Da proteína ao fertilizante: 6 benefícios da casca de ovo para suas plantas

A casca de ovo é um dos remédios caseiros mais eficazes para as plantas, tal como nos diziam nossas avós. O ovo é considerado um superalimento e, de acordo com os especialistas, deve fazer parte da alimentação diária, pois a quantidade de micro e macronutrientes na clara e na gema é poderosa. No entanto, também as cascas contêm muitos nutrientes.
A casca de ovo tem propriedades importantes que beneficiarão suas plantas e, se você quer que elas cresçam saudáveis, é hora de conhecer como aplicar corretamente este remédio natural, econômico e fácil. Diga adeus aos fertilizantes trabalhosos e dê as boas-vindas ao adubo mais natural que você poderia utilizar.
Leia mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Como a casca de ovo afeta as plantas?
As plantas estão esperando que você as alimente com cascas de ovos
Getty Images
O inigualável fertilizante de cascas de ovo é um recurso ecológico que, além de eficaz, é extremamente acessível, pois literalmente nasce dos restos de um café da manhã saudável. A casca de ovo pode melhorar a saúde das suas plantas graças às suas poderosas propriedades, já que, além do cálcio —que constitui 96% da casca —, encontra-se magnésio, fósforo e potássio em sua composição. Toda essa matéria orgânica potencializa o crescimento e melhora a aparência de quase qualquer planta doméstica ou de jardim.
A rigor, o adubo de casca de ovo não atua diretamente sobre a planta, mas sim sobre o substrato do qual ela obtém os nutrientes. Além de fornecer inúmeras proteínas, também regula o solo para aumentar sua absorção. Quanto mais saudáveis forem os estratos, mais bonita será a planta.
Com que frequência devo colocar cascas de ovo no meu jardim?
Cascas de ovos duram muito tempo, então você deve trocá-las a cada 3 a 5 meses
Getty Images
Pode-se pensar que o fertilizante de casca de ovo deve ser aplicado regularmente, mas isso está longe de ser verdade. A vantagem desse adubo orgânico é que seu efeito ocorre de forma lenta e progressiva, já que normalmente a casca de ovo libera o cálcio e o restante das proteínas em um período de 3 a 6 meses, dependendo da quantidade utilizada e da qualidade do substrato.
Nossa recomendação é que não coloque cascas mais de quatro vezes ao ano, pois você estaria alterando demasiadamente a composição da terra e, em consequência, as plantas sentiriam esses picos e quedas de nutrientes. Lembre-se de que as plantas levam seu tempo para crescer e não é aconselhável pressioná-las para acelerar o processo.
As cascas de ovo atraem roedores ou insetos?
Cascas de ovos são tão nutritivas que, infelizmente, atraem alguns intrusos indesejados
Getty Images
Nem tudo na vida pode ser perfeito, nem mesmo quando se trata de utilizar casca de ovo como adubo. A regra da natureza nos diz que, quanto mais orgânico for algo, maior a probabilidade de se tornar alimento de algum animal. Infelizmente, para todos os amantes de plantas, o fertilizante de cascas de ovo atrai ratos, pois estes são capazes de transformar quase qualquer coisa em alimento. Por sorte, a evidência nos diz que você só terá que lidar com os roedores, pois os insetos não se sentem atraídos pelas cascas.
E, em um duplo golpe de sorte, ter convidados indesejados pode ser revertido de duas formas. A primeira dica que damos é que procure enterrar um pouco a casca de ovo, de forma que não fique na superfície e não atraia os ratos; o segundo conselho —que não só afastará os ratos, mas também espantará aranhas ou qualquer inseto desavisado— é colocar hortelã, pois seu forte cheiro se encarregará de fazer o trabalho sujo por você.
Quanto tempo deixar as cascas de ovo na água para as plantas?
Deixar cascas de ovos de molho traz muitos benefícios
Jonathan Kemper/Unsplash
A casca de ovo como adubo é eficaz de várias formas, seja triturada, inteira ou em água. Embora esta última opção não seja a que guarda mais proteínas, é um complemento ideal se você já criou um fertilizante de cascas de ovos para os substratos.
Nesse caso, o que você deve fazer é deixar as cascas de molho em água durante uma noite inteira, assim os nutrientes migrarão para o líquido e potencializarão o adubo previamente colocado na terra. Se o que você quer é garantir um sucesso total, então primeiro dissolva duas colheres de cascas finamente moídas com duas colheres de vinagre branco e deixe repousar por 14 horas. A pasta resultante adicione à água e pronto! Você terá uma mistura perfeita para borrifar em suas plantas.
Benefícios de usar a casca de ovo para as plantas
Contamos a você quais são os benefícios que as cascas de ovo têm para as planta
Getty Images
Já quase chegamos ao final deste percurso pelo mundo da casca de ovo, mas antes contamos quais são todos os benefícios que você obterá deste fertilizante natural:
Combate infestações de lesmas e caracóis
A casca de ovo ajudará você a criar uma barreira que as lesmas ou caracóis não quererão atravessar, pois odeiam a textura rugosa que pinica o corpo ao passar sobre ela. Esses moluscos terrestres, para evitar se machucar com os pedacinhos, se afastarão de suas plantas ou jardim sem pensar duas vezes.
Fertilizante de cálcio
É possível obter cálcio com cascas de ovo, pois é um dos ingredientes mais presentes nelas. Para obtê-lo, dedicaremos um espaço inteiro nesta nota, mas você deve saber que é fascinantemente simples, econômico e benéfico. Uma vez que você obtenha o cálcio, verá como o apodrecimento abandona as folhas de suas plantas e como a floração é favorecida.
Reduz a acidez do solo
Para um bom crescimento, muitas plantas precisam de tipos específicos de solo devido à acidez que estes podem provocar, felizmente a casca de ovo tem o poder de controlá-la. Para que as plantas cresçam saudáveis, além de paciência e constância, você precisará adicionar a casca moída e regar com frequência para liberar todos os componentes que regularão o pH da terra.
Composto caseiro
Se você costuma criar seu próprio adubo orgânico ou composto, não hesite em adicionar cascas de ovo para torná-lo ainda mais rico para suas plantas. Os resultados em seu crescimento e saúde você verá instantaneamente. Você pode colocar pedaços grandes de casca de ovo, mas o melhor é que fiquem um pouco enterrados na terra e, claro, não exagere na quantidade. Lembre-se de que, por ser um produto natural, a água da rega ajudará a decompor os resíduos e, consequentemente, liberar suas propriedades.
Ajude as minhocas
Todos sabemos que as minhocas ajudam a arejar o substrato, o que permite que as plantas cresçam fortes e saudáveis. No entanto, raramente nos preocupamos com o cuidado desses insetos. Felizmente para você, o cálcio das cascas de ovo é o alimento perfeito para elas e, além de equilibrar o pH do solo, também ajudará para que as minhocas façam um excelente trabalho em seu lar terrestre.
Deixe os pássaros se alimentarem
O último dos benefícios da lista pode parecer alheio às plantas, mas não é. Muitas das pragas odiadas que infestam um jardim podem ser controladas —ou até prevenidas— com a ajuda das aves. Elas comem insetos e mantêm sua população controlada, por isso, é saudável que visitem suas áreas verdes, e acredite, uma vez que descobrem as cascas de ovo no solo, não quererão ir embora, pois estas as ajudam a melhorar sua nutrição.
Quais plantas se beneficiam mais da casca de ovo?
Embora as cascas de ovos sejam muito úteis, nem todas as plantas reagem eficazmente a elas
Getty Images
Embora todas as plantas sejam beneficiadas em maior ou menor grau, o certo é que aquelas que necessitam de mais cálcio para crescer serão as mais favorecidas. Se você tem uma horta urbana, cenoura, tomate ou leguminosas alcançarão seu máximo potencial quando você colocar o cálcio com cascas de ovo.
Se, em vez de horta, você tem um jardim de flores exuberantes, então cuide especialmente das roseiras, pois você ajudará para que nenhuma doença as enfraqueça.
Como preparar cálcio com cascas de ovos?
Cascas de ovos podem ser convertidas em cálcio
Getty Images
Já contamos os benefícios da casca de ovo, então agora vamos explicar como preparar cálcio com cascas de ovo para melhorar a vida de suas plantas, porque não se trata apenas de adicionar as cascas após cozinhar seu café da manhã.
A forma mais fácil e rápida é que, dependendo da quantidade que necessite, leve as cascas secas ao liquidificador e espere até que virem pó. Com esta técnica será muito mais fácil que o cálcio seja absorvido no solo. Outra ótima opção é a infusão. Você precisa triturar a casca de seis ovos e levá-las para ferver em três litros de água. Posteriormente, deixe que a mistura esfrie e, quando for hora de regar, aplique-a aos poucos em todas as suas plantas. Com este método, o cálcio estará completamente concentrado no líquido e penetrará mais facilmente.
Por último, a técnica mais complexa, mas também muito eficaz, é a farinha de casca de ovo. Para esta preparação aconselhamos que use, no mínimo, 12 cascas; quando estiverem prontas, deixe-as secar na sombra para não perderem o nitrogênio; depois, esmague-as em um saco com a ajuda de um pilão ou de um almofariz até que fiquem em pó bem fino. Finalmente, aplique a farinha às suas plantas durante 40 dias para que recebam o cálcio de que necessitam e conserve-a em um recipiente com tampa. Este método é perfeito porque sua fórmula também adiciona nitrogênio.
Agora que você sabe os benefícios de usar casca de ovo para suas plantas, nunca mais as jogue no lixo.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima