Estúdio brasileiro cria instalação sobre o futuro da arquitetura na Bienal de Veneza

Na mostra “Time Space Existance”, a instalação “Momentos” do Studio MEMM questiona o papel da arquitetura no mundo contemporâneo O Studio MEMM, liderado pelo arquiteto brasileiro Marcelo Macedo, apresenta uma instalação imersiva na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza 2025, que ocorre até 23 de novembro, sob o tema Intelligens. Natural. Artificial. Collective (em tradução livre, “Inteligentes. Naturais. Artificiais. Coletivos”).
O estúdio leva a experiência Momentos, que busca a reflexão sobre o futuro da arquitetura em um mundo dominado por imagens.
Leia mais
A instalação faz parte da mostra Time Space Existance (em tradução livre, Tempo Espaço Existência), mostrando-se como uma espécie de extensão espacial do livro do arquiteto, Últimos Escritos e o Infinito da Arquitetura. Nele, Marcelo explora uma inquietação central: o que acontece com a escrita e para onde caminha a arquitetura se deixarmos de escrevê-la?
Atualmente, a comunicação arquitetônica deixa de se basear em escritos, ancorada na estética e na instantaneidade. A instalação, portanto, traz o convite de que voltar a escrever é, também, resgatar o sentir.
Instalação de estúdio brasileiro convida a olhar para a arquitetura como uma experiência plena e sensorial, na Bienal de Veneza
Studio MEMM/Divulgação
Momentos se desdobra em duas seções. Na primeira, o espaço é marcado por palavras flutuantes, evocando ao mundo das redes sociais, com frases soltas e cenários fotografáveis sem profundidade.
Já na segunda, é preciso se abaixar para entrar, tocar e escutar o espaço. Neste local, o arquiteto busca transformar a arquitetura em uma experiência plena e sensorial.
Leia mais
“Momentos”
Data: de 10 de maio a 23 de novembro de 2025.
Endereço: Palazzo Bembo, Riva del Carbon, 4793, 30124 – Veneza, Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima