Dois apartamentos são unidos para virar um lar contemporâneo com alma carioca

De dois apartamentos vizinhos, nasceu um único lar. No Jardim Oceânico, bairro praiano do Rio de Janeiro, um casal e seus dois filhos trocaram a rigidez das plantas originais por um projeto fluido e cheio de personalidade, resultado da junção das unidades ainda na fase de obra, totalizando um imóvel de 210 m².
Leia mais
A missão de unir e transformar os espaços coube ao arquiteto Raphael Assaf (@raphaelassaf), que imprimiu no projeto a contemporaneidade de uma cidade grande, sem abrir mão do lifestyle à beira-mar.
“O projeto começou ainda na obra, quando os proprietários decidiram comprar duas unidades e unir os espaços com o auxílio da construtora. Fui chamado para resolver essa integração e criar uma casa que fosse leve, generosa e, acima de tudo, com a personalidade deles”, conta o arquiteto.
VARANDA | Envidraçada, a varanda foi projetada para receber amigos para jantares, tendo, ao fundo, a vista das árvores externas
Lília Mendel/Divulgação
Os moradores, um casal na faixa dos 40 anos – ela, advogada; ele, empresário – com dois filhos, um menino de 11 e uma menina de 6 anos, queriam áreas amplas, poucas peças de mobiliário e muita liberdade para as crianças brincarem sem obstáculos.
A integração foi o ponto central da proposta. A varanda social foi incorporada à sala, formando um único ambiente setorizado por móveis, onde convivem as áreas de estar, jantar, TV e espaço gourmet.
SALA DE JANTAR | Nesta área da varanda foi composta a sala de jantar, com mesa “Disforme”, do estudiobola, na LZ Studio, com cadeiras da Lider Interiores. Luminárias pendentes Lanterna, da Lumini. Acima do bufê-aparador de carvalho americano, está o par de fotografias do acervo dos moradores
Lília Mendel/Divulgação
“Agora envidraçada e anexada à área social, a varanda virou uma área de receber amigos para jantares, com espaço gourmet de um lado e mesa de jantar com bufê do outro. Durante o dia, a vista das copas das árvores dá a sensação de se estar em uma área externa”, detalha Raphael.
COZINHA | A bancada de Dekton Zanith, da Cosentino, recebeu cooktop da Brastemp e coifa da Elettromec. Banquetas da Lider Interiores. Armários executados pela Lacca. Misturador de bancada da Franke
Lília Mendel/Divulgação
A cozinha aberta dialoga com a área social, onde a base neutra – de porcelanato cinza, painéis de carvalho natural e paredes de concreto – ganha vida com toques pontuais de cor.
SALA DE ESTAR | O revestimento da parede em réguas da linha Modernistas Concreto, da Portobello, cria um ar contemporâneo no ambiente. Poltrona “Shell”, do estudiobola, na LZ Studio. Luminária de piso “Memory”, de Jader Almeida, na loja Arquivo Contemporâneo, que também forneceu o espelho de parede “Chuva”, de Leo Romano. Rack ripado de laca acetinada e prateleiras de carvalho americano que se juntam ao painel do mesmo material. Sobre o piso de porcelanato Soma Concreto Puro, da Portobello, destaca-se o tapete em tom terroso da Avanti
Lília Mendel/Divulgação
Um sofá modular na cor verde-militar ocupa o centro da sala, atendendo tanto à área de estar quanto à TV, enquanto o tapete oval vermelho-ferrugem delimita a área de convivência. “A ideia desse mix foi reforçar a estética urbana e contemporânea do apartamento”, explica o arquiteto.
LAVABO | O ambiente recebeu revestimento cerâmico verde nas paredes, modelo Barlavento, da Portobello. Bancada de granito branco Itaúnas escovado, da Cozendei. Cuba Konkrë, na Ekko Revestimentos. Misturador de bancada Mix and Match, da Docol. Prateleira ripada feita de carvalho americano
Lília Mendel/Divulgação
Móveis brasileiros de design assinado compõem o acervo afetivo dos moradores, como a poltrona Shell e a mesa de jantar Disforme, do estudiobola.
SUÍTE CASAL | O carvalho americano usado na marcenaria desenhada pelo escritório traz aconchego ao ambiente. Luminária de parede da Lumini. Acima da cama, com enxoval e manta da Cortinaria & Etc., quadros do acervo pessoal. Cortinas da Selleto Home
Lília Mendel/Divulgação
SALA DE TV | Na varanda da suíte do casal, foi montada uma sala de TV, com vista para o verde. Sofá modular da Lider Interiores. Rack desenhado pelo escritório executado com carvalho natural e palhinha. Par de quadros da Santa Cruz Home. Tapete da Avanti
Lília Mendel/Divulgação
A área íntima também foi redesenhada para contemplar o estilo de vida da família. Na suíte do casal, a antiga varanda virou uma sala de TV íntima, separada da cama, criando a possibilidade de usos simultâneos.
“O sofá neste ambiente trouxe um clima despojado e agradável, com a vista da copa das árvores reforçando a sensação de estar em um terraço aberto”, diz Raphael.
Leia mais
BANHEIRO | A bancada de granito branco Itaúnas escovado, da Codenzei, recebeu cubas e misturadores da Deca. Armário baixo executado com carvalho americano. Paredes com revestimento cerâmico Pi Plano, da Portobello. Espelho apoiado no piso adquirido na loja Ondo
Lília Mendel/Divulgação
Os quartos das crianças ganharam soluções personalizadas. A suíte da filha, por exemplo, tornou-se um ambiente lúdico e funcional, com tons de rosa na marcenaria e nas paredes, além de papel de parede com estampa floral.
SUÍTE DA FILHA | A marcenaria desenhada pelo escritório mistura carvalho americano e laca rosa. O papel de parede floral da LZ Studio traz um toque delicado. Par de mesas de apoio e luminária da Lumini. Adornos infantis do Studio Nara Maitre. Roupa de cama da Selleto Home
Lília Mendel/Divulgação
Apesar das soluções sob medida, o cronograma foi desafiador. O maior desafio, segundo Raphael, foi justamente correr com os prazos – a obra durou oito meses para atender o desejo do casal de se mudar antes do Natal.
“Os moradores sabiam exatamente o que queriam e confiaram no nosso trabalho, o que nos deu liberdade de criação. Isso fez com que o projeto fluísse bem e naturalmente”, conclui o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima