Guia prático para limpar azulejo de banheiro e deixá-lo brilhando!

Os pisos e revestimentos do banheiro precisam de atenção e higiene redobrados; confira algumas práticas simples de manutenção diária para adotar! Não existe nada mais prazeroso do que a sensação de estar em uma casa limpa após a faxina pesada. No entanto, lidar com as adversidades presentes no banheiro pode ser um desafio.
Leia mais
A tarefa de higienizar os azulejos exige atenção especial, principalmente porque eles entram em contato direto com a água ao longo do dia, o que gera o acúmulo de sujeira e mofo.
As principais sujeiras que se acumulam nos azulejos do banheiro
Além de poeira, resíduos de sabonete e xampu criam uma camada grossa e escorregadia nos azulejos dentro do boxe. O mofo, por sua vez, surge como resultado da umidade, do calor e da falta de ventilação.
A gordura do próprio corpo e os resíduos de produtos químicos, como cremes e tinturas de cabelo, também podem deixar manchas no piso, especialmente se mal enxaguados.
A circulação de ar adequada ajuda a remover o vapor d’água, prevenindo o acúmulo de umidade e a formação de mofo
Pexels/Max Vakhtbovycn/Creative Commons
Qual é a frequência ideal para limpar os azulejos do banheiro?
Uma limpeza leve deve ser realizada uma vez por semana, principalmente para os azulejos da parte de dentro do boxe, por ser uma área constantemente molhada e propensa a acumular mais sujeira.
Já para os azulejos da parte de fora, retire a poeira acumulada com um pano umedecido com álcool, vassoura ou aspirador de pó. No caso da higiene dos rejuntes, uma vez por mês é o ideal, usando produtos específicos, uma escova de cerdas duras e esponjas azuis, que são mais macias e não riscam os itens do banheiro.
Quais são os melhores produtos de limpeza?
Para a personal organizer Francielen Choenstat, do Organize com a Fran, é preciso ser cauteloso, pois cada produto tem a sua função, conforme os diferentes tipos de sujidade.
Em casos de mofo, aplique um produto com cloro ativo, deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem e esfregue com escova
Freepik/Creative Commons
A água sanitária é um excelente produto para fazer uma limpeza pesada, pois, além de remover o mofo, também atua contra as manchas. “Para usá-la, dilua uma parte de água sanitária para três de água, aplique com borrifador ou esponja nos rejuntes e áreas com mofo, e deixe agir por 5 minutos. Não se esqueça de usar luvas, máscara e manter o ambiente ventilado”, destaca Tânia Mara Ferreira Gonçalves, especialista em limpeza e franqueada da Maria Brasileira.
Antes de finalizar, lembre-se de enxaguar bem os azulejos para remover qualquer resíduo de produtos. Seque com o auxílio de um pano limpo para evitar marcas de água, manchas ou um aspecto oleoso.
As receitas caseiras funcionam?
A resposta direta é não. Apesar de populares, as receitas caseiras não são recomendadas. “Ingredientes como vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada e limão, apesar de parecerem inofensivos, podem danificar o acabamento dos azulejos e rejuntes ao longo do tempo, especialmente em superfícies esmaltadas, porcelanatos ou rejuntes mais porosos”, informa Tânia.
Vale destacar que a combinação inadequada desses itens pode causar reações químicas ineficazes, podendo gerar intoxicação e irritações cutâneas.
Para garantir a eficiência, priorize produtos específicos para a limpeza do banheiro
Freepik/Creative Commons
Os rejuntes precisam ser limpos separadamente?
Por acumular sujeira, mofo e gordura diariamente, é ideal executar a higiene de forma isolada nos rejuntes, a fim de evitar a proliferação de fungos e o aparecimento de manchas. Para isso, use uma escova de cerdas duras para remover a sujeira incrustada sem danificar, bem como o uso de produtos específicos para a região.
Como limpar mofo de azulejo de banheiro?
Francielen cita a água sanitária como o melhor aliado para combater o mofo. No entanto, faz duas ressalvas: o produto, para ser ativado, deve ser diluído em água na hora, devido ao prazo de vencimento curto. Além disso, ele nunca deve ser misturado a outros itens.
Use uma parte de água sanitária para três partes de água. A personal organizer recomenda deixar o produto agir por cerca de 10 a 15 minutos. Após o tempo de ação, é possível perceber que o limo vai se soltando e escorrendo pelo azulejo. Nesse momento, esfregue os rejuntes com o auxílio de uma escova e retire os excessos com água.
Além disso, também é possível usar produtos removedores específicos para essa finalidade, sem colocar a saúde em risco. Basta seguir as orientações do fabricante e enxaguar bem após a limpeza.
Como limpar azulejo de banheiro esbranquiçado?
Normalmente causados por resíduos de sabão e gordura corporal, para eliminar esse aspecto basta usar produtos à base de cloro ativo, desincrustantes e limpa limo.
O esbranquiçado é, geralmente, causado por acúmulo de sabão ou calcário. Para resolver, use desengordurantes próprios para banheiros e uma esponja não abrasiva
Pexels/Matilda Wormwood/Creative Commons
É possível usar sabão em pó, sal, bicarbonato de sódio e vinagre?
Apesar de ser divulgado como um item com propriedades clareadoras e desengordurantes, o vinagre e o bicarbonato de sódio devem ser mantidos apenas na cozinha. O sal, por sua vez, pode ser usado nos ralos, a fim de evitar o aparecimento de insetos indesejados. “Em cada ralo, jogue uma colher de chá de sal a cada semana ou conforme a necessidade”, orienta a personal organizer.
“Já o sabão em pó não é recomendado, pois sua formulação é eficiente para roupas e não para superfícies duras. Além disso, pode deixar resíduos difíceis de enxaguar e até criar limo ou manchas em azulejos. Ainda é escorregadio e perigoso no chão do banheiro”, complementa Tânia.
Como limpar azulejo de banheiro manchado?
Segundo a especialista em limpeza: “Mancha não se limpa, se trata, porque ela é causada por uma agressão química ou física. Esse tratamento deve ser feito por uma empresa especializada, que analisará cuidadosamente o procedimento que precisa ser feito, que pode ser um lixamento ou um polimento para impermeabilização.”
Para azulejos manchados, aplique um limpador multiuso específico para manchas e siga as instruções do fabricante
Freepik/Creative Commons
Como limpar azulejo de banheiro a seco?
Essencial para a manutenção diária, a limpeza seca evita o acúmulo de sujeira no banheiro por muito tempo. A técnica não substitui a lavagem com água e demais produtos, mas ajuda a reduzir o mofo, a poeira e os resíduos de sabão. Para isso, use uma vassoura de cerdas macias e um pano de microfibra, que, devido a sua maciez, não risca o azulejo e retém bem a sujeira e o sabão.
Há diferença na limpeza de azulejos brancos e pretos?
Conforme Estefanes José de Freitas Junior, especialista em limpeza da Ecoville: “Azulejos brancos mostram mais facilmente mofo e manchas, enquanto os pretos evidenciam resíduos de sabão, poeira e marcas de água. Em ambos os casos, a técnica é a mesma, mas o enxágue e a secagem devem ser mais cuidadosos em azulejos escuros para evitar manchas.”
Como limpar azulejo de banheiro amarelado?
A soma entre o acúmulo de gordura corporal, sabão, urina ou envelhecimento natural do revestimento resultam na coloração amarelada. Esses tons podem ser removidos com um desincrustante apropriado para o tipo de revestimento.
Para azulejos amarelados, opte por um limpador com ação branqueadora
Freepik/Creative Commons
Depois, adicione água morna para potencializar o efeito do produto e despeje nos espaços desejados, deixando agir por 10 minutos. Use uma escova de cerdas médias para esfregar as regiões, enxágue com água morna e seque com pano de microfibra limpo para evitar novas manchas e ajudar a revelar o brilho do azulejo.
Como limpar azulejo de banheiro engordurado?
A concentração da gordura está, principalmente, na parte de dentro do boxe, devido ao uso de sabonetes e xampus. Aplique um desengordurante e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, use a parte não abrasiva da esponja para esfregar a superfície. Enxágue bem e repita o procedimento caso algum resíduo não tenha sido removido na primeira aplicação.
Leia mais
Como manter os azulejos limpos por mais tempo após a limpeza?
Estefanes sugere: “Produtos à base de cloro (como água sanitária) ou limpadores fungicidas específicos para uso em banheiros são os mais indicados, desde que aplicados conforme as instruções do fabricante”. Além disso, o profissional orienta manter o ambiente ventilado, evitar o acúmulo de umidade e aplicar produtos antimofo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima