Flor Maravilha: como cultivar a planta que floresce ao entardecer

A flor Mirabilis jalapa, popularmente conhecida como maravilha ou flor das quatro-horas, é adorada por suas pétalas coloridas e vibrantes, versáteis para a composição do jardim. A espécie ornamental é nativa do México. Inclusive, seu nome científico faz menção à cidade de Jalapa, capital do Estado de Veracruz. Adaptada ao clima tropical, desenvolve-se bem no Brasil.
Leia mais
Características da flor maravilha
A maravilha pode ser encontrada em cinco cores diferentes, incluindo amarelo
Freepik/aurora aura/Creative Commons
Suas flores coloridas, com perfume agradável e leve, destacam-se ao entardecer. A espécie pode ser encontrada em cinco variações de cor: rosa-choque, roxo, amarelo, laranja e branca. Há também variedades híbridas, cujas pétalas apresentam uma mistura das cores tradicionais, conferindo um efeito ainda mais impactante ao jardim.
“Suas flores, geralmente, se abrem ao entardecer e permanecem abertas durante a noite, o que rendeu o nome popular de boa-noite”, explica a bióloga e paisagista Melina Alvarez, responsável pela Âmbar Jardins. No mesmo canteiro de maravilhas, é possível encontrar mais de uma cor.
As flores coloridas da maravilha são acompanhadas de folhagens volumosas verdes, que podem atingir até 1 metro de altura
Wikimedia Commons/C T Johansson/Creative Commons
Além das flores, a espécie conta com folhagem densa e verde-escura que contribui para o apelo ornamental. A planta herbácea pode atingir até 1 m de altura, e ser incorporada em vasos na área interna ou em canteiros.
Necessidades da flor maravilha
A maravilha é uma espécie versátil, ideal para o paisagismo interno e externo. Em termos de necessidades, desenvolve-se melhor em regiões temperadas e tropicais, com períodos bem definidos de calor.
No plantio, o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado, para garantir que as raízes não fiquem encharcadas e apodreçam. “Esta drenagem pode ser feita dispondo camadas com diferentes tamanhos de grãos, mais comum no plantio em vasos, ou realizando a mistura do solo com substratos arenosos, como areia e perlita”, indica a bióloga Carolina Figuerêdo, mestre em Recursos Genéticos Vegetais (UEFS), com ênfase na micropropagação de plantas ornamentais e endêmicas.
O cultivo da maravilha requer solo rico em matéria orgânica e bem drenado
Pexels/Divya Kanwar/Creative Commons
Caso opte por realizar a mistura do solo com substrato arenoso, considere uma proporção de 80% e 20%, respectivamente. Outra opção é incorporar húmus de minhoca para aumentar a matéria orgânica no solo, e um drenante que auxilie no escoamento.
Em todo caso, para evitar o encharcamento, as regas devem ser feitas de forma moderada e, apenas, quando o solo secar. Para saber se é necessário regar, faça o teste do dedo: se sair completamente seco, prossiga com a rega.
Quanto à iluminação natural, a maravilha prefere um espaço bem iluminado e arejado, mas pode se desenvolver bem em ambientes com meia-sombra.
Como podar flor maravilha
Para garantir a saúde da maravilha, faça uma poda de limpeza, retirando flores murchas e ramos secos ou danificados
Wikimmedia Commons/Salicyna/Creative Commons
A poda da maravilha deve ser feita após seu período de floração, isto é, durante a primavera ou o verão. Para isso, retire flores murchas e ramos secos ou danificados, auxiliando no desenvolvimento da planta. Não se esqueça de usar luvas durante o processo, visto que a espécie pode ser tóxica.
Precisa adubar a flor maravilha?
Caso o solo da maravilha possua algum déficit de nutrientes, aplique o adubo NPK 10-10-10
Freepik/Dinesh Valke/Creative Commons
A planta maravilha não requer adubação regular, mas ela pode ser benéfica para aumentar a produtividade da floração. Neste caso, Carolina indica adubar durante o outono e a primavera.
A adubação torna-se necessária quando há um déficit no solo, percebido pelo amarelamento das folhagens e florações. “Pode ser administrado o fertilizante NPK 10-10-10, à base de fósforo, nitrogênio e potássio, na proporção 10-10-10”, diz a especialista.
Flor maravilha pode ser consumida?
A maravilha é considerada uma espécie tóxica para consumo, e deve ser cultivada longe do alcance de crianças e pets
Pexels/Aleksandr Gorlov/Creative Commons
Apesar de chamativa, a flor maravilha não pode ser consumida e deve ser cultivada longe do alcance de crianças e animais de estimação. “A ingestão de qualquer parte da planta pode levar a problemas gastrointestinais, como vômitos, náuseas e diarreias. Em animais, o atendimento veterinário imediato é o mais indicado”, diz Melina.
Onde plantar a flor maravilha
A flor maravilha pode ser plantada tanto em vasos quanto em jardins. No plantio em vasos ou jardineiras, atente-se ao tamanho do recipiente para não restringir o desenvolvimento das raízes.
Flor maravilha é resistente a pragas e doenças?
Ideal para jardins, a maravilha é uma espécie resistente a pragas e doenças
Flickr/Luis Mata/Creative Commons
A maravilha apresenta boa resistência a pragas e doenças, especialmente quando bem nutrida e sem excesso de água. Contudo, podem ocorrer doenças fúngicas e bacterianas, como a fusariose. Para evitá-las, controle o excesso de umidade durante o plantio.
Leia mais
Significado da flor maravilha
A flor maravilha é comumente associada à prosperidade, ao crescimento pessoal, à paixão e à transformação. Segundo Carolina, no Feng Shui é considerada uma espécie auspiciosa, pois incorpora o elemento Fogo, espalhando vitalidade e afastando possíveis más energias. A planta era usada por povos antigos – do México ao Japão – para tratar desordens do trato digestivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima