Decoração de Natal: por que você deve começar suas compras com antecedência (antes que todas as coisas bonitas acabem)

Se você está lendo isto, é porque gosta tanto quanto nós de encher a casa com o espírito natalino. Mas, quais são as novidades deste ano? Quais enfeites estão em alta, como decoraremos a mesa? Estrelas, sim ou não? Contamos tudo com a ajuda de três profissionais que ditam as tendências durante a época mais maravilhosa do ano.
Árvores naturais
“Em 2025, seguimos com a tendência de árvores naturais ou com aparência natural”, nos conta Manuel Delgado, responsável estratégico de Interiores na IKEA Espanha. Na opinião dele, o mais sustentável é adquirir uma árvore natural de vendedores certificados e replantá-la depois, mas caso precise optar por uma artificial, a tendência é buscar o modelo mais realista possível. “O tipo abeto nórdico, com galhos espaçados e acabamento fosco, é o mais procurado”, explica.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Ana María Merino, gerente de produtos de Natal na Leroy Merlin Espanha, também considera que as árvores que farão sucesso este ano seguem o estilo tradicional. Ainda assim, ambos concordam que os exemplares com efeito nevado também têm seu público.
Como novidade, a empresa francesa destaca os modelos slim, mais estreitos que os tradicionais e perfeitos para casas menores. E ambas as companhias apostam também nas árvores com luzes de LED integradas, imbatíveis em termos de praticidade.
Seis estilos para decorar a árvore
“Como uma tendência crescente, figuras gigantes — renas, ursos, Papai Noel ou elfos — estão sendo incorporadas como um recurso marcante e encantador para a base da árvore, criando um canto cheio de fantasia que agrada tanto adultos quanto crianças”, diz Merino
Miao Hu / Leroy Merlin | Reprodução AD Espanha
Como todos os anos, as cores tradicionais (vermelho, verde e dourado) continuam sendo uma aposta segura na hora de criar o ambiente acolhedor típico desta época. Mas, com quais outros estilos podemos decorar nossa árvore?
Invernal: “Para quem opta por uma árvore nevada, os tons azuis e brancos se combinam com bolas brilhantes, com purpurina ou efeito de geada, além de enfeites como folhas prateadas ou bolas transparentes, que reforçam a inspiração invernal”, explica a Leroy Merlin.
Natural: “Nos lares que preferem um estilo mais natural, predominam as bolas em tons terrosos, acompanhadas de enfeites de madeira, fibras vegetais ou figuras inspiradas na natureza — animais, pinhas ou pequenos galhos — que evocam um ambiente acolhedor e em sintonia com o orgânico”, continua a empresa.
Romântico: “Bolas foscas em cores suaves como verde-claro, branco-lã ou pêssego protagonizam essa decoração, combinadas com delicados enfeites brilhantes em forma de pinha, estrela ou motivos vegetais estilizados, que trazem sofisticação”, acrescenta Merino.
Escandinavo: “Minimalista, natural e acolhedor. Linhas e formas simples se combinam com materiais naturais – cerâmica e madeira, principalmente. A luz suave se mistura a um calor envolvente. Assim se vive o hygge em sua expressão mais bela: um ambiente e estilo relaxado, sóbrio e, ainda assim, cheio de espírito festivo”, conta a Westwing.
Bold: “É uma decoração colorida com elementos ousados e originais que dá um toque festivo (e divertido) a qualquer ambiente. Um estilo radiante, vibrante e único, cheio de tons e formas surpreendentes (ou pouco usuais para esta época do ano) que atraem todos os olhares. Elementos em rosa, azul-claro ou cromado proporcionam um visual moderno, assim como a mistura de texturas e estampas. A chave está em misturar e brincar com as camadas”, continua a empresa alemã.
Pessoal: para Delgado, está claro: este Natal — seguindo a tendência global em decoração — será o da personalização. Na IKEA, a tendência nórdica evolui com designs de texturas naturais — feltro, lã, cerâmica ou madeira — e detalhes pintados à mão. Também ganham espaço as bolas de vidro soprado, transparentes, com efeito de gelo e também nas cores vibrantes e pastéis. “A combinação entre bolas modernas e outras herdadas ou feitas à mão está muito popular”, garante o especialista.
Muito além do festão
A IKEA propõe uma árvore que mistura tradição com peças de design assinadas por Gustaf Westman para a marca
IKEA/Reprodução AD Espanha
Para Delgado, o festão saiu de moda. Em seu lugar, ele recomenda outras opções mais elegantes, como fitas de veludo, contas de madeira ou delicadas correntes metálicas. Mas há mais: “Luzes de LED, galhos secos decorativos, figuras de papel kraft e enfeites de feltro ou tecido são essenciais. Também será tendência os pendentes em forma de estrela (tipicamente escandinavos), sino, rena ou floco de neve, mantendo uma linha coerente com o estilo do lar”.
Ainda assim, se você busca uma árvore maximalista e chamativa, com muitos enfeites, o brilho metálico pode ser o aliado perfeito, segundo Merino. No entanto, para um acabamento mais elegante ou minimalista, é melhor optar por guirlandas — que ampliam este ano sua variedade de materiais, cores e estilos — para pendurar, enrolar ou emoldurar, “criando camadas de decoração que trazem movimento e riqueza visual à árvore”.
Estrela, sim ou não?
“As luzes LED brancas quentes estão se tornando a opção mais elegante e versátil”, explica Merino. As luzes brancas frias são mais adequadas para espaços externos ou áreas com predominância de branco e azul.
Leroy Merlin/Reprodução AD Espanha
Para Merino, sim: “Continua sendo o enfeite clássico para o topo da árvore, oferecendo o toque final perfeito a qualquer decoração”. No entanto, a especialista aponta outras alternativas “igualmente elegantes e festivas”, como grandes laços de veludo ou tecidos com motivos natalinos, que dão um ar mais original.
Mais opções? Delgado também menciona outras alternativas, como coroas naturais, flocos de neve em madeira ou estrelas de origami. E, para opções mais modernas, figuras abstratas ou geométricas em metal. “Outra opção seria apostar no artesanato nórdico em forma de anjos, coroas ou símbolos escandinavos”, sugere.
Enfeites extras
“A casa precisa se adaptar e refletir a personalidade de quem mora nela. Mais do que nunca, o Natal de 2025 precisa ser sobre identidade e pessoas”, afirma Delgado
IKEA/Reprodução Ad Espanha
A árvore de Natal pode ser a estrela da festa, mas cada vez mais se opta por uma decoração total, que encha a casa de espírito natalino. Procura ideias? Delgado tem muitas: “Guirlandas naturais com galhos, nozes e um laço de linho; lanternas de LED para entradas, varandas e cantos da sala; luzes externas em tom quente, tipo cortina ou cascata; enfeites de janela com silhuetas de madeira ou papel recortado; velas LED ou reais em centros de mesa e prateleiras; figuras natalinas de design nórdico: renas, árvores de madeira ou casinhas…”
Além disso, o profissional propõe acrescentar tecidos macios (mantas de lã, almofadas de lã, tartan, pelúcia, tapetes quentes e com textura…) e aromas típicos da época (canela, pinho, cravo ou laranja). E até criar cantinhos temáticos: uma mesa para lanches, um espaço de leitura, contação de histórias, área de brincadeiras ou espaço de preparo de sobremesas na cozinha.
Merino também tem várias sugestões para viver o Natal ao máximo, o que é possível adicionando bonecos e figuras “consolidadas como complemento da árvore”, junto com as vilas natalinas, “que trazem dinamismo e personalidade à decoração”. Mantas, almofadas e pequenos detalhes decorativos em forma de “visco, miniaturas ou figuras delicadas” também são recomendados, assim como as velas aromáticas.
No exterior, a profissional nos incentiva a colocar guirlandas nas portas e paredes (“Podem ser naturais ou modernas, com luzes e detalhes metálicos que acrescentam elegância”), bem como grinaldas e figuras luminosas do lado de fora, junto com janelas iluminadas (“Transformam varandas e terraços em cenários mágicos”).
E quanto a adicionar plantas? “Elas ganham cada vez mais protagonismo na decoração dos lares durante o Natal, tanto no interior quanto no exterior”, conta Merino. E ela não fala apenas do pinheiro ou da flor-do-natal: “Nos espaços internos, plantas verdes como eucalipto, azevinho, abeto miniatura, pinheiro ou visco são comuns, junto com variedades preservadas que mantêm seu aspecto natural sem necessidade de rega. Nos exteriores, destacam-se as coníferas ornamentais, os arbustos com frutos vermelhos e as guirlandas naturais que emolduram portas e janelas”.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Espanha.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima