Em Paris, Torre de Montparnasse passará por reforma de 624 milhões de euros

A Torre de Montparnasse está passando por uma grande reforma de € 624 milhões (R$ 3,9 bilhões). Símbolo da Quinta República, a torre se ergue na capital francesa há mais de 50 anos, embora não seja unanimidade.
Apresentada como um manifesto de modernidade, ela se impôs como uma heresia arquitetônica para alguns. Concebida nos anos 1960 como o emblema de um novo distrito de negócios destinado a rivalizar com La Défense, o projeto ganhou vida sob o impulso do presidente Georges Pompidou, ansioso por modernizar uma cidade que julgava presa ao passado.
O então ministro da Cultura, André Malraux, emitiu a licença de construção, selando o destino desse edifício fora do comum. Mas, desde sua entrega em 1973, o arranha-céu se tornou o bode expiatório dos defensores do patrimônio histórico. Ele cristaliza, então, todas as críticas dirigidas aos arquitetos que revestiram o monólito de concreto. “Inadequada à paisagem urbana parisiense”, “o dedo do meio da capital”, “o monumento que destruiu a perspectiva de Paris” ou “a cicatriz vertical”… os moradores sobem os 57 andares para admirar a vista, porque é precisamente o único lugar onde não se vê a própria torre!
A transformação monumental de um gigante controverso
O arranha-céu capturado entre os edifícios haussmannianos da capital francesa
Getty Images
Ainda impopular atualmente, a torre se prepara uma grande transformação. Diante de importantes desafios energéticos e estéticos, ela poderá estar no centro de um dos projetos mais ambiciosos já realizados na capital francesa. Desenhado pela Nouvelle AOM, um coletivo de arquitetos criado em 2016 para responder ao concurso internacional Demain Montparnasse, o projeto de transformação poderá entrar em fase operacional já em 2026. O arranha-céu mais alto de Paris deverá renascer para se harmonizar com seus vizinhos. Terraços verdes, jardins suspensos, painéis transparentes para substituir os vidros opacos e estufas agrícolas virão redefinir a silhueta austera desse gigante de vidro e aço. Cerca de 120 mil metros quadrados de infraestrutura serão restaurados para garantir sua integração duradoura na vida do bairro.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
A torre Montparnasse começará sua renovação em meados de 2026
A torre será renovada em meados de 2026
Getty Images
Marcada por um passado conturbado, sobretudo em razão de seus materiais tóxicos, entre eles o amianto, que por muito tempo freou qualquer projeto de demolição, a torre Montparnasse prepara-se agora para renascer sob uma forma inédita. Em vez de apagar esse gigante emblemático, a cidade de Paris opta por um desafio audacioso que mescla respeito à construção existente e inovação técnica. As obras, minuciosamente orquestradas, abrirão caminho para uma nova era em que sustentabilidade rima com elegância, transformando essa figura por muito tempo criticada em um símbolo de arquitetura responsável e de renovação urbana.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest França.
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima