Estilo japandi e design feminino conferem vida a estúdio de 38 m²

Projeto aposta em ambientes integrados com base neutra e cores pontuais para traduzir a personalidade da moradora Um apartamento de 38 m², no bairro Independência, em Porto Alegre (RS), tornou-se o cenário ideal para o primeiro lar de uma jovem advogada de 25 anos. Com uma rotina de trabalho que mescla momentos de lazer em casa, ela desejava um espaço para refletir sua personalidade, unindo funcionalidade e estética, além de valorizar peças com significado. Coube à arquiteta Mariana Kripka, à frente do Studio Mariana Kripka (@studiomarianakripka), a missão de transformar esse desejo em realidade.
AMBIENTES INTEGRADOS | O painel de MDF Palha, da Duratex, executado pela marcenaria PF Nobre, funciona como um divisor dos ambientes integrados. Cortinas de linho off-white executadas pela empresa Gisa Casa e Cortina. O piso vinílico Gérbera, da linha Injoy da Tarkett, instalado pela Mito Obras em toda a área, ajuda a imprimir unidade visual
Cristiano Bauce/Divulgação
“Desde o começo, a ideia foi criar um ambiente moderno e elegante, mas que, ao mesmo tempo, refletisse o perfil espontâneo e alegre da moradora”, conta Mariana.
Como o apartamento foi entregue pela construtora com poucos acabamentos, a arquiteta teve liberdade para definir todos os detalhes do projeto. Uma das principais intervenções estruturais foi a remoção da parede que separava a cozinha da sala, criando um ambiente único e integrado.
Leia mais
Essa solução trouxe amplitude e fluidez à área social, onde sala de estar, jantar e cozinha se conectam. Para organizar os setores sem comprometer a continuidade visual, foi projetada uma estante de TV que atua como divisória discreta entre a sala e o quarto.
ARMÁRIO | A cristaleira de marcenaria com MDF Carvalho Americano, da Arauco, de portas de correr de vidro canelado, executado pela PF Nobre, garante espaço de armazenamento no pequeno ambiente. Espelho orgânico Afrodite de tecido Bouclê Teddy Off-White, da Arte Moderna Retrô!
Cristiano Bauce/Divulgação
Para romper a monotonia da base neutra e imprimir identidade ao projeto, Mariana apostou em toques de cor estratégicos e obras de arte feitas por mulheres. Entre os destaques estão o abajur Bolas, feito à mão pela designer Luiza Marçal, as tapeçarias de Carolina Kroff e os pendentes Cápsula, assinados por Cris Bertolucci.
SALA DE ESTAR | O ambiente é composto por sofá Belline revestido de tecido buclê off-white, da Brava Forma. Mesa de centro Zincada, da marca Cultivado em Casa. Tapete Robusto Bege Claro, feito de chenile e algodão, da R&M Tapetes Artesanais. Na parede, o quadro maior, intitulado “Tulips”, é da artista húngara Sandra Poliakov; o menor não é assinado e faz parte do acervo da moradora. Ao lado, a planta Ficus lyrata confere um toque de cor e frescor ao conjunto
Cristiano Bauce/Divulgação
Quadros de Carolina Alves e Sandra Poliakov, por exemplo, completam a curadoria afetiva. “Buscamos criar um ambiente que não apenas refletisse a personalidade da moradora, mas também contasse uma história por meio da arte e do design”, destaca a profissional.
SALA DE JANTAR | Peças de designers e artistas mulheres fazem parte da decoração, como a tapeçaria sob medida produzida por Carolina Kroff. Luminária pendente “Plier”, do estudiobola
Cristiano Bauce/Divulgação
COZINHA | Neutros, os armários foram executados com MDF Palha, da Duratex, pela marcenaria PF Nobre. Revestimento Vivant Blanc Brilho Bold, da Portobello. Iluminação no teto da Newline
Cristiano Bauce/Divulgação
No projeto, a paleta de tons beges, off-whites e cinzas foi combinada a texturas como madeira, vidro canelado e tecido buclê, criando uma atmosfera delicada e sofisticada. “A decoração é uma fusão equilibrada entre sofisticação e espontaneidade, com o intuito de criar um espaço com uma atmosfera jovem e feminina”, resume a arquiteta.
ÁREA SOCIAL | A arquiteta Mariana Kripka está na área da cozinha, que tem península de terrazzo executada pela MTW Soluções Revestimentos. Acoplada, a mesa de jantar de MDF Carvalho Americano, da Arauco, foi executada pela marcenaria PF Nobre. Cadeiras “Pantalona”, do designer Lorenzo Razzera, da marca Pollus Móveis, na loja Contemporânea de Porto Alegre
Cristiano Bauce/Divulgação | Projeto do Studio Mariana Kripka
Entre os desafios, estava a limitação de espaço para armazenamento. Uma das soluções nesse quesito foi criar móveis sob medida, como a grande cristaleira de vidro canelado, abrigando utensílios que não cabiam na cozinha. Com portas de correr e um nicho interno, a peça funciona também como um buffet ou canto do café.
Leia mais
QUARTO | A cabeceira de linho bege-claro, executada pela marcenaria PF Nobre, com roupa de cama da Camicado e da Zara Home, traz conforto ao ambiente. Luminárias pendentes “Cápsula”, assinadas por Cristiana Bertolucci
Cristiano Bauce/Divulgação
No mobiliário, o projeto valoriza peças de design autoral, como as cadeiras Pantalona, de Lorenzo Razzera, com inspiração nos anos 1970 e pés de madeira maciça. Já a mesa de centro Zincada, da Cultivado em Casa, mistura suavidade e robustez em aço curvado, o que reforça o caráter contemporâneo do espaço.
BANHEIRO | Alguns materiais usados na cozinha se repetem neste ambiente, como o terrazzo aplicado na bancada pela MTW Soluções Revestimentos, e o revestimento Vivant Blanc Brilho Bold, da Portobello, nas paredes. Armários baixos de MDF Carvalho Americano, da Arauco, executados pela marcenaria PF Nobre. Cuba de apoio redonda da Deca. Misturador monocomando da Docol. Piso de porcelanato Magdal Ice Acetinado, da marca Damme
Cristiano Bauce/Divulgação
Materiais com textura e acabamento sofisticado, como o terrazzo usado na bancada da cozinha e no nicho da cristaleira, ajudam a compor a atmosfera elegante e descontraída. “Essa combinação de materiais e texturas cria um ambiente sofisticado, acolhedor e com personalidade”, conclui Mariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima