Este cemitério em Portugal tem a arquitetura mais impressionante que você já viu

Integrando-se a paisagem de forma única, este cemitério em Portugal impressiona com sua arquitetura fora do comum, que parece acompanhar o desenho do horizonte. Localizado na cidade de Barrancos, no sul do país, o edifício se inspira na arquitetura vernacular local, englobando paredes de xisto sobreposto, estruturas de madeira no telhado e revestimento em cal — elementos que resgatam as técnicas tradicionais e a memória coletiva da região. Assinado pelo MESA Atelier, o projeto foi selecionado através de um concurso público realizado em 2019 pela Câmara Municipal, com apoio técnico da Ordem dos Arquitectos Portugueses.
O projeto é assinado pelo MESA Atelier
©Nuno Almendra
Inspirado na arquitetura vernacular local, o projeto conta com paredes de xisto sobreposto, estruturas de madeira no telhado e revestimento em cal
©Nuno Almendra
Preservando uma oliveira centenária da região, o cemitério respeita a paisagem ao redor e se conecta à ela. Adaptando-se ao desnível natural do terreno, o edifício ainda conta com soluções para valorizar o entorno: estacionamento, acessos para veículos e pedestres, pavimentação, muros de contenção e novas árvores que favorecem a drenagem das águas pluviais e reduzem o efeito de ilha de calor mesmo em uma área com grande exposição solar.
O edifício utiliza elementos que resgatam as técnicas tradicionais e a memória coletiva da região
©Nuno Almendra
Adaptando-se a paisagem ao redor, o projeto acompanha os desníveis do terreno
©Nuno Almendra
No nível intermediário, foi projetada uma praça pública que convida à contemplação e ao convívio, além de preparar o acesso ao edifício. Deste ponto, destacam-se apenas os volumes brancos que marcam o poço de luz — responsável por iluminar o átrio no piso inferior — e as coberturas das capelas funerárias voltadas a leste e oeste. A base do edifício, revestida em pedra de xisto local, garante resistência e estanqueidade, reforçando a integração entre construção e terreno.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
O átrio, ponto central da organização espacial, funciona como sala de espera e organiza os cômodos
©Nuno Almendra
Com vistas de tirar o fôlego, o cemitério se consolida como um espaço para contemplação
©Nuno Almendra
No interior, os ambientes acompanham o desnível do solo e se fecham para o exterior, criando espaços de silêncio e introspecção. O átrio, ponto central da organização espacial, funciona como sala de espera e distribui o programa público (capelas, sanitários e copa) e o de apoio, como áreas técnicas, depósito e espaço para o responsável pelo culto.
As capelas, com ampla entrada de luz natural, não possuem símbolos religiosos
©Nuno Almendra
O cemitério fica em Barrancos, um vilarejo no sul de Portugal
©Nuno Almendra
Além da variação da luz natural ao longo do dia proporcionar uma atmosfera contemplativa, a ausência de símbolos religiosos e o mobiliário individual das capelas garantem acesso universal e inclusão, permitindo diferentes usos para até 60 pessoas sentadas. O sistema de portas ainda possibilita unir ou separar as capelas, adaptando-se a cerimônias distintas ou simultâneas.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima