Estádio para um milhão: obra de arte impressiona com proporção surreal

A obra de 8 m de diâmetro, criada pelo havaiano Paul Pfeiffer, está em exibição em Sydney desde 2008 Em meio às inúmeras postagens sobre as partidas em estádios monumentais da Copa de Mundo de Clubes da FIFA, uma obra de arte intrigante ressurgiu nas redes sociais nos últimos dias. A Figura Vitruviana (2008), de Paul Pfeiffer, tem feito sucesso no Instagram após ser compartilhada pelo perfil @world.arch.inc.
Em “Figura Vitruviana”, o artista Paul Pfeiffer imagina um estádio construído para comportar um milhão de espectadores
Instagram/@world.arch.inc/Reprodução
Para a 16ª Bienal de Sydney (2008), que aconteceu na Ilha Cockatoo, o artista criou uma escultura futurista inspirada na arquitetura do Estádio Olímpico de Sydney, feita em estreita colaboração com os arquitetos do estádio original, do escritório Bligh Voller Nield Architecture.
O estádio tem 14 anéis circulares com assentos
Instagram/@world.arch.inc/Reprodução
A escultura tem 8 m de diâmetro e representa uma versão futurista e ampliada do estádio. Enquanto a construção real comporta 80 mil pessoas, a maquete de Pfeiffer foi concebida como se pudesse abrigar um público imaginário de um milhão, caso fosse construída em escala real.
Leia mais
O artista produziu manualmente todos os um milhão de assentos do estádio
Instagram/@world.arch.inc/Reprodução
Leia mais
Com seu formato espiralado dinâmico, a obra oferece uma visão vertiginosa do interior do estádio. Ela propõe uma reflexão sobre a cultura do espetáculo em larga escala e faz referência às visões modernas do arquiteto romano do primeiro século a.C., Vitrúvio.
Initial plugin text

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima