Essas 22 plantas podem durar décadas na sua casa!

Quando bem cuidadas, algumas espécies podem passar de geração em geração enfeitando jardins externos e internos Existem plantas que podem atravessar gerações e até virar “herança” de pais para filhos. “Algumas são tão longevas que podem durar décadas ou até mesmo centenas de anos, tecendo histórias com as pessoas. Quando isso acontece, a planta é passada de geração em geração em uma família”, diz Marina Vidal, paisagista do Sapucaia Paisagismo.
Em jardins ou em vasos, se bem cuidadas e cultivadas no ambiente ideal em termos de clima, solo, rega e insolação, elas podem durar muito tempo. “Normalmente, as plantas de crescimento mais lento são as mais longevas”, conta André Possolli, proprietário do garden center Casa das Plantas, em Curitiba (PR).
Leia mais
Adicionar Link
Segundo ele, a grande dica é, além de pesquisar sobre o tempo de vida da vegetação, entender o porte que ela assumirá e em quanto tempo, para adequar as escolhas ao vaso ou seu espaço. Espécies que suportam podas mais radicais de troncos e folhagens sem prejudicar o seu desenvolvimento costumam ser mais fáceis de manter por mais tempo.
Plantas que aceitam podas mais radicais são mais fáceis de manter por mais tempo
Freepik/Creative Commons
Isso porque, desta forma, é possível manter o porte ideal para o espaço e estimular novas brotações, deixando a planta sempre saudável e renovada. “Após uma poda mais radical é importante lembrar de proteger o caule podado contra fungos e insetos, fazer uma boa adubação para estimular os novos brotos e, preferencialmente, fazer isso no final do inverno”, orienta André.
Práticas que encurtam a vida das plantas
Segundo o biólogo e paisagista Eduardo Hortenciano, alguns erros comuns podem diminuir o tempo de vida de plantas que poderiam permanecer anos em sua casa. Veja abaixo a lista elaborada pelo especialista para tomar certos cuidados:
Rega inadequada: o excesso de água é mais prejudicial do que a falta na maioria das plantas domésticas;
Baixa luminosidade: mesmo plantas de sombra precisam de luminosidade indireta para realizar fotossíntese;
Falta de replantio: substrato velho e compactado perde nutrientes e impede a respiração das raízes;
Uso excessivo de adubo químico: queima as raízes e enfraquece a planta a longo prazo;
Ambientes com ar-condicionado ou muito secos: reduz a umidade, prejudicando espécies tropicais;
Pragas não tratadas: cochonilhas, pulgões e ácaros podem matar a planta com o tempo;
Podas mal feitas: remover muitas folhas saudáveis pode enfraquecer a planta.
Leia mais
Adicionar Link
Separamos espécies longevas para cultivar em casa. Confire-as:
1. Antúrio
Ao cultivar um antúrio, escolha mudas saudáveis e com raízes bem desenvolvidas
PxHere/Creative Commons
O Anthurium andraeanum tem folhagem brilhante e flores vermelhas, rosas, brancas ou verdes. Prefere luz difusa ou meia-sombra e precisa de regas regulares, sem encharcar, e locais de umidade elevada. Pulverizar as folhas com água pode ajudar no desenvolvimento da planta. Para cultivar, use substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Evite correntes de ar, excesso de água e exposição ao sol direto.
2. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é um grande aliado da saúde respiratória, pois purifica o ar de casa
GettyImages
O Spathiphyllum wallisii tem folhas verdes escuras e flores brancas elegantes. Uma das suas principais características é ajudar a remover as toxinas do ar. Gosta de luz indireta, regas moderadas e ambientes úmidos. Evite sol direto, ressecamento total do solo e ambientes muito secos, e fertilize mensalmente na primavera e no verão.
3. Zamioculca
A zamioculca tem aspecto rústico e demanda pouca manutenção para viver bem
Unsplash/feey/Creative Commons
A Zamioculcas zamiifolia tem folhas brilhantes, resistentes e estruturadas. De aspecto rústico, precisa de pouca luz e água para viver, não demandando tanta manutenção. Uma boa dica é regar apenas quando o solo estiver seco. Use substrato bem drenado e evite encharcar o solo, o que pode causar podridão das raízes.
4. Filodendros
As folhas de filodendro ondulado são grandes, de formato elíptico ou oval, com bordas onduladas e uma textura suave
Giovani Dressler/GettyImages
Os filodendros têm uma grande variedade de formatos e tamanhos, indo de plantas trepadeiras a arbustivas. Podem viver muito tempo com replantios periódicos. As podas leves incentivam ramificação. Gostam de luz filtrada, regas regulares e solo leve. Não toleram baixa luminosidade extrema e excesso de adubo ou de água.
5. Palmeira-ráfia
A palmeira-ráfia serve como decoração, sendo excelente para salas e escritórios
Flickr/someone10x/CreativeCommons
A Rhapis excelsa tem elegantes folhas em forma de leque, sendo uma excelente opção para decorar salas e escritórios. De crescimento lento, ela precisa de pouca manutenção para se manter bonita. Prefere luz difusa ou meia-sombra, umidade moderada e substrato leve. Evite ambientes secos e escuros demais, e água acumulada no vaso.
Leia mais
Adicionar Link
6. Peperômias
A peperômia deve ser cultivada em ambientes à meia-sombra ou luz difusa, uma vez que o sol direto pode queimar suas folhas
Pixabay/Jacques GAIMARD/Creative Commons
As peperômias são plantas pequenas, decorativas e com muitas espécies diferentes de folhas variadas (lisas, rugosas ou variegadas). São ideais para enfeitar prateleiras e locais iluminados sem sol direto, pois gostam de luz indireta. Preferem substratos leves e regas esparsas, por isso evite o excesso de água. Não gostam de ambientes escuros ou com muita corrente de ar.
7. Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é uma espécie ideal para se manter dentro ou fora de casa, por ser simples de cuidar e vigorar em diversas condições
Peter A. Mansfeld/Wikimedia Commons
A Sansevieria trifasciata é conhecida pelos seus poderes místicos de afastar más energias. Ela é uma planta rígida e muito resistente, que cresce verticalmente. Precisa de pouca água e muita luz indireta, mas também tolera bem o sol. Evite deixar o solo encharcado ao regá-la, pois ela pode apodrecer com facilidade.
8. Jiboia
A jiboia é uma trepadeira que fica muito bonita quando cultivada de forma pendente
Unsplash/Jo Brady/Creative Commons
A jiboia é uma das plantas queridinhas do momento. Trata-se de uma trepadeira, com folhas em forma de coração, que podem ser verdes ou variegadas, dependendo da espécie. Gosta de luz indireta, regas regulares e solo com boa drenagem. Pode ser cultivada pendente ou apoiada em algo que a sustente. Não tolera falta de luz e solo constantemente molhado.
9. Ficus lyrata
A Ficus lyrata sempre aparece no projeto dos amantes de urban jungles
Unsplash/feey/Creative Commons
Também conhecida como figueira-lira, também é outra planta que virou tendência nas urban jungles. Trata-se de um arbusto de folhas largas e decorativas. Entre os cuidados estão: manter sob luz filtrada abundante e regar apenas quando o solo secar. Uma dica é girar o vaso periodicamente para evitar crescimento torto. Não faça mudanças bruscas de local e falta de luz.
10. Clorofito
O clorofito é uma planta indicada para ambientes pequenos devido ao seu porte
Unsplash feeypflanzen/CreativeCommons
O Chlorophytum comosum tem folhas finas, verdes e listras brancas. É uma planta pendente, considerada excelente purificadora do ar. Demanda de luz média a intensa indireta, e regas moderadas. Outra de suas características é que ele produz mudas facilmente. Evite substrato encharcado ou local muito escuro.
Leia mais
Adicionar Link
11. Pata-de-elefante
A pata-de-elefante tem esse nome por conta da base de seu tronco, que lembra o animal
Flickr/Leonora (Ellie) Enking/Creative Commons
A exótica Beaucarnea recurvata tem folhas finas e compridas, que caem sobre o topo de tronco, formando uma “cabeleira”. Seu nome popular deriva do alargamento de base de seu tronco, lembrando uma pata-de-elefante. Aprecia sol pleno e solo fértil e bem drenado, irrigado a intervalos bem espaçados para evitar o apodrecimento.
12. Samambaia
A samambaia é uma planta que dura tanto, que chega a passar de geração em geração
Krzysztof Ziarnek, Kenraiz/Creative Commons
A Polypodium subauriculatum ou Goniophlebium subauriculatum é uma planta nativa do Brasil bastante longeva. Sua longas folhas podem chegar a 3 m de comprimento. Gosta de locais úmidos e com boa luminosidade indireta, além de solos com muita matéria orgânica. Evite correntes de vento, que prejudicam o desenvolvimento das folhas.
13. Renda-portuguesa
A renda-portuguesa é uma planta de folhas delicadas, típica das antigas casas de avó
Flickr/Karen Roussel/Creative Commons
A Davallia fejeensis é uma planta que passa de geração em geração. Da mesma família das samambaias, tem um aspecto rústico e um ar de leveza devido às delicadas folhas. Prefere meia-sombra, mas suporta até 3 horas de sol direto no início da manhã ou final da tarde. Gosta de solo úmido e pede podas drásticas no final do inverno para a renovação total da folhagem.
14. Cipó-de-são-joão
A cipó-de-são-joão tem flores tubulares e longas, mais comumente encontradas de cor alaranjada
Flickr/Mauricio Mercadante/CreativeCommons
A Pyrostegia venusta é uma trepadeira nativa do Brasil com lindas flores cor-de-laranja intenso, que floresce de maio a setembro. Ela é comumente usada em arranjos nas festas juninas de São João, o que deu origem ao seu nome popular. Deve ser plantada a sol pleno e em solos bem drenados, adaptando-se a qualquer clima do Brasil devido a sua rusticidade.
15. Manacá-jasmim
O manacá-jasmim solta um perfume doce e suave ao entardecer, que exala ao redor
Flickr/Mauricio Mercadante/Creative Commons
A Brunfelsia uniflora tem flores que mudam de cor conforme amadurecem, indo do roxo ao lilás e branco. É uma planta que, ao entardecer, solta um perfume doce e suave que exala ao redor. Pode ser cultivada no jardim ou em vasos, desde que bem drenados, pois não toleram encharcamento. Gosta de sol pleno ou meia-sombra, e prefere solos ricos em matéria orgânica, que retenham umidade.
Leia mais
Adicionar Link
16. Rosa
As rosas são as flores mais cultivadas do mundo e é possível ter uma em casa sem muito esforço
Pexels/Irina Iriser/Creative Commons
A Rosa sp. é uma planta que dura muitos anos, sendo comum em jardins antigos de casas de avós e tias. Suas flores são extremamente delicadas e perdem as pétalas facilmente, mas têm alta produtividade. Gostam de sol direto e de locais ventilados. O solo deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem. Evite molhar as folhas para prevenir doenças.
17. Cica
A cica é uma planta ornamental de beleza exótica, bastante apreciada no paisagismo
Flickr/Flores y Plantas/Creative Commons
A Cycas revoluta é uma planta ornamental bastante resistente e de beleza exótica, que pode ser cultivada em jardins ou em vasos, embora neste último pode ter o seu crescimento limitado. Gosta de substratos leves e bem drenados, e regas moderadas. Não tolera bem encharcamentos, em especial em climas mais quentes.
18. Dracena-de-madagascar
A dracena-de-madagascar tem folhas longas, que podem ser verdes ou variegatas
Mokkie/Wikimedia Commons
A Dracaena marginata pode ter folhas verdes ou variegatas, quando é chamada dracena tricolor. É uma planta arbustiva, que pode chegar a 6 m de altura. Suas folhas são longas e os troncos crescem verticalmente de uma forma escultural. Não gosta de muita água e prefere luz indireta, pois o sol direto pode queimar as suas folhas. Evite encharcar para não apodrecer as raízes.
19. Estrelítzia
A estrelítzia tem um formato muito peculiar e gosta de sol e meia-sombra
Wikimedia/Alejandro Bayer Tamayo/Creative Commons
A Strelitzia reginae é conhecida por suas inflorescências de formato exótico, comumente nas cores laranja e azul. É uma planta rústica e resistente, que suporta bem vento e solos salinos. Prefere sol pleno, mas também aceita meia-sombra. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Vai bem em vasos e em jardins.
20. Jabuticabeira
A jabuticabeira pode ser plantada em jardins e em vasos que comportem o seu desenvolvimento
mauroguanandi/Wikimedia Commons
A Plinia trunciflora ou Plinia cauliflora pode ser cultivada em jardins a sol pleno ou meia-sombra, mas também se adapta bem em vasos que comportem o seu desenvolvimento. Para dar frutos, é necessário podar os galhos pequenos e finos, para que o sol chegue ao tronco. Gosta de solos úmidos e ricos em matéria orgânica.
Leia mais
Adicionar Link
21. Oliveira
A oliveira é uma planta de extrema longevidade que demanda sol pleno
David Brühlmeier/Wikimedia Commons
A Olea europaea é uma planta milenar, que remonta ao Período Neolítico. Extremamente longeva, tem tronco retorcido e folhas verde acinzentadas. Pode ser plantada em vasos, desde que sejam colocadas em locais com sol abundante, como varandas. Deve ser regada com regularidade, mas sem encharcar. Evite deixar o solo completamente seco e expô-la a geadas, pois o frio pode danificá-la.
22. Videira
A planta que produz uva precisa de sol pleno para se desenvolver e também pode ser cultivada em vasos
PxHere/Creative Commons
A Vitis sp. é uma planta trepadeira que pode ser plantada à beira de muros e em pergolados e treliças, mas que também aceita o cultivo em vasos, desde que ele ofereça boa drenagem e um suporte central para ela se apoiar. Precisa de sol pleno para se desenvolver e de podas adequadas para obter boas produções de uvas. Regue com regularidade, mas sem encharcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima