ponto de contraste no ambiente mais claro. Projeto da arquiteta Camila Medrado
Estúdio NY18/Divulgação
Cuba preta sobreposta para o banheiro
O formato elevado da cuba sobreposta na bancada facilita a limpeza, evitando acúmulo de resíduos ao redor. Também permite a criação de diferentes composições de materiais, combinando com mármore, madeira ou resina.
A cuba com design diferenciado traz um toque moderno para a bancada. Projeto do escritório Messa Penna Arquitetura
Renato Navarro/Divulgação
É possível obtar por preto com brilho para banheiros com estética industrial. Projeto do arquiteto Jeferson Branco
Everson Martins/Divulgação
Cuba preta esculpida no banheiro
A cuba esculpida se diferencia por ser trabalhada diretamente no material da bancada, criando uma peça única e de alto impacto visual. Essa variedade permite formatos e profundidades personalizados, possibilitando projetos sob medida que se encaixam perfeitamente no estilo do banheiro.
A cuba esculpida deixa o banheiro totalmente personalizado. Projeto do arquiteto Natan Hostins
Fabio Jr Severo/Divulgação
No projeto do escritório NJ+, a cuba esculpida combina mármore e madeira (na área com menor contato com a água)
Carolina Lacaz/Divulgação
Cuba preta combinada com madeira
A cuba preta combinada com madeira cria um contraste acolhedor, unindo a sofisticação do preto à naturalidade e ao calor da madeira. Essa proposta valoriza o cômodo, trazendo equilíbrio entre modernidade e aconchego, e permite explorar diferentes estilos de decoração, do minimalista ao rústico contemporâneo.
O espelho amplo e a madeira clara trazem leveza para a bancada com cuba preta. Projeto do escritório Sotaque Arquitetura
Fávaro Júnior/Divulgação
O preto na cuba pode ser um destaque do lavabo. Projeto do arquiteto Bruno Rubiano
Favaro Jr./Divulgação
O mármore nero marquina na bancada e o calacatta no piso e na parede criam um contraste entre claro e escuro. Projeto da arquiteta Andrea Murao
Renato Navarro/Divulgação
É possível ter uma atmosfera de spa quando o revestimento é claro. A cuba preta traz um ponto focal sem destoar da proposta. Projeto da designer de interiores Carolina Esper
André Mortatti/Divulgação
Leia mais
Cuba preta em banheiros escuros
A cuba preta em banheiros escuros reforça a atmosfera sofisticada e contemporânea do ambiente, criando efeito monocromático. Essa escolha valoriza o design do espaço, destacando linhas e formas da bancada e dos móveis, enquanto a manutenção se mantém prática, especialmente quando combinada com materiais resistentes.
A cuba preta pode complementar a estética de banheiros feitos de granito. Projeto do arquiteto Junior Piacesi
Daniel Mansur/Divulgação
O acabamento traz diferencial para a cuba em banheiros totalmente pretos. Projeto do arquiteto Fabiano Ravaglia, do escritório FPR Studio
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação
A combinação de cimento queimado e a cuba, em preto, é harmônica e elegante. Projeto do escritório Piacesi Arquitetura
Estúdio NY18/Divulgação