Escapadas de inverno no Brasil: 7 destinos charmosos para curtir o frio

O Brasil é mundialmente conhecido por suas belas praias e natureza exuberante. Contudo, o país também abriga destinos charmosos e encantadores para quem gosta de temperaturas mais amenas.
A seguir, confira alguns lugares perfeitos para uma escapada de inverno no Brasil.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
1. São Joaquim, SC
Igreja Matriz de São Joaquim
Getty Images
Localizada na serra catarinense, distante cerca de 230 km da capital Florianópolis, São Joaquim é conhecida como a Capital Nacional da Maçã e como uma das cidades mais frias do Brasil.
Com 1354 metros de altitude, a cidade tem temperaturas amenas. A média mínima no inverno é de 6 °C, mas não é raro o registro de temperaturas negativas, geadas e até neve, nas madrugadas dos meses mais frios do ano, o que atrai muitos turistas.
Dentre as atrações da região, além do clima, estão as vinícolas, especializadas em vinhos de altitude, que costumam oferecer degustação da bebida e de espumantes, o Parque Nacional da Maçã, a Exponeve (feira de produtos locais), trilhas e mirantes.
2. Urubici, SC
Urubici, SC
Getty Images
Distante cerca de 60 km de São Joaquim, Urubici é outra cidade da serra catarinense muito procurada pelos brasileiros que anseiam viver a experiência de ver neve dentro do país. Segundo a prefeitura do município, no inverno, as temperaturas variam entre −5 °C e 15 °C, sendo que a menor temperatura já registrada foi de −17,8 °C, em 29 de junho de 1996, no Morro da Igreja, que fica a 1822 metros de altitude e é considerado o ponto mais alto habitado do sul do Brasil.
O Morro da Igreja, aliás, é um dos destaques turísticos da região, devido sua vista de tirar o fôlego. Também chamam a atenção a Cachoeira Véu de Noiva, a Serra do Corvo Branco, o Morro do Campestre, a Cachoeira Papuã e a Cascata do Avencal, que ganham um charme especial durante os meses de inverno.
Igreja Matriz de Urubici
Raicrk Photography/Prefeitura de Urubici
Independentemente de religião, vale conhecer a Igreja Matriz da cidade, cujo formato remete a uma cruz, quando vista de cima, e que não possui uma frente oficial, mas sim quatro entradas idênticas, cada uma em um dos quatro lados, representando a igualdade entre os homens.
Reconhecida recentemente como um dos destinos mais acolhedores do mundo pela plataforma de hospedagem Booking.com, a cidade conta com aproximadamente 10 mil leitos (quase o tamanho de sua população, de 11.311 habitantes) distribuídos em hotéis e pousadas charmosas.
Na gastronomia, além da truta e do pinhão, vale a pena provar a rosca de coalhada e a bijajica, iguarias típicas do café da manhã e da tarde da população.
3. Petrópolis, RJ
Petrópolis, RJ
Getty Images
O inverno de Petrópolis, município situado na região serrana do Rio de Janeiro, é conhecido e já encantou figuras ilustres da história do Brasil, como Dom Pedro II e Santos Dumont. Nos meses de junho a agosto, as temperaturas costumam variar entre 14 °C e 23 °C, mas já chegou a registrar, inclusive em 2025, números abaixo de 5 °C.
Mesclando culturas e estilos, em Petrópolis é possível apreciar templos que refletem a arquitetura gótica clássica dos séculos XII ao XVI, bem como os casarões do Centro Histórico, que traduzem o neoclassicismo europeu.
Além dos prédios históricos, palácios e museus, a cidade conta com diversos atrativos naturais, o que inclui trilhas, cachoeiras, áreas de contemplação, muitos inseridos no Parque Nacional Serra dos Órgãos.
Na culinária, a cidade reflete a combinação das tradições alemãs, italianas e portuguesas, povos que fizeram parte da construção de Petrópolis. O município também conta com a primeira fábrica de cerveja construída no Brasil, além de um polo cervejeiro, com rótulos artesanais premiados.
4. Penedo, RJ
Penedo, RJ
Divulgação Prefeitura de Itatiaia
Geadas e neblinas matinais são comuns neste distrito do município de Itatiaia, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, na região da Serra da Mantiqueira. Por lá, as temperaturas médias costumam variar de 7 °C a 15 °C, nos meses de inverno.
Cercado por belezas naturais, Penedo conta com muitas atrações para quem busca contato mais próximo com a natureza, o que inclui diversas cachoeiras, o Poço das Esmeraldas, mirantes, trilhas e passeios na Mata Atlântica, mas o que costuma atrair muitos turistas, especialmente famílias com crianças, é a Casa do Papai Noel, que recebe visitas o ano inteiro.
Única colônia finlandesa das Américas, Penedo é conhecida como “Pequena Finlândia”, visto que suas ruas recriam os vilarejos escandinavos. A culinária escandinava, com pães e bolos com especiarias, e pratos típicos finlandeses e suecos, também pode ser apreciada em alguns restaurantes da região, que ainda servem trutas, fondue e pratos à base de pinhão.
5. Campos do Jordão, SP
Campos do Jordão, SP
Getty Images
A combinação de clima ameno, com temperaturas entre 5 °C e 18 °C, paisagens exuberantes, e arquitetura europeia, faz da cidade paulista de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, um dos destinos de inverno mais conhecidos do Brasil.
A cidade abriga vários hotéis luxuosos, restaurantes gourmet, lojas de chocolate, cervejarias artesanais e galerias de arte, além de uma variedade de passeios, com opções para todas as idades, a exemplo do Parque Amantikir, que conta com 26 jardins distintos, que remetem a paisagens de diferentes países, e o Tarundu, que possui mais de 25 atrações de turismo de aventura.
Na gastronomia, pratos à base de carnes nobre, pinhão, truta, além do fondue, costumam se destacar. As fábricas de chocolate e cerveja também são muito procuradas na região.
6. Gamado, RS
Gamado, RS
Cleiton Thiele/Prefeitura de Gramado
Outro destino de sucesso durante o inverno brasileiro é Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul. A cidade, que fica a 115 km de Porto Alegre, tem temperaturas médias que variam entre 5 °C e 15 °C, podendo chegar a valores mais baixos, especialmente durante a noite e ao amanhecer, o que proporciona paisagens maravilhosas e um ambiente ainda mais aconchegante.
Além de apreciar as belezas naturais da cidade, cercada por araucárias, Gramado oferece inúmeras atrações de lazer, incluindo parques temáticos, atrativos rurais, vinícolas, museus, praças. Entre os mais visitados, estão a rua Coberta, cheia de restaurantes, a rua Torta e o Lago Negro.
Na gastronomia, o destaque é o fondue, que pode ser provado em mais de 60 restaurantes especializados. Mas, também vale conhecer os cafés coloniais, churrascarias, galeterias e chocolatarias espalhadas pela cidade.
7. Maria da Fé, MG
Maria da Fé, MG
Rodney Damián/Wikimedia Commons
Abraçada por montanhas, com poucas planícies, e temperaturas que não ultrapassam os 15 °C, a cidade de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, costuma atrair turistas que apreciam temperaturas amenas e atividades focadas no turismo rural.
A fazendas olivicultoras são as estrelas da região. Nelas, os turistas podem aprender sobre o manejo das oliveiras e produção de azeites, além de provar várias iguarias feitas com o produto, como bombom de azeite, sorvete de azeite, bebidas com azeite, entre outros.
Para além da cultura do azeite, também é possível se deslumbrar com os casarões em estilo colonial, realizar passeios de jeep, passeios a cavalo e conhecer os ateliers e galerias de arte e design da cidade.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima