Design brasileiro em evidência: os vencedores do 2º Prêmio Salão de Gramado

A premiação em Gramado celebrou o design brasileiro com peças autorais, inovação tecnológica e valorização da identidade nacional Em uma noite marcada por celebração e criatividade, os holofotes se voltaram mais uma vez para Gramado (RS), onde o Palácio dos Festivais foi palco da 2ª edição do Prêmio Salão de Gramado de Design, realizada em 15 de junho.
Reconhecido como uma das principais premiações do setor, o evento consagra o talento nacional em diversas frentes do design contemporâneo, promovendo diálogo entre inovação, identidade e propósito.
Leia mais
Neste ano, a cerimônia trouxe uma novidade: uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, figura central da arquitetura moderna brasileira. O troféu concedido aos vencedores da categoria Ouro leva a assinatura do renome – e foi entregue pelas mãos de seu bisneto, Paulo Niemeyer, um dos jurados da edição.
O Prêmio Salão de Gramado de Design revelou ontem, 15 de junho, os vencedores da segunda edição do concurso
Divulgação
Sob curadoria da designer Marta Manente, o prêmio é uma vitrine para o mobiliário de alto padrão, e reforça o papel estratégico do design no posicionamento das marcas. Os vencedores foram divididos em sete categorias principais, além de reconhecimentos especiais. Abaixo, confira os projetos premiados:
Categoria Design com tecnologia empregada à produção
De cima para baixo, da esquerda à direita, “COGU”, do designer Tiago Zanotto; “Ojo”, da designer Elisabete Said com produção Alumiglass; e banqueta “Wave”, do Studio Delucci com produção Móveis Delucci
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
A peça Ojo, assinada por Elisabete Said e produzida pela Alumiglass, conquistou o troféu Ouro ao aliar forma e inovação no uso de matérias-primas tecnológicas. A banqueta Wave, do Studio Delucci, ficou com a prata, enquanto o COGU, de Tiago Zanotto, levou o bronze.
Categoria Design com Traços Contemporâneo
De cima para baixo, da esquerda à direita, aparador “Laos”, da designer Gabriela Moreira; mesa “Cinema”, do designer Juliano Schmidt com produção Morada Móveis Decor; e rack “Taquaras”, do designer Giácomo Tomazzi com produção Lider Interiores
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
Na categoria que valoriza traços atuais e soluções inteligentes, o destaque foi o rack Taquaras, de Giácomo Tomazzi, desenvolvido para a Lider Interiores. A prata foi conquistada pelo aparador Laos, de Gabriela Moreira, e o bronze pela mesa Cinema, de Juliano Schmidt.
Categoria Brasilidade Aplicada ao Design
De cima para baixo, da esquerda à direita, linha “Coru”, do Studio Alfaia com produção Asa Industria e Comercio de Móveis; banquinho “Curupira”, do designer Lorenzo Razzera com produção Pollus Móveis; e mancebo “Pingado”, do designer André Carvalho com produção Qitute Mobília
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
A expressão da brasilidade se fez presente na linha Coru, criada pelo Studio Alfaia, que conquistou o Ouro com sua produção artesanal e enraizada em saberes locais. O banquinho Curupira, de Lorenzo Razzera, e o mancebo Pingado, de André Carvalho, também foram reconhecidos, respectivamente com prata e bronze.
Categoria Iluminação de Design para Casa
Da esquerda para a direita, e de cima para baixo, luminária “Lamé”, do designer Cassiano Dupont com produção Sinapse Decor; luminária “Lampião e Maria Bonita”, da designer Beth Hargreaves com produção Asa Industria E Comercio de Móveis; e abajur “YTU”, do designer Erlon Tessari com produção Munclair Iluminação
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
No segmento de iluminação, a premiada foi a luminária Lamé, de Cassiano Dupont, que encantou pela delicadeza e sofisticação. Lampião e Maria Bonita, de Beth Hargreaves, e o abajur YTU, de Erlon Tessari, completaram o pódio com prata e bronze, respectivamente.
Categoria de Design de Impacto Positivo
Da esquerda para a direita, e de cima para baixo, mancebo “Ellos”, do Studio T92 com produção Tumar Indústria de Móveis; cabine acústica “Oásis”, do designer Sidinei Luis Sbeghen com produção Bortolini Móveis; e conjunto “1,2,3+”, do designer Luccas Iatauro com produção Zero Máquinas
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
A pandemia ampliou o olhar sobre a função social do design. O projeto 1,2,3+, de Luccas Iatauro, idealizado para a Zero Máquinas, venceu ao propor soluções inclusivas. O mancebo Ellos e a cabine acústica Oásis também foram premiados. A menção honrosa foi para o Casulo Sensorial, do designer Gabriel Estancione Figueiredo Pitta, voltado ao público autista, evidenciando o potencial transformador do design.
Leia mais
Categoria Objeto de Decoração e Design para Casa
De cima para baixo, coleção “Dots”, do designer Fabricio Ronca com produção St. James; e coleção “Aro”, do designer Leandro Garcia com produção Studio Leandro Garcia
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
Na categoria de objetos decorativos, a coleção Dots, de Fabricio Ronca, e a coleção Aro, de Leandro Garcia, foram reconhecidas com prata e bronze. Nenhum projeto levou o troféu Ouro.
Categoria Talentos Femininos em Ascensão
Da esquerda à direita, açucareiro “O Peixe Morre Pela Boca”, da designer Beatriz Rezende com produção Beatriz Rezende Di Cunto Design; e “Veios Beleza estrutural”, da designer Fabiana Queiroga com produção Ateliê Fabiana Queiroga
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
Para celebrar o talento feminino no design, a categoria especial premiou com prata o açucareiro O Peixe Morre Pela Boca, de Beatriz Rezende, e a peça Veios – Beleza Estrutural, de Fabiana Queiroga, levou o bronze.
Categoria Design Sustentável
De cima para baixo, poltrona “Sinuosa”, do designer Rodrigo Erthal com produção Pangeia LAB; e mesa “Sertão”, do designer Welison Barbosa dos Santos com produção Indústria Mush
Divulgação | Montagem: Casa e Jardim
Embora nenhum projeto tenha alcançado o Ouro na categoria de design sustentável, a comissão reconheceu duas propostas com Citação Especial: a poltrona Sinuosa, de Rodrigo Erthal, e a mesa Sertão, de Welison Barbosa dos Santos.
Leia mais
Os projetos estão expostos na Mostra de Design do Salão de Gramado, que ocorre até 19 de junho, no pavilhão Serra Park. O evento segue como um farol para a valorização do design brasileiro e revelação de novos olhares que moldam o presente – e o futuro – do morar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima