Foster + Partners vence concurso para projetar o Memorial da Rainha Elizabeth II

O espaço homenageará a falecida monarca da Inglaterra com obras de arte, jardins e monumentos arquitetônicos O renomado escritório de arquitetura Foster + Partners venceu o concurso para projetar o memorial nacional à Rainha Elizabeth II na Inglaterra. O monumento visa proporcionar aos visitantes um espaço de reflexão no St. James’s Park, o mais antigo dos parques reais de Londres, na Inglaterra.
O projeto também terá esculturas figurativas e um novo portão com o nome do Príncipe Philip
Foster + Partners/Divulgação
Em fevereiro de 2025, cinco equipes finalistas foram selecionadas pelo Comitê Memorial da Rainha Elizabeth para desenvolver um plano diretor em homenagem à falecida monarca. A organização do concurso disponibilizou os projetos on-line e o público pode opinar sobre as ideias.
Leia mais
O júri escolheu o projeto da Foster + Partners por “equilibrar elementos formais e informais” e por seu potencial para se tornar “um marco envolvente que perdurará por gerações”.
O design da nova ponte foi inspirado na tiara de casamento da Rainha Elizabeth II
Foster + Partners/Divulgação
O painel também elogiou a proposta por sua “arte, uso do espaço, habilidade técnica e sensibilidade à localização do memorial”. O projeto incluirá áreas do St. James’s Park adjacentes ao The Mall at Marlborough Gate e ao Birdcage Walk, substituindo a ponte existente entre eles por uma nova travessia.
A Rainha Elizabeth II era apaixonada por cavalos
Foster + Partners/Divulgação
O design busca refletir o reinado da Rainha Elizabeth II, representado no conceito de equilíbrio entre “tradição e modernidade, dever público e fé privada, o Reino Unido e uma Comunidade global”. Essas dualidades serão simbolizadas no projeto por dois portões e dois jardins, unidos por uma ponte e um “caminho unificador”.
Leia mais
Além do memorial construído, o Comitê está desenvolvendo propostas em todo o Reino Unido para homenagear a Rainha Elizabeth II. A Foster + Partners continuará a trabalhar no conceito em parceria com o Comitê Memorial da Rainha Elizabeth, incluindo a seleção de um escultor para os elementos figurativos. O projeto final e o programa de legado serão anunciados formalmente em abril de 2026, coincidindo com o que teria sido o ano do centenário da Rainha.
Novos jardins serão incorporados para representar a Comunidade Britânica
Foster + Partners/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima